Chuvas fortes e grande variacao de temperatura nesta terca

Chuvas fortes e grande variação de temperatura nesta terça

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Para esta terça-feira (11/04) as chuvas mais pesadas devem se concentrar nos setores do norte do país, com os maiores registros sendo observados na faixa norte entre o Maranhão até o Amazonas.

No centro-sul, a condição mais significativa é o tempo seco e a grande variação entre as temperaturas. O amanhecer pode ser ameno, com registros abaixo dos 10°C nas montanhas de Minas Gerais e calor de 33°C nas áreas centrais do Rio Grande do Sul. 

Com o amanhecer mais frio há possibilidade da formação de nevoeiros, que devem atrapalhar a visibilidade nas primeiras horas da manhã, mas que logo se dissipam com os primeiros raios de sol.

Os nevoeiros são formados quando o ar úmido e quente se resfria a ponto de que a água contida nele se condensa em gotículas, formando nuvens muito baixas. A intensidade e a duração do nevoeiro podem variar dependendo das condições atmosféricas e do terreno local.

Patrocinadores

Veja o mapa e a previsão por região:

Norte
As condições de chuva são altas para todos os setores da região Norte, até mesmo em áreas de Roraima as instabilidades trazem chuvas. Os maiores acumulados podem ser observados nas proximidades de Manaus, onde a previsão indica registros acima dos 40 mm ao longo desta terça. Nos setores do oeste da região, as chuvas ficam mais irregulares, mas não ausentes.

Nordeste 
A influência de uma frente fria oceânica, garante as chuvas no sul da Bahia. Essas instabilidades devem gerar até 20 mm nas imediações de Itapetinga, sendo esta a área com chances das maiores chuvas da região para esta terça. Por outro lado, um bloqueio atmosférico impede a formação das nuvens carregadas entre o SEALBA até o Rio Grande do Norte. Já nos estados do Ceará e Piauí, pancadas isoladas e passageiras acontecem ao longo do dia. Ao passo que no Maranhão as condições indicam um tempo fechado com chuvas a qualquer momento.

Centro-Oeste
As chuvas devem ocorrer na metade norte da região, com as áreas mais úmidas se concentrando ao norte do Mato Grosso. Em Alta Floresta, os volumes devem superar os 25 mm no decorrer do período e no Sudoeste de Goiás os pontuais passam dos 20 mm. Já na metade sul, é o tempo seco que predomina, apesar de algumas instabilidades surgirem ao norte do Mato Grosso do Sul.

Sudeste
Nesta terça, o grande destaque na região fica para a grande diferença entre as temperaturas ao amanhecer e no meio da tarde. Essa diferença deve atingir os 18°C em algumas regiões, como nas imediações de São Lourenço (MG). O amanhecer deve ter marcas abaixo dos 10°C e a tarde até 28°C.  O predomínio é de tempo seco na maior parte dos estados, com exceção do oeste de Minas Gerais, onde os temporais devem surgir no período da tarde em função do calor e umidade. 

Patrocinadores

Sul
O tempo seco deve prevalecer em todos os setores da região Sul. O destaque, no entanto, vale para as temperaturas mais amenas no período da manhã – o que deve ocasionar o surgimento de alguns nevoeiros, mas que se dispersam com as primeiras horas do sol. O amanhecer deve ter registros abaixo dos 13°C nas Serras e Jaguariaíva, leste do Paraná. Já no Rio Grande do Sul, as máximas podem passar dos 33°C em áreas como Cerro Largo.



Fonte

Patrocinadores
Rolar para cima