Bastante difundida no meio rural, a modalidade de negociação via Barter, que consiste na troca de insumos pela produção, é uma prática muito comum entre agricultores, distribuidores e revendedores agrícolas. Uma grande novidade para a situação atual é que os produtores que também querem e precisam adquirir novos equipamentos de irrigação e não querem gastar grande parte do seu capital, terão agora também a oportunidade de utilizar este tipo de operação. Essa opção é oferecida de forma inédita pela Lindsay Latin America, empresa representada pelas marcas Zimmatic™ e FieldNET™, que fabrica e distribui pivôs centrais, laterais e soluções em tecnologia de irrigação.

Diante do cenário atual de falta de crédito no mercado, altas alíquotas de impostos e indefinição da liberação de dinheiro do novo Plano Safra pelo Governo Federal, a alternativa oferecida por Lindsay é uma excelente oportunidade. Ao final, além de garantir o cultivo da produção atual, caso haja necessidade de pagamento antecipado em dinheiro, é possível fazer ou utilizar o equipamento adquirido após a colheita da safra futura.

Segundo Gabriel Bittencourt Corrêa, gerente financeiro da Lindsay, há um interesse muito grande no momento da classe rural da Barter. “Além de não correr o risco de ficar descapitalizado, o cliente tem a vantagem de não precisar mexer nos preços de suas commodities, ainda mais em um momento exato de baixa do mercado”, diz.

Patrocinadores

Além da soja e do milho, a Lindsay oferece a modalidade de negociação com pagamento da safra futura também para os produtores de café e algodão. Ou seja, haverá a possibilidade de adquirir imediatamente um pivô Zimmatic™ por meio de um contrato de compra e venda com a empresa e liquidar o pagamento ao entregar sua venda para uma negociação, por exemplo. “Isso te dá flexibilidade, tempo para recuperar o investimento que está fazendo, libera caixa para poder fazer outros negócios ou ao mesmo tempo outras aquisições”, destaca Corrêa.

Tranquilidade e transparência

A Lindsay cuida de toda a parte burocrática, por contrato com um profissional experiente neste mercado, que realiza a parte burocrática do processo de validação de documentação, solicitação e registros junto a uma consultoria parceira. A produtora passa por uma análise de crédito pois está de praxe em negociações desde quando está sujeita a liberação. Com a aprovação, os vencimentos das parcelas da Barter serão acertados com a garotinha, para que ele tenha tranquilidade para administrar seu negócio. “Além disso, o produtor não precisará administrar esse financiamento, uma vez que tem contrato com uma trading. Ela é a responsável efetiva pelo pagamento à Lindsay por meio da Cédula do Produtor Rural (CPR), que foi devidamente cadastrada no carrinho contendo todas as informações da transação”, finaliza o gerente financeiro.



Fonte

Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here