Sucesso de público e vendas. Esta foi a 5ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas, que recebeu mais de 22 mil visitantes nos três dias de evento, superando o recorde de público da primeira edição (17 mil). Realizado pelo Sebrae Minas e Sistema Faemg Senar, para valorizar a iguaria, divulgar a culinária local, fortalecer a economia e o turismo regional, o evento ofereceu 40 horas de conteúdo técnico e uma feira que reuniu 70 expositores e 50 produtores de 11 regiões produtoras de queijo no Estado.
A programação do festival envolveu técnicos, produtores e consumidores. Ao todo, foram promovidos seis workshops de especialização, um espaço gastronômico onde oito chefs apresentaram mais de 20 pratos, quatro seminários técnicos, uma Agenda de Relacionamento com 60 participantes, entre fornecedores e compradores, além de avaliações técnicas de mais de 300 queijos.
Os produtores comemoram o sucesso de vendas, e muitos tiveram seus produtos esgotados no final do festival. “As vendas foram além das expectativas. Trouxemos 300 peças e, no primeiro dia, já percebemos que não conseguiríamos chegar até o final, então buscamos mais 300 unidades”, conta Romeu Filho, expositor do Cerrado. Ele destaca que se orgulha de participar de um evento tão importante para o segmento. “Para nós foi gratificante representar nossa região, pois estamos apenas começando, viemos de uma cidade pequena, município de Abadia de Dourados, e participar de um evento dessa importância abre muitas portas”, destaca Romeu, que também fez muitos contatos durante sua participação na Agenda de Relacionamento.
Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, o festival é sempre uma ótima oportunidade para mostrar aos consumidores e comerciantes porque o queijo Minas é o melhor do país. “Nesta edição, os visitantes puderam degustar queijos artesanais de 11 regiões do estado, conhecer um pouco mais sobre o processo de produção e homenagear os chefs que utilizaram em seus pratos essa iguaria, símbolo da riqueza gastronômica do nosso estado. Mais do que isso, o evento se confirma como uma verdadeira vitrine para que pequenos produtores apresentem seus produtos, façam negócios e fechem novas parcerias.”
Ele também destaca a importância dos eventos técnicos para o festival. “É gratificante perceber que as discussões promovidas em seminários, encontros e encontros inspiraram dirigentes, técnicos, produtores, comerciantes e consumidores a irem além, mostrar a todos a origem, identidade, diversidade, seriedade e respeito pelo produto que nos dá a conhecer e reconhecidos no Brasil e no exterior”, afirma.
Segundo o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, “o Festival do Queijo Minas Artesanal se consolidou como um importante evento para o calendário gastronômico e cultural do nosso estado, pois tem a missão de valorizar os produtores e regiões produtoras de queijos artesanais e conscientizar os consumidores sobre a importância de preservar as tradições mineiras. Esta 5ª edição foi realizada em conjunto com a Megaleite, proporcionando ao público a experiência única de conhecer de perto toda a cadeia produtiva: do leite ao queijo. Tendo em vista que Minas Gerais se destaca nesse segmento, somos o estado que mais produz leite no país”.
novas conexões
A Agenda de Relacionamento foi um encontro que reuniu produtores e empresas queijeiras de todo o país para estabelecer novos negócios e parcerias. A iniciativa contou com a participação de 24 compradores, entre supermercados, empórios, mercearias e mercearias, que tiveram a oportunidade de estabelecer contato com 36 produtores de queijos, doces, café, cachaça, geléia e mel.
A empresária Sandra Guimarães, proprietária do Café Filomena Estefânia, participou da Agenda de Relacionamento do Queijo Minas Artesanal com o objetivo de apresentar seus produtos e contar sua história para compradores de todo o Brasil. Ela destacou que a intenção foi trazer um diferencial para seus clientes, oferecendo um produto valorizado pela região e pela cultura local. Além disso, aproveitou para conhecer fornecedores e participou do workshop de harmonização de vinhos no sábado.
Voto popular
O queijo da Mantiqueira de Minas foi eleito pelo público como o melhor queijo do evento. A escolha foi feita por meio do Voto Popular do Melhor Queijo do Festival, feito às cegas, onde os visitantes puderam degustar 11 queijos, um de cada região participante. Os queijos eram identificados apenas por um número e, ao participar, o visitante recebia uma ficha para anotar sua percepção. No final, cada um escolheu o que mais gostou. Entre as Serras da Piedade e Caraça ficou em segundo lugar e o Campo das Vertentes terminou em terceiro lugar.
Crédito da foto: João Bosco – Cabine JB