Embrapa diz que Brasil pode ser autossuficiente em trigo em 10 anos

Embrapa diz que Brasil pode ser autossuficiente em trigo em 10 anos

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!
Foto: Divulgação

O desafio é superar as quase 13 milhões de toneladas consumidas hoje no país; antes da guerra, o Brasil descobriu que era preciso aumentar a produção.

O Brasil pode se tornar autossuficiente na produção de trigo para consumo em até dez anos. A afirmação é de pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que já coletaram resultados significativos em suas pesquisas de campo e os apresentaram na audiência pública realizada nesta quinta-feira (2), na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). O desafio é superar as quase 13 milhões de toneladas consumidas hoje no país, hoje 50% importadas.

A audiência foi solicitada pelos senadores Chico Rodrigues (União-RR) e Acir Gurgacz (PDT-RO), responsáveis ​​por discutir os resultados das pesquisas recentes da Embrapa sobre a tropicalização da cultura do trigo e as perspectivas de expansão da produção. para os estados das regiões Norte e Nordeste.

Chico Rodrigues, que destinou R$ 500 mil em emenda orçamentária à Embrapa, disse que continuará direcionando recursos para que sejam feitas pesquisas para atender a demanda do estado de Roraima.

— Os pesquisadores chegarão a resultados excepcionais, dando aos produtores rurais condições de implantar a safra de trigo, expandir. Temos um potencial fantástico, temos certeza de que o resultado será o esperado”, disse Chico Rodrigues.

O senador Carlos Fávaro (PSD-MT) lembrou que diante da guerra entre Ucrânia e Rússia, grandes produtores mundiais, o Brasil descobriu mais uma vez a necessidade de aumentar a produção de trigo.

— Com pesquisas vinculadas a políticas públicas, vamos buscar a autossuficiência — destacou Carlos Fávaro (PSD-MT).

novas fronteiras

Roraima, Ceará, Piauí e Maranhão são alguns dos estados que aparecem como novas fronteiras para o trigo, atualmente produzido majoritariamente na região Sul (90%).

Segundo o chefe-geral da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski, 19% do consumo está localizado na Região Sul; 42% na Região Sudeste; 5,5% na Região Centro-Oeste; 22% na Região Nordeste; e 10% na Região Norte, num total de 12,7 milhões de toneladas demandadas.

— Estamos dedicando todos os nossos esforços para aumentar a área de cultivo. Há uma fronteira agrícola a ser explorada nesse sentido. Quando tivermos rentabilidade, o produtor terá que aumentar sua produção – disse Lemainski.

O pesquisador de trigo da Embrapa Cerrado, Júlio Albrecht, mostrou que a área de produção de trigo está migrando para a região do Cerrado.

— Temos, no Cerrado, 204 milhões de hectares e podemos explorar sem derrubar árvores, cultivando apenas em regiões degradadas. A Embrapa sempre acreditou no trigo nesta região. Conseguimos alcançar a autossuficiência e até exportar trigo em menos de 10 anos.

Em termos de custos de importação para o Brasil, o trigo fica atrás apenas do petróleo, segundo Albrecht. A aposta é reunir genética, pesquisa e produtores qualificados.

Além da demanda, o trigo é bem-vindo no sistema de produção por ser uma planta que suprime doenças do solo e de plantas daninhas, além de reduzir a infestação de nematoides (minhocas), fornecer palha ao solo e tornar o sistema de produção mais saudável.

— O Cerrado pode se tornar um terceiro ou segundo produtor nacional de trigo. A produção ocorre na entressafra, estamos próximos ao centro consumidor e hoje colhemos um dos melhores trigos do mundo para panificação. Também estamos alcançando os melhores rendimentos”, explicou Albrecht.

A média nacional é de 2,8 toneladas por hectare, mas em 2021 já havia um recorde com um produtor nacional obtendo 9 toneladas.

Roraima

O chefe-geral da Embrapa Roraima, Edvan Alves Chagas, confirmou que o estado tem mais de 2 milhões de hectares aptos para a produção de grãos e que, mais recentemente, há demanda para a produção de trigo.

O estado enfrenta alguns desafios como baixa latitude e altitude, altas temperaturas e umidade relativa do ar. No entanto, pesquisas da Embrapa apontam bons resultados na produção de trigo.

— Acreditando na ciência e contando com as pesquisas da Embrapa, iniciamos os primeiros testes com o trigo. Os resultados foram muito animadores e as cultivares testadas apresentaram excelentes resultados, com três toneladas por hectare, em um ciclo de 66 dias. Isto é realmente fantástico e permite-nos fazer duas colheitas com este trigo. Os resultados também mostraram que a farinha dos grãos colhidos em Roraima tem boa qualidade para panificação”, disse Chagas.

A produção de trigo tropical em Roraima trará segurança alimentar e fonte de divisas, segundo o chefe-geral da unidade em Roraima, e será uma opção de cultivo após a colheita da soja, que no estado já sofre com a ferrugem (uma doença que afeta a cultura).

O pesquisador também acredita que com o cultivo do trigo será possível atrair indústrias voltadas para a moagem. Também é preciso, segundo Chagas, inserir a cultivar no sistema de produção e estudar outras finalidades para seu uso, além do consumo humano.

— Ainda temos grandes desafios, então o apoio de todos os elos envolvidos na cadeia é extremamente importante para que possamos seguir em frente — explicou.

Em um aparte, a senadora Zenaide Maia (Pros-RN) mencionou o quanto o trabalho desenvolvido pela Embrapa é “inquestionável” para a maior e melhor produção de alimentos do país.

— Precisamos de mais investimento em ciência e tecnologia. Apesar do desinvestimento, a Embrapa se mantém pela persistência – observou o senador.

Produtor de soja do estado de Roraima, Geraldo Falavinha também participou da audiência e se colocou à disposição da Embrapa para realizar os primeiros plantios em escala industrial na região.

situação global

Em todo o mundo, 779 milhões de toneladas de trigo são colhidas hoje. A invasão da Ucrânia pela Rússia – dois grandes produtores do grão – mostrou que pode haver desabastecimento dada a paridade que existe hoje entre produção e consumo, sem excedentes significativos.

— Rússia e Ucrânia respondem por 30% da produção e o contexto de guerra influencia sim nos preços que serão repassados. Esses preços mais altos são um atrativo para o aumento da produção no Brasil — disse o assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Tiago Pereira.

Na safra atual, segundo Pereira, o Brasil atingiu a marca de 7,7 milhões de toneladas de trigo e na próxima deve chegar a 8 milhões. 50% do que é consumido no país ainda é importado, sendo 80% da Argentina.

O aumento da produção nacional deve ser acompanhado pela industrialização, segundo o assessor da CNA, assim como pela organização do mercado e logística. O país tem atualmente 165 moinhos de trigo ativos.

Fonte: Agência Senado

Todo o conteúdo audiovisual do CompreRural é protegido pela lei brasileira de direitos autorais, sendo permitida a reprodução desde que citada a fonte e com aviso prévio através do e-mail [email protected]



Source link