Com sede em Clonmellon, Co. Westmeath, a fazenda Killua Castle embarcou em um empreendimento interessante: criação, criação e processamento de carne bovina de raça rara.
O morador local Anthony Gilsenan é o gerente da fazenda no Castelo de Killua e terra agrícola recentemente fez uma visita à fazenda para saber mais sobre o sistema agrícola único em vigor.
“Há um total de 340ac de terras próprias e alugadas. O Castelo de Killua é atualmente propriedade da família Sangines-Krause, que fez um grande esforço para restaurar o castelo à sua antiga glória, reunindo sua história para torná-lo tão autêntico quanto teria sido quando construído pela primeira vez”, explicou Anthony.
“Eles também têm um grande amor por animais de raças raras, daí como surgiu o empreendimento da fazenda.”
O castelo definitivamente tem uma história interessante: foi a casa do pai de Lawrence da Arábia e o famoso Obelisco de Raleigh está localizado nas proximidades do castelo.
O obelisco foi erguido em 1810 por Thomas Chapman e diz-se que marca a posição onde Sir Walter Raleigh plantou algumas das primeiras batatas que importou para a Irlanda.




A fazenda foi fundada há aproximadamente cinco anos com a compra de um rebanho de ovelhas. Desde então, a variedade de animais cresceu significativamente.
Alguns dos animais da fazenda incluem:
- Gado Moldado Irlandês;
- Gado Dexter;
- Ovelha Jacó;
- Cabras Irlandesas Velhas;
- Javali selvagem;
- Veado Vermelho;
- Galinhas Buff Orpington;
- Gansos;
- Patos Alesbury;
- Pôneis de Kerry Bog;
- Cavalos americanos em miniatura.
Enquanto os cavalos são mantidos por novidade, a maioria dos animais é mantida na fazenda para seus produtos.
Alguns dos animais da fazenda podem ser vistos na galeria abaixo.







As dependências próximas ao castelo foram restauradas e serão usadas como restaurante e loja da fazenda, ambas com previsão de abertura para negócios ainda este ano.

Além disso, a instalação de processamento de carne aprovada pela UE em escala de fazenda foi construída em uma fazenda externa para abate e processamento da carne produzida lá.
Processamento de carne
O gerente da fazenda explicou: “A planta de processamento está aberta há 14 meses. O que estávamos fazendo até então era alugar um local para processar nossa carne e [we sold] o produto em mercados de agricultores e restaurantes.”






“O local é uma planta de processamento aprovada pela UE que consiste em três câmaras frigoríficas, uma sala de desossa, uma sala de processamento e todas as salas de plantas associadas.
“Um dos calafrios é um resfriamento específico de maturação a seco, onde cortes selecionados de carne bovina são deixados para envelhecer.
“Um açougueiro artesanal prepara e embala a carne antes de ser vendida aos consumidores.”



Anthony disse que a decisão de construir a instalação de processamento foi tomada porque a equipe do Castelo de Killua “sentiu que era a melhor maneira de progredir nas raças raras e poder ir da fazenda ao garfo no local”.
Toda a carne que passará pela fábrica será de raça rara e a maioria será de carne bovina irlandesa.
“A fazenda já tem produtos como carne de veado e cordeiro no varejo e a carne bovina também estará no varejo em breve”, disse o gerente da fazenda.

“Queremos desenvolver as raças raras através da comercialização delas como produtos.”
“O marmoreio e o sabor do Irish Moiled beef são inacreditáveis. É um gosto que você simplesmente não sente em muitas outras raças”, acrescentou.
Anthony disse que a fazenda visa colocar um foco específico na raça de gado irlandesa Moiled; O Castelo de Killua é uma caminhada na fazenda da Irish Moiled Cattle Society hoje (sábado, 3 de setembro).
“Nosso objetivo é estabelecer um dos melhores rebanhos de gado irlandês Moiled do país”, disse Anthony.




A fazenda atualmente tem 40 vacas irlandesas com pedigree e espera aumentar esse número para 50 a tempo. O rebanho cria bezerros a partir de março e são alojados no inverno em um galpão de cama seca, enquanto alguns dos bovinos também passam o inverno.
Além disso, a fazenda tem aproximadamente 55 novilhos Irish Moiled que serão acabados com capim e processados e embalados nas instalações de processamento na fazenda.
A quinta tem uma manada de veados vermelhos que são mantidos em piquetes especialmente vedados. A carne de veado é vendida em mercados de agricultores e também em restaurantes selecionados.

Javalis também são mantidos em Killua e o plano, disse Anthony, é usar a carne de porco no restaurante da fazenda e vendê-la diretamente aos clientes também.



Conservação em Killua
A conservação é um tema central do ethos geral do Castelo de Killua.
A conservação dos edifícios antigos é evidenciada pelos trabalhos que restituíram as ruínas do castelo à sua antiga glória e pela renovação dos jardins murados e anexos associados à sua volta.

Além disso, 60ac de pastagens e 20ac de floresta nativa são dedicados a pastoreio de conservação. Nos últimos cinco anos, foram plantados 9 km de cobertura e 4.000 árvores.
Além disso, um habitat de abelhas com 9.000 plantas e três lagos artificiais foram instalados para conservação da vida selvagem.
O plano futuro para a fazenda Killua Castle é continuar desenvolvendo o empreendimento de raças raras e melhorar ainda mais o trabalho de conservação que a fazenda já faz tão bem.
Os jardins do Castelo de Killua estão abertos todos os sábados das 10h às 16h e o próprio castelo está aberto para passeios se as pessoas reservarem no site com antecedência.