Instabilidades avançam na região Sul

Instabilidades avançam na região Sul

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Nesta sexta-feira (30/06) a massa de ar quente e seco ganha ainda mais cobertura no interior do Brasil, mantendo o clima estável do Paraná ao centro-norte da região Norte. Essa condição traz temperaturas mais altas e níveis de umidade muito baixos à tarde.

Mesmo assim, algumas instabilidades podem ocorrer, principalmente na região sul, em decorrência do avanço de uma região de baixa pressão. Estas chuvas deverão ocorrer de forma rápida e transitória, mas não está descartada a ocorrência de algumas trovoadas pontuais.

Outro setor que deve continuar com chuva nesta sexta-feira é toda a costa leste do Brasil. Praticamente do sudeste ao norte do Maranhão há possibilidade de chuvas passageiras. Atenção ao norte do Maranhão, onde há temporais.

Veja mapa e previsão por região abaixo

região norte

Nesta sexta-feira, as instabilidades ficam ainda mais restritas na região Norte, confinada ao extremo norte do Brasil. As regiões que devem receber chuvas mais expressivas são sobre Roraima, Baixo Amazonas no Pará e Amapá. Mesmo assim, as projeções indicam chuvas abaixo de 15 mm no período. O calor e o clima seco afetam toda a metade sul da região norte, com destaque para os baixos índices de umidade no sul do Tocantins.

Região Nordeste

A variação do tempo em relação ao dia anterior se deve à intensidade das chuvas no norte maranhense, que nesta sexta-feira devem ser mais fortes e na forma de trovoadas. Nos demais setores da região, poucas mudanças em relação aos últimos dias, onde as chuvas persistem nas áreas produtoras de cana. Já a massa de ar seco garante uma tarde de altas temperaturas e baixa umidade, do sudoeste da Bahia ao norte do Piauí.

região centro-oeste

O clima firme deve prevalecer em todos os setores da região, o que vem contribuindo para a maturação e operação de campo nas lavouras de algodão. Apesar disso, as altas temperaturas e os baixos níveis de umidade – previstos para hoje – mantêm os alertas quanto à restrição hídrica para cultivares em estádios fenológicos mais sensíveis ao estresse. Os termômetros devem ultrapassar 33°C em várias regiões do Mato Grosso e norte de Goiás, além de umidade próxima ou abaixo de 20%.

região sudeste

As instabilidades continuam concentradas no litoral da região, com previsão de volumes inferiores a 7 mm ao longo do dia. Essas chuvas ocorrem devido aos ventos oceânicos e não avançam significativamente em direção ao interior da região. Assim, além do clima firme, áreas do noroeste paulista, Triângulo e Noroeste Mineiro devem registrar umidade próxima ou inferior a 30% com temperaturas em torno de 30°C. Com relação às lavouras, as operações seguem ininterruptas nas áreas de café e cana-de-açúcar.

zona sul

Nesta sexta-feira, um segundo pulso de instabilidade deve surgir na região, provocando chuvas a partir da madrugada. Essas instabilidades acompanham uma região de baixa pressão que surge no Paraguai e atravessa a fronteira, passando pela Argentina. Assim, essas chuvas devem atingir o oeste de Santa Catarina, noroeste do Rio Grande do Sul e sudoeste do Paraná na primeira metade do dia. Até o final desta sexta-feira, as chuvas avançam para a metade leste de Santa Catarina, enquanto o tempo se acalma na metade oeste. quanto às temperaturas, as marcas são amenas pela manhã, com possibilidade de geadas leves entre as serras gaúchas e catarinenses.

Matéria elaborada pelo meteorologista Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete



Agrolink