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A Vittia, empresa brasileira de biotecnologia e nutrição vegetal especial com soluções para diversas culturas agrícolas, divulgou seus resultados do 2T23. Assim como no 1T23, os resultados deste segundo trimestre foram impactados por um cenário desfavorável para a comercialização de insumos, mas a empresa acredita que os fundamentos do setor continuam positivos para o ano e que a demanda será retomada no segundo semestre, principalmente por tecnologias inovadoras e sustentáveis ​​que possam contribuir para o aumento da produtividade em um cenário mais desafiador para o produtor.

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O destaque positivo foi a margem bruta, que, apesar de ter caído no trimestre (de 25,8% no 2T22 para 16,3% no 2T23), no semestre manteve-se superior ao ano passado: de 30% para 31,3% – aumento de 1,3 pp Líquido receita passou de R$ 156,8 milhões no 2T22 para R$ 72,8 milhões no 2T23; e o lucro bruto, que no 2T22 foi de R$ 40,4 milhões, no mesmo período deste ano foi de R$ 11,9 milhões. “Nesse cenário adverso em relação à demanda, tivemos uma redução de receita bruta de 13,7% na linha de defensivos biológicos, que é a menor redução entre todas as linhas Vittia – o que reforça que esta linha é um dos nossos focos de investimentos e esforço”, afirma o CFO e Diretor de Relações com Investidores da Companhia, Alexandre Del Nero Frizzo.

O executivo destaca que a empresa percebeu que o movimento do produtor no período foi de adiamento das compras, devido aos desafios de comercialização decorrentes do cenário desfavorável nos preços das commodities produzidas na safra 2022/2023. “Apesar dos desafios observados no curto prazo, é importante destacar que a agricultura brasileira, e também o mercado de insumos agrícolas, observa um cenário favorável para a safra 2023/2024, pois mesmo com a redução da expectativa de rentabilidade em termos nominais , o produtor ainda tem perspectiva de bons ganhos”, acrescenta.

Nesse contexto, a Vittia afirma que 2023 não será um ano recorde, mas ainda espera um bom ano para os negócios. Com o objetivo de levar mais produtividade, sustentabilidade e redução de custos aos produtores rurais, a Vittia deu continuidade aos investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, que totalizaram R$ 6,9 milhões no 2T23, contra R$ 5,8 milhões no 2T22. No mesmo período, o investimento em Capex foi de R$ 15,7 milhões, ante R$ 20,2 milhões.

Produtos orgânicos ganham relevância

Como as linhas da empresa apresentaram redução nas vendas em função dos fatores acima expostos, os produtos biológicos foram responsáveis ​​pelo aumento de 1,3 pp na margem bruta do semestre, com significativo ganho de relevância dentro do lucro bruto total: no primeiro semestre de 2022 representaram 37,2% do lucro bruto; já no mesmo período de 2023, representavam 62%.

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“Os produtos biológicos têm se mostrado resilientes e continuam crescendo”, diz Frizzo. Um dos motivos é a crescente adoção de práticas sustentáveis ​​por parte do agricultor, que com a busca de reduzir custos e aumentar a produtividade das lavouras, continuou a aumentar o interesse e a experimentação com as tecnologias biológicas da Vittia.

“O histórico do mercado mostra que a venda de fertilizantes especiais cresce em média 13% ao ano e deve se manter nesse patamar em um cenário de estabilidade de preços, enquanto as projeções do mercado de defensivos biológicos giram em torno de 30% ao ano até 2030. São projeções positivas para a Vittia, que está bem inserida no mercado de defesa biológica, que é uma linha que deve ganhar cada vez mais participação nos negócios da empresa”, diz Frizzo.

P&D e maior capacidade de distribuição impulsionam o crescimento dos negócios

Em julho de 2023, a Vittia inaugurou um novo Centro de Distribuição, em Luís Eduardo Magalhães (BA). Impulsionada principalmente pela força do agronegócio na região, a cidade registrou um aumento de moradores de quase 80%, o maior aumento populacional da Bahia, segundo o Censo de 2022.

Há quase 20 anos, Luís Eduardo Magalhães foi o local escolhido para a instalação do primeiro Centro de Distribuição da empresa. Agora, o novo espaço dobrou sua capacidade de armazenamento (600 toneladas), para atender 20 cidades da região. “O Nordeste é uma região onde a Vittia cresceu e quer continuar crescendo. Por isso, a empresa vem investindo em sua força de vendas, não só no Nordeste, mas em todo o Brasil”, destaca o CFO da Vittia.

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O executivo acredita que no segundo semestre muitos pedidos de última hora vão aparecer e quem estiver preparado terá melhores resultados. “Esse é um aspecto crucial e entendemos que são poucos os players com a mesma capilaridade e capacidade de distribuição do Vittia”, completa, referindo-se aos outros quatro CDs da empresa, em Sorriso (Mato Grosso), Primavera do Leste ( MT), Jataí (GO) e Ijuí (RS).

A área de Pesquisa & Desenvolvimento é outro ponto forte da empresa, não só em termos de profissionais, mas também em termos de rotinas, equipamentos e controles – que deve continuar alavancando a expansão dos negócios da empresa, principalmente na linha de produtos biológicos. , com o lançamento de novos produtos e a adição de novos alvos biológicos à gama atual.

A Vittia, empresa brasileira de biotecnologia e nutrição vegetal especial com soluções para diversas culturas agrícolas, divulgou seus resultados do 2T23. No trimestre, os resultados foram impactados por um cenário desfavorável para a comercialização de insumos, porém, a empresa acredita que os fundamentos do setor continuam positivos para o ano, e que a demanda será retomada no segundo semestre.

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Mesmo com a queda da margem bruta no segundo trimestre em relação ao ano anterior, a margem manteve-se superior no semestre. A receita líquida também sofreu redução no trimestre, assim como o lucro bruto, o qual apresentou uma queda considerável. No entanto, a Vittia destaca que a linha de defensivos biológicos teve a menor redução de todas as linhas, o que demonstra o foco e investimento da empresa nessa linha.

O movimento do produtor foi de adiamento das compras devido aos desafios de comercialização causados pelos preços das commodities. Apesar disso, é importante destacar que a agricultura brasileira e o mercado de insumos agrícolas apresentam um cenário favorável para a próxima safra, o que traz perspectivas de bons ganhos para os produtores.

Nesse contexto, a Vittia acredita que mesmo não sendo um ano recorde, 2023 ainda será um bom ano para os negócios. Com o objetivo de levar mais produtividade, sustentabilidade e redução de custos aos produtores rurais, a empresa reforçou seus investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Destaca-se também o aumento da relevância dos produtos biológicos dentro do lucro bruto da empresa. Com a busca do agricultor por práticas sustentáveis, esses produtos têm se mostrado resilientes e continuam crescendo. Além disso, as projeções do mercado indicam um crescimento médio de 30% ao ano até 2030 para o mercado de defensivos biológicos, o que é positivo para a Vittia.

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Outro fator responsável pelo crescimento da Vittia é a inauguração de um novo Centro de Distribuição em Luís Eduardo Magalhães (BA), impulsionado pela força do agronegócio na região. A empresa também destaca a importância da área de Pesquisa & Desenvolvimento, que continuará impulsionando a expansão dos negócios, principalmente na linha de produtos biológicos.

Em resumo, apesar do cenário adverso no curto prazo, a Vittia acredita que o segundo semestre trará melhores resultados. A empresa está preparada para atender aos pedidos de última hora e se destaca pela capilaridade e capacidade de distribuição, além dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Com produtos biológicos cada vez mais relevantes e a expectativa de crescimento do mercado, a Vittia tem perspectivas positivas para o futuro.

Perguntas com respostas:

1. Quais os resultados divulgados pela Vittia no 2T23?
– Os resultados foram impactados por um cenário desfavorável para a comercialização de insumos.

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2. Qual é o destaque positivo nos resultados da Vittia?
– A margem bruta, que mesmo com queda no trimestre, manteve-se superior no semestre em relação ao ano anterior.

3. Por que houve redução na receita e no lucro bruto da empresa?
– Devido ao adiamento das compras por parte dos produtores, devido aos desafios de comercialização causados pelos preços das commodities.

4. Quais são as perspectivas para o setor agrícola e de insumos no segundo semestre?
– A empresa acredita que a demanda será retomada, principalmente por tecnologias inovadoras e sustentáveis que contribuam para o aumento da produtividade.

5. Quais são as estratégias da Vittia para levar mais produtividade aos produtores?
– A empresa investe em pesquisa, desenvolvimento e inovação, com foco em produtos biológicos, que têm se mostrado resilientes e em crescimento.
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