SÃO PAULO (Reuters) – A safra de soja 2022/23 do Paraná foi estimada nesta quinta-feira em um recorde de 22,37 milhões de toneladas, apontou o Departamento de Economia Rural (Deral), elevando a projeção em 200 mil toneladas na comparação com a previsão divulgada no mês passado.
Com a colheita da soja praticamente encerrada, Deral aponta um aumento de 83% em relação à safra passada, quando a estiagem afetou as lavouras do segundo maior produtor da oleaginosa no Brasil.
O órgão da Secretaria de Agricultura do Paraná reduziu a previsão para a segunda safra de milho para 14,4 milhões de toneladas, ante 14,7 milhões anteriormente, após uma safra marcada por plantio mais lento.
Se confirmada a projeção, a safra ainda cresceria 8% em relação ao ano anterior, apesar da redução de 9% na área plantada, impulsionada por melhores produtividades.
O trigo, cujo plantio está começando, teve uma colheita estimada de 4,48 milhões de toneladas, praticamente estável em relação à previsão anterior.
Se essa projeção se confirmar, haveria um aumento de 32% em relação à safra passada, considerando um aumento da área plantada de 13% em relação ao ano passado, para 1,36 milhão de hectares.
O Deral manteve a projeção de área plantada com trigo na comparação com o levantamento anterior.
(Reportagem de Roberto Samora)
Clique AQUIentre no grupo do WhatsApp de Notícias Agrícolas e receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters
