O agro está entre os setores mais admirados (68%) entre os entrevistados brasileiros, conforme mostra a pesquisa inédita intitulada “Percepções sobre o Agro. O que o brasileiro pensa”, criado pelo Movimento Tudo em Uma Voz. A maior perda na comparação é para o setor de Saúde. O resultado faz parte da pesquisa, que foi divulgada na íntegra nesta manhã, 28 de setembro, durante a apresentação dos resultados na Fundação Dom Cabral (FDC).

A pesquisa também mostra que 43% dos entrevistados são altamente envolvidos com o Agro, e o setor é considerado muito importante para o dia a dia desse perfil – que se aproxima do setor por ter um familiar trabalhando no Agro ou ter já funcionou. 24% possuem conhecimento médio e envolvimento médio com o Agro e 33% representam o perfil mais distante do Agronegócio. Essa distância se deve ao baixo envolvimento e conhecimento do Agro.

Ainda em algumas percepções, a imagem dos brasileiros mais associados ao Agro é a Alimentação (78%). Na amostra total, com 4.215 entrevistas, a maioria (65%) declarou ter uma atitude positiva em relação ao Agro. Quem já trabalhou ou tem parentes que atuam no Agronegócio tendem a avaliar o setor de forma mais positiva: 84% e 80%, respectivamente.

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Pontos de atenção

O grupo distante ou desfavorável ao setor representa parcela significativa da população (33%). Esse grupo é formado por 51% dos entrevistados de 15 a 29 anos: um público mais jovem que é o consumidor do futuro. Em geral, a faixa etária de 30 a 59 anos tendeu a ser mais crítica do que a amostra total em relação aos aspectos ambientais. Para 38% das pessoas nessa faixa etária, o Agro é um dos principais responsáveis ​​pelos impactos ambientais do país, o dobro da amostra total (19%).

E, ainda nessa faixa etária, para 31%, o Agro faz mau uso dos recursos hídricos, quase o triplo da amostra total (11%). “Este momento é uma janela de oportunidade para o Agro se comunicar. As empresas e associações do agronegócio precisam contar mais sobre suas histórias de sucesso”, avalia o Coordenador Geral de Pesquisa, Paulo Rovai.

Para admirar é preciso saber

Rovai explica que a pesquisa é um raio-x abrangente para entender, de forma realista e com base em uma metodologia robusta, o que os brasileiros pensam sobre o Agronegócio.

Ainda segundo ele, a pesquisa faz parte do projeto de construção da marca “Agro Brasil”, que visa estimular a empatia dos brasileiros pelo Agro para ajudar a fortalecer o setor e gerar novas oportunidades.

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Rovai ressalta que, atualmente, não há dados públicos sobre a percepção dos brasileiros sobre o setor, uma vez que existem apenas estudos privados sobre o assunto, com acesso limitado a empreiteiras e não abertos ao mercado. A íntegra da pesquisa pode ser consultada no site do Movimento Todos a Uma Voz: www.todosaumasovoz.com.br

amostra nacional

As questões da pesquisa foram aplicadas a uma amostra nacional, com 4.215 entrevistas, para representar os principais estratos e perfis da sociedade brasileira, e realizada pelo Brazil Panels – considerado o maior painel digital do país, com mais de 2 milhões de pessoas cadastradas e ativas . .

Essa amostra seguiu as cotas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para sexo, idade, classe social (por faixa de renda familiar) e regiões geográficas.

No total, a pesquisa incluiu entrevistas com mulheres (52%) e homens (48%) com pessoas entre 15 e 29 anos (30%); 30 a 59 anos (52%) e acima de 60 anos (18%), divididos em classes A (1%), B (11%), C (39%) e D/E (49%) na região Sudeste (42%) %), Nordeste (26%), Sul (14%), Norte (9%) e Centro-Oeste (9%).

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A pesquisa foi possível graças a um grupo de trabalho, composto por mentores e orientadores: Ana Luisa Almeida, Presidente da ALL+ Consultoria em Excelência Empresarial, Doutora em Reputação e Professora da FDC; Ana Vaz, Embaixadora do Capitalismo Consciente; Áurea Puga, PhD, Professora da FDC; Claudia Leite, Sócia Gerente da Hilo; Claudio Vasques, Diretor de Painéis Brasil; Eduardo Eugênio Spers, Professor Titular USP/Esalq; Isabel Araujo, Coordenadora do Movimento Tudo em Uma Voz; Luciana Florêncio, Doutora em Economia Empresarial, Professora de Pós-Graduação da ESPM; Mariele Previdi, Diretora da Attuale Comunicação; Patricia Fett, Diretora de Pesquisa de Mercado da Quallisense; Paulo Rovai, Diretor da Paulo Rovai Marketing e Negócios e Professor da ESPM; Pedro Scrivano, Consultor de Marketing, Métodos Quantitativos e Estatísticos; Ricardo Nicodemos, Diretor da RV Mondel, presidente da ABMRA – Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro, e idealizador do Movimento Tudo em Uma Voz.

Sobre Todos com Uma Voz

Lançado oficialmente em fevereiro de 2021, conta com a ajuda de diversas associações, empresas e profissionais que trabalham juntos para gerar e disseminar conhecimento de qualidade e estimular a empatia da população urbana pelo campo e pelos produtores.

O Movimento conta com o apoio institucional da ESALQ/USP, FUNDAÇÃO DOM CABRAL, ABAG, ABAGRP, ABCC, ABIARROZ, ABIEC, ABISOLO, ABITRIGO, ABMRA, ABPA, ABRAFRUTAS, ABRALEITE, ABRASEL, AGRITECH – UFLA, AGROLIGADAS, AGROLINE, AGRORESET, AIPC , AMA BRASIL, CAMINHADAS, ANDAV, APROSOJA-RO, ASBRAM, CAPITALISMO CONSCIENTE, CECAFÉ, CESB, CIA DE ESTÁGIO, CICARNE, CONGRESSO DAS MULHERES, CROPLIFE, DE OLHO NA ESCOLA, FENEP, IBA, IBRAHORT, AGRO LIGA, MULHERES DO BRASIL – COMITÊ AGRONEGÓCIOS, OUROFINO, PECEGE, SAE BRASIL, SINDAN, SINDIRAÇÕES, SYSTEM OCB, SNA, YAMI 2022. Conta com o apoio comercial das empresas Attuale Comunicação, Coelho&Morello, Companhia de Estágios, Lamarca, RCom Eventos, RV Mondel, TrahLahLah.



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