#sou agro | Cultivares já adotadas pela cadeia produtiva serão a marca da participação da empresa Embrapa Hortaliças no Agrobrasilia 2023. Considerada uma vitrine de tecnologias para o agronegócio e este ano com o tema “Tecnologia para a Sustentabilidade”, a feira será realizada de 23 a 27 de maio no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no Distrito Federal.
No estande da Embrapa e em sua vitrine tecnológica, os visitantes poderão obter informações especialmente sobre as pesquisas realizadas pela Embrapa Cerrados (DF), Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF), Agroenergia (DF), Arroz e Feijão (GO), Acre ( AC) e Trigo (RS).
Na quarta-feira (24/05), as especialistas da Embrapa Hortaliças Cláudia Silva e Sabrina Carvalho estarão na vitrine apresentando trabalhos sobre cultivares de pimenta, principalmente os mais recentes resultados do cultivo de pimenta em vasos. No mesmo dia, a pesquisadora Milza Lana divulgará o trabalho realizado com a cultura no âmbito do Projeto Legumes não é só salada.
Na sexta-feira (26/05), o pesquisador Agnaldo de Carvalho estará presente para falar sobre o Cenoura BRS Carmela, lançado recentemente. A cultivar é indicada para plantio em condições de primavera e verão nas principais regiões produtoras do Brasil. O primeiro híbrido desenvolvido pela pesquisa pública para plantio nessas épocas do ano é resistente à ferrugem foliar, doença causada pelo complexo de patógenos Xanthomonas sp., Alternaria sp. e Cercospora sp.
Indicado para plantio em safrinha (estação seca) ou grão de bico BRS Kalifa é uma cultivar de polinização aberta e, por sua maior estabilidade, é indicada para cultivo na estação seca, com semeadura de fevereiro a março; em cultivo irrigado, de abril a maio em áreas com altitudes superiores a 600 metros.
Com relação aos materiais já incorporados à cadeia produtiva e que fazem parte da vitrine tecnológica da Embrapa, destacam-se as cultivares de batata-doce (BRS Cotinga, CIP BRS Nutri, BRS Anembe Isso é brazlandia roxa), cenoura (BRS Paranoá) tomate (BRS Zamir, BRS Nagai Isso é BRS Iracema) e a grão de bico (BRS Alepo). Além das pimentas (BRS Araçari, BRS Tuí, BRS Juruti, BRS Moema) exposta na vitrine, o público também poderá conhecer o cultivo em vasos de algumas das cultivares desenvolvidas pela Embrapa Hortaliças.
Outra tecnologia da Embrapa que será divulgada na AgroBrasília é o arbolina, um biofertilizante para aplicação foliar à base de nanopartículas de carbono que possui propriedades potencializadoras da atividade fotossintética para aumentar a eficiência dos sistemas de produção. Um representante da empresa Krilltech, parceira nessa tecnologia, estará presente na feira para detalhar os benefícios para o público.
dia de pulsos: Durante o AgroBrasília, no dia 25 de maio, o “Dia do Pulso”, dia de campo promovido pela organização da feira para apresentação de cultivares de leguminosas leguminosas. O público terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre feijão especial, gergelim, amendoim e milho proteico, além de grão-de-bico, lentilha e ervilha. Cultivares desenvolvidas pela Embrapa Hortaliças de grão-de-bico, lentilha e ervilha estão entre as leguminosas que fazem parte do dia de campo.
(Com EMBRAPA)
(Emanuely/Sou Agro)


