Cotacao do milho volta a cair demanda esta enfraquecida •

Cotação do milho volta a cair; demanda está enfraquecida • Portal DBO

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Após registrar duas semanas de alta, os preços internos e externos do milho voltaram a cair, informa o Cepea. Em algumas regiões monitoradas pelo Cepea, como Mogiana (SP), Norte do Paraná e Dourados (MS), os valores médios de junho já são os menores do ano.

No caso do Indicador ESALQ/BM&FBovespa (Campinas – SP), a média mensal atual é a menor, em termos reais (deflacionada pelo IGP-DI de maio/23), desde maio de 2019. Indicador Milho (saca de 60 kg, à vista) chegou a R$ 55,53.

Segundo os pesquisadores do Cepea, o movimento de queda reflete o avanço da colheita da segunda safra, que, apesar de atrasada em relação à safra anterior, ganhou ritmo e deve se intensificar na segunda quinzena de julho.

VEJA TAMBÉM | Milho: melhor relação de troca para pecuaristas de SP nos últimos 5 anos, informa Scot

Com isso, a demanda pelo cereal voltou a enfraquecer, com os compradores negociando pontualmente, apenas quando há necessidade.

Patrocinadores

Soja – Os preços do óleo de soja estão em alta nos mercados externo e interno. Segundo pesquisadores do Cepea, esse cenário está atrelado às expectativas de demanda firme do setor de biodiesel.

Do lado da oferta, a Argentina (maior exportador mundial de óleo de soja) deve disponibilizar apenas 3,75 milhões de toneladas do coproduto para o mercado global nesta temporada, segundo estimativas do USDA, a menor quantidade em 22 anos.

SAIBA MAIS | Grãos: Anec reduz estimativa para embarques de soja, milho e farelo em junho

A menor oferta argentina, por sua vez, se deve à queda na produção de soja no país, em função do clima desfavorável durante o período de cultivo da oleaginosa.

Assim, os agentes de mercado esperam maior demanda global pelo derivativo nos Estados Unidos e no Brasil.

Patrocinadores

Isso pode aumentar a disputa entre consumidores nacionais e estrangeiros, já que o USDA projeta que a demanda doméstica dos dois países será recorde na safra 2022/23.

Observação: A tabela com os preços do “Milho – Média Campinas (SP)” deixou de ser divulgada em 2 de abril de 2020. Uma nova tabela com os preços do milho calculados na NPR com base nas mesmas regiões do Indicador está disponível para consultar AQUI.

Portal DBO

Patrocinadores
Rolar para cima