De 19 a 21 de agosto, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) realizou, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), como parte do projeto setorial “Brasil. A Nação do Café”, o Campeonato Brasileiro de Café Latte Arte e Café em Bom Espírito, durante o festival São Lourenço Coffee Music, na cidade de São Lourenço, localizada na região da Mantiqueira, em Minas Gerais.
O novo campeão nacional do Latte Art, concurso que avalia o desempenho na elaboração de desenhos com leite vaporizado no café expresso, é Eduardo Olímpio, do Zingy Smart Coffee, de Curitiba (PR), que ultrapassou 14 concorrentes para levar o título. O segundo lugar foi para Tiago Gonçalves da Rocha, da Evolat, também de Curitiba, e o terceiro para Leonardo Correa Ribeiro, da Unique Cafés Especiais, de São Lourenço (MG). Com o título, Olímpio será o representante do Brasil no Mundial da categoria, que acontecerá em 2023, em Taipei, capital de Taiwan.
Ele conta que sua apresentação esteve ligada à infância e ao início da carreira profissional, há cerca de quatro anos, quando extraía café expresso na padaria onde trabalhava. “Comecei a tomar café e pensei: ‘Acho que sei desenhar’. Então comecei a criar desenhos da minha própria cabeça. (…) Para a competição, lembrei de alguns sonhos que tive quando era pequena e acordei assustada . essa memória e trouxe, mas de uma forma mais criativa e alegre, para as taças”, explica.
No Campeonato Brasileiro Coffee in Good Spirits, que atesta a habilidade dos “mixologistas” em valorizar o preparo de bebidas alcoólicas à base de café, o novo campeão é Daniel Munari, da Royalty Quality Coffee, também da capital paranaense, que superou outros 15 concorrentes. A segunda posição foi para Mariana Mesquita dos Santos, do Civitá Café, de Brasília (DF), e a terceira para Gabriel da Cruz Guimarães, do Unique Cafés Especiais, de São Lourenço. Munari será o representante do Brasil na competição mundial dessa categoria, em 2023, que também será realizada em Taipei, Taiwan.
“Não tenho palavras, estou muito feliz. É um sonho realizado. Acompanho competições internacionais desde 2013 e é a primeira vez que ganho, depois de passar por perto algumas vezes. É uma alegria sem fim” , ele comemora. Ele revela que, em sua apresentação, utilizou alguns elementos regionais do Brasil. “Na primeira bebida, usei um produto da Amazônia, a semente de cumaru, para trabalhar o sabor, e, na segunda, alguns elementos do Sul, dos Campos Gerais do Paraná, que serviram de inspiração”, ele diz.
IMPORTÂNCIA DOS CAMPEONATOS
Os campeões brasileiros destacam a importância da BSCA na realização dessas competições em parceria com a ApexBrasil, por meio do “Brasil. A Nação do Café”. “Sem o BSCA e toda a organização não teríamos essa oportunidade e essa visibilidade para os baristas nos campeonatos, pois é ela quem faz tudo isso acontecer”, comenta Olímpio.
A opinião é compartilhada por Munari. “O esforço do BSCA em ajudar os competidores, na organização do evento, é uma forma de nos destacarmos, baristas, ‘cafeteristas’ e também nos permite formar embaixadores do Brasil no mundo. campeonatos para todos nós baristas”, completa o campeão Coffee in Good Spirits.
O diretor executivo da BSCA, Vinicius Estrela, elogia o processo de evolução e maturidade que os baristas brasileiros vêm alcançando e reforça que os campeonatos visam estimular a formação desses profissionais no país e contribuir para a educação continuada do consumidor sobre o segmento . de cafés especiais.
“Os baristas são fundamentais para difundir a cultura do café entre os consumidores. Preparam cafés, bebidas e drinks com base no produto com máxima qualidade, valorizando suas características, o que contribui para a valorização do café de excelência junto ao público final. O que temos visto nos campeonatos é um avanço contínuo desses profissionais, que cada vez mais se aproximam de nossas ações em prol da categoria e de toda a cadeia produtiva de cafés especiais”, enfatiza.
Desde 2016, a BSCA é a Entidade Nacional no Brasil dos World Coffee Events (WCE), organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos de competição em todo o mundo. Essa condição confere à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, que levam os campeões brasileiros à fase final das competições internacionais em suas sete modalidades: Barista, Latte Arte, Cervejeiros, Coffee in Good Spirits, Cup Tasters , Torradeiras e Cezve Ibrik (Café Turco) – não realizada no Brasil.
BRASIL. A NAÇÃO DO CAFÉ
O projeto setorial “Brasil. A Nação do Café” é desenvolvido pela BSCA e ApexBrasil com foco na promoção comercial do produto nacional no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos grãos brasileiros no mundo e posicionar o país como fornecedor de alta qualidade, utilizando tecnologia de ponta resultante de pesquisas realizadas.
Atualmente, os mercados-alvo do projeto são: i) África do Sul, Austrália, China, Coréia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para produtos da indústria de torrefação e moagem.
O projeto também visa expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, demonstrando sua responsabilidade socioambiental e incorporando um diferencial competitivo aos produtos brasileiros. As empresas que ainda não são associadas podem obter mais informações diretamente com a BSCA, pelos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou pelo e-mail info@bsca.com.br.