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Assistência técnica e gerencial do Senar alcança 3 milhões de atendimentos

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Foto: Wenderson-Araujo/CNA/Divulgação

A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) atingiu, em junho, a marca de 3 milhões de atendimentos gratuitos para levar conhecimento personalizado a produtores de alimentos de todas as regiões do país.

Por meio da metodologia inovadora do Senar, os produtores rurais conseguem aumentar a produtividade, a renda e melhorar a qualidade de vida de suas famílias e trabalhadores do campo.

Desenvolvido em 2013, o apoio técnico e gerencial está presente em 71,64% dos municípios do país. Os produtores são acompanhados mensalmente por um técnico de campo durante 24 meses, tempo mínimo necessário para uma avaliação da aplicação da metodologia. O Senado tem mais de 6 mil técnicos apoiados pelo Brasil.

Há 10 anos, atendemos cerca de 243 mil famílias rurais, totalizando 972 mil pessoas beneficiadas em 31 atividades produtivas, como gado leiteiro e de corte, fruticultura, olivicultura, ovinocaprinocultura, cafeicultura, apicultura, piscicultura , entre outros.

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“O recorde de 3 mil visitas técnicas reforça a relevância do Senar e mostra, na prática, como a ATeG faz toda a diferença para homens e mulheres do campo, além de contribuir não só para o setor agrícola, mas para toda a sociedade brasileira ”, afirma o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara.

O produtor de leite José Moreira de Oliveira, do município de Dionísio (MG), é dois atendidos pela ATeG do Senar. Ele sempre teve dificuldades com a criação de animais e aluga a propriedade há três anos com o objetivo de produzir leite, mas enfrentou uma série de desafios, principalmente para a produção de silagem, utilizada para alimentar dois animais, e também o não planejamento das atividades.

O produtor passou a receber o suporte técnico em janeiro deste ano e, de lá para cá, já foram cinco visitas técnicas. “Minhas expectativas com a produção mudaram com as visitas do técnico que me orientou na escolha dos dois animais”.

Já no mês de maio, o técnico de campo, Bruno Xavier, conta que os resultados estão aparecendo. “Uma base está sendo construída e perceber o agradecimento do produtor com a Assistência nos mostra que não estamos no caminho certo.”

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Os produtores rurais interessados ​​em receber esse serviço podem procurar o Sindicato Rural de seu município ou o Senado de seu estado.

Do Sistema CNA/Senar

Fonte

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