A cooperação com o Consórcio PCJ envolve a realização de capacitação técnica para multiplicadores em soluções tecnológicas; eventos institucionais; ações técnicas, científicas e de comunicação social; visitas técnicas; Além da implantação de Unidades Demonstrativas de Fossa Séptica Biodigestora e outras tecnologias no âmbito do Projeto Olhos da Serra.

Integração há mais de 30 anos

Fundado em 13 de outubro de 1989, o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, composta por 40 municípios e 23 empresas associadas, cujo objetivo é integrar todos os setores da sociedade em prol da eficiência gestão da água, saneamento e meio ambiente.

“O projeto Olhos da Serra, promovido pelo Consórcio PCJ com o patrocínio da Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA Brasil, inclui em seu escopo recursos de saneamento rural, que contribuem diretamente para a conservação de mais de dois 14.121 hectares de terras da Serra do Japi, em Jundiaí. A parceria com a Embrapa é estratégica para troca de experiência, capacitação e apoio para a implantação do projeto-piloto”, afirma Eduardo Paniguel Oliveira, gerente de projetos do Consórcio PCJ.

Patrocinadores

“Além das atividades de saneamento rural, o projeto conta com atividades de educação e conscientização ambiental, monitoramento de incêndios e apoio em pesquisas para manejo do território. O projeto se destaca por envolver parceiros do setor público, privado e sociedade civil, em prol de ações de conservação das florestas, das águas e da rica biodiversidade local”, complementa Oliveira.

desempenho coletivo

“Temos tradição em fazer cooperação técnica, que não envolve nem repassa recursos financeiros, diretamente com os municípios. Atualmente, desenvolvemos parceria em Saneamento Básico Rural com os municípios de São Carlos, Campinas (SP) e Cariacica (ES)”, explica Carlos Renato Marmo, analista da Embrapa Instrumentação.

“Mas agora, essa parceria com o Consórcio PCJ nos permitirá ampliar nosso escopo de atuação e coletar informações sobre Fossa Séptica Biodigestor, Clorador Embrapa e Jardim Filtrante para até quarenta municípios e, assim, formar multiplicadores que contribuir para melhores condições de vida dele no campo e em áreas isoladas”, acrescenta Marmo.

treinamento virtual

Além do contato presencial, que já permitiu a instalação de mais de 12 mil unidades de Fossa Séptica Biodigestor para tratamento de esgoto do vaso sanitário em propriedades rurais de todo o Brasil, a Embrapa Instrumentação também lançou recentemente o primeiro curso virtual sobre o assunto, disponível gratuitamente na plataforma de ensino a distância da Embrapa.

Patrocinadores

Em pouco mais de dois meses, já são 4.228 inscritos, de todos os estados brasileiros (com destaque para São Paulo, Minas Gerais e Bahia) e mais de nove países da América do Sul, América do Norte, África e Europa. O perfil de participação aponta para uma diversidade de cerca de 60 modalidades (com destaque para Engenharia Sanitária e Agronomia).

“O curso superou nossas expectativas! Percebemos que a apresentação didática para multiplicadores chamou a atenção de pesos de diversas idades, principalmente abaixo de 39 anos. Como as avaliações dos participantes sobre o conteúdo têm sido muito positivas, com média ponderada de 9,4, um incentivo importante para que os novatos não tenham medo”, afirma o pesquisador da Embrapa Wilson Tadeu.



Fonte

Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here