Introdução
Desenvolvimento da safra de cana-de-açúcar em São Paulo
O clima favorável – baixo volume de chuvas na maior parte da colheita de cana-de-açúcar – acelerou o ritmo das atividades na temporada atual (2023/24) em São Paulo. Até a primeira metade da safra, os efeitos do El Niño foram baixos no setor – as chuvas registradas no início de outubro interromperam o processamento nesse período. Algumas usinas podem continuar moendo até dezembro.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!A maior oferta na safra atual aumentou em 14,06% o processamento de cana-de-açúcar (de abril/23 – início oficial da safra – a outubro/23) em comparação com o mesmo período em 2022. No mesmo período, a produção de etanol (anidro e hidratado) e açúcar aumentou em 10% e 22,65%, respectivamente.
Um dos principais destaques dessa temporada tem sido a produção de etanol de milho no Centro-Oeste do Brasil, que está perto de alcançar 3 bilhões de litros no período parcial de 2023/24 (de abril/23 a outubro/23), 42,39% a mais do que o volume produzido no mesmo período do ano passado. Uma boa parte desse produto saiu do Centro-Oeste para o mercado de São Paulo.
Nesse cenário de maior oferta, os preços do etanol estão mais baixos em relação ao ano anterior. Cálculos do Cepea mostram que, no período parcial do ciclo atual (de abril/23 a outubro/23), o Índice CEPEA/ESALQ para etanol hidratado e anidro no estado de São Paulo apresentou uma redução de 14,4% e 13,8%, respectivamente, em termos reais (os valores foram deflacionados pelo IGP-M de outubro).
A tendência de queda é verificada mesmo com o bom ritmo das negociações de etanol. Em outubro, as vendas de etanol hidratado totalizaram 1,7 bilhão de litros, 29,03% a mais do que no ano passado, devido ao aumento na competitividade do biocombustível em relação à gasolina C nos postos. No acumulado desta safra, as negociações de etanol hidratado subiram 4,53% e o anidro, 4,1%.
Quanto ao mercado de açúcar, o cenário é um pouco diferente, uma vez que as cotações internacionais têm sustentado os preços domésticos. Os contratos negociados na ICE Futures (NY) atingiram o nível de 27 centavos de dólar por libra no final de outubro, impulsionados pelas preocupações com o desenvolvimento da safra de cana-de-açúcar na Ásia, devido ao clima seco na Índia e na Tailândia. Há também a possibilidade de que a Índia não exporte açúcar na próxima safra, que começou oficialmente em 1º de outubro.
Apesar da desvalorização do etanol em relação aos anos anteriores, o Brasil tem perspectivas positivas em relação a uma nova demanda do setor da aviação, com o Fuel Sustentável de Aviação (SAF), em um cenário semelhante ao registrado duas décadas atrás, quando carros flex-fuel foram lançados.
Algumas usinas já receberam a certificação de Sustentabilidade e Carbono Internacional (ISCC), que permite a negociação desse combustível. Isso significa uma conquista importante para todo o setor, do biomassa ao consumo final, a fim de garantir uma produção sustentável.
Dessa forma, a produção de etanol de cana-de-açúcar, que representa uma realidade diferente em comparação com outros países, coloca o Brasil bem à frente e com perspectivas otimistas para os próximos anos. Além do aspecto comercial, o etanol também contribui de forma importante para a preservação do meio ambiente.
Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Sumário:
1. Condições climáticas favoráveis aumentam a velocidade das atividades na colheita da cana-de-açúcar
1.1 Clima bom e baixo volume de chuvas aceleram a colheita
1.2 Efeitos do El Niño foram baixos no setor
2. Aumento no fornecimento de cana-de-açúcar e produção de etanol e açúcar
2.1 Produção de etanol (anidro e hidratado) e açúcar aumentam em relação ao ano anterior
3. Destaque para a produção de etanol de milho no Centro-Oeste brasileiro
3.1 Produção de etanol de milho aumenta significativamente
4. Preços do etanol diminuem com aumento no fornecimento
4.1 Preços do etanol estão mais baixos que no ano anterior
5. Mercado de açúcar é influenciado por preços internacionais
5.1 Preocupações com a safra de cana-de-açúcar na Ásia afetam os preços internacionais
6. Perspectivas positivas para demanda de etanol no setor de aviação
6.1 Novo mercado para o etanol no setor de aviação
7. Certificações de sustentabilidade fortalecem a produção de etanol
7.1 Certificados de sustentabilidade impulsionam o setor de etanol
8. Brasil se destaca na produção de etanol de cana-de-açúcar
8.1 Contribuição do etanol para a conservação do meio ambiente
Note que essa estrutura é apenas um exemplo baseado no conteúdo fornecido. A estrutura real do seu sumário pode variar dependendo do assunto e organização do texto.
Good weather conditions – low volume of rainfall in most of the sugarcane harvest – have increased the pace of activities in the current season (2023/24) in São Paulo. Up to the first half of the crop, El Niño effects were low in the sector – rains registered in early October halted processing in that period. Some plants may keep crushing until December.
Higher supply in the current season increased in 14.06% the sugarcane process (from April/23 – official beginning of the crop – to October/23) compared to the same period in 2022. In the same time, productions of both ethanol (anhydrous and hydrous) and sugar raised 10% and 22.65%, in this order.
One of the main highlights of this season has been the production of ethanol from corn in Central-Western Brazil, which is near to reach 3 billion liters in the partial of 2023/24 (from April/23 to October/23), 42.39% more than the volume produced in the same period last year. A good part of this product left Central-Western to the São Paulo market.
In this scenario of higher supply, ethanol prices are lower than that in the previous year. Cepea calculations show that, in the partial of the current cycle (from April/23 to October/23), the CEPEA/ESALQ Index for hydrous and anhydrous in São Paulo state decreased 14.4% and 13.8%, respectively, compared to the same period of last season, in real terms (values were deflated by the IGP-M from October).
The downward trend is verified even with the good pace of ethanol trades.. In October, hydrous sales totaled 1.7 billion liters, 29.03% more than last year, due to the increase in the competitiveness of the biofuel against gasoline C at pumps. In the accumulated of this season, hydrous trades raised 4.53% and anhydrous, 4.1%.
Regarding the sugar market, the scenario is a little different, since international quotations have been supporting domestic prices. Contracts traded at ICE Futures (NY) reached the level of 27 cents of dollar per pound in late October, boosted by concerns about the sugarcane crop development in Asia, due to the dry weather in India and Thailand. There is also the possibility that India should not export sugar in the next crop, which has officially started in Ocotber 1st.
Despite the ethanol devaluation, compared to previous years, Brazil has positive perspectives regarding a new demand from the aviation sector, with the Sustainable Aviation Fuel (SAF), in a similar scenario registered two decades ago, when flex-fuel cars were launched.
Some plants have already received the ISCC (International Sustainability & Carbon Certification), which allows trading this fuel. That means an important achievement for all the sector, from biomass to end consumption, in order to ensure a sustainable production.
Thus, the production of ethanol from sugarcane, which represents a different reality compared to other countries, puts Brazil well ahead and with optimistic perspectives for the next years. Besides the commercial aspect, there is also an important contribution of ethanol to the environment conservation.
Bons resultados climáticos – baixo volume de chuvas na maior parte da colheita de cana-de-açúcar – aumentaram o ritmo das atividades na atual temporada (2023/24) em São Paulo. Até a primeira metade da safra, os efeitos do El Niño foram baixos no setor – as chuvas registradas no início de outubro interromperam o processamento nesse período. Algumas usinas podem continuar moendo até dezembro.
Condições climáticas favoráveis contribuíram para um aumento de 14,06% no processamento de cana-de-açúcar na atual safra (de abril/23 – início oficial da safra – a outubro/23) em comparação com o mesmo período em 2022. No mesmo período, a produção de etanol (anidro e hidratado) e açúcar aumentou 10% e 22,65%, respectivamente.
Um dos principais destaques desta temporada tem sido a produção de etanol de milho no Centro-Oeste do Brasil, que está prestes a atingir 3 bilhões de litros na safra parcial de 2023/24 (de abril/23 a outubro/23), 42,39% a mais que o volume produzido no mesmo período do ano passado. Grande parte desse produto foi destinada ao mercado de São Paulo.
Neste cenário de maior oferta, os preços do etanol estão mais baixos do que no ano anterior. Cálculos do Cepea mostram que, na parcial do ciclo atual (de abril/23 a outubro/23), o Índice CEPEA/ESALQ para etanol hidratado e anidro no estado de São Paulo diminuiu 14,4% e 13,8%, respectivamente, em termos reais (os valores foram deflacionados pelo IGP-M de outubro).
A tendência de queda é verificada mesmo com o bom ritmo das negociações de etanol. Em outubro, as vendas de etanol hidratado totalizaram 1,7 bilhão de litros, 29,03% a mais do que no ano passado, devido ao aumento na competitividade do biocombustível em relação à gasolina C nos postos de abastecimento. No acumulado desta safra, as negociações de etanol hidratado aumentaram 4,53% e de anidro, 4,1%.
No que diz respeito ao mercado de açúcar, o cenário é um pouco diferente, uma vez que as cotações internacionais têm sustentado os preços domésticos. Os contratos negociados na ICE Futures (NY) atingiram o nível de 27 centavos de dólar por libra em outubro, impulsionados pelas preocupações com o desenvolvimento da safra de cana-de-açúcar na Ásia, devido ao clima seco na Índia e na Tailândia. Existe também a possibilidade de que a Índia não exporte açúcar na próxima safra, que começou oficialmente em 1º de outubro.
Apesar da desvalorização do etanol em comparação com anos anteriores, o Brasil tem perspectivas positivas em relação a uma nova demanda do setor de aviação, com o Combustível de Aviação Sustentável (SAF), em um cenário semelhante ao registrado duas décadas atrás, quando os carros flex-fuel foram lançados.
Algumas usinas já receberam a certificação de Sustentabilidade e Carbono Internacional (ISCC), o que permite a comercialização desse combustível. Isso representa uma conquista importante para todo o setor, desde a biomassa até o consumo final, visando garantir uma produção sustentável.
Assim, a produção de etanol a partir da cana-de-açúcar, que representa uma realidade diferente em comparação com outros países, coloca o Brasil em uma posição vantajosa e com perspectivas otimistas para os próximos anos. Além do aspecto comercial, o etanol também contribui de forma importante para a conservação do meio ambiente.
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo
Conclusão:
A produção de etanol no Brasil tem sido impulsionada pelas condições climáticas favoráveis e pelo aumento na oferta de cana-de-açúcar. A safra atual apresentou um aumento significativo na produção de etanol, principalmente devido ao aumento da produção de etanol de milho no Centro-Oeste do Brasil. Isso resultou em preços mais baixos do etanol em comparação com o ano anterior. No entanto, o mercado de açúcar tem sido beneficiado pelas cotações internacionais favoráveis, impulsionadas por preocupações com o desenvolvimento da safra de cana-de-açúcar na Ásia. Além disso, o Brasil tem perspectivas positivas em relação ao novo setor de aviação sustentável, com o uso de Combustível de Aviação Sustentável (SAF).
Perguntas e Respostas:
1. Quais foram os principais fatores que impulsionaram a produção de etanol na safra atual?
As condições climáticas favoráveis e o aumento na oferta de cana-de-açúcar foram os principais fatores que impulsionaram a produção de etanol na safra atual.
2. Qual foi o aumento percentual na produção de cana-de-açúcar em comparação com o mesmo período do ano anterior?
A produção de cana-de-açúcar aumentou 14,06% na safra atual em comparação com o mesmo período do ano anterior.
3. Qual região do Brasil se destacou na produção de etanol de milho?
A região Centro-Oeste do Brasil se destacou na produção de etanol de milho, alcançando um volume de quase 3 bilhões de litros na safra atual.
4. Como os preços do etanol se compararam ao ano anterior?
Os preços do etanol estão mais baixos em comparação ao ano anterior, devido ao aumento na oferta e competitividade do biocombustível em relação à gasolina.
5. Quais são as perspectivas positivas para o setor de aviação sustentável no Brasil?
O Brasil possui perspectivas positivas para o setor de aviação sustentável, com a possibilidade de demanda crescente pelo Combustível de Aviação Sustentável (SAF), o que representa uma contribuição importante para a conservação ambiental.