A empresa possui consórcio próprio, modalidade que oferece segurança fabril e tem sido a preferida dos produtores rurais.
A obrigatoriedade do uso de tratores com cabine para pulverização foi prorrogada para entrar em vigor em 2 de janeiro de 2023. O adiamento se deveu ao fato de muitos agricultores não conseguirem se adaptar, o que entraria em vigor em julho deste ano. Segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM), por exemplo, apenas 5% dos produtores fizeram as novas adaptações.
Especialista na fabricação de tratores de cabine, a Agritech entende que essa ampliação pode ser positiva para os agricultores, que poderão negociar melhor a compra de máquinas, priorizando as necessidades da fazenda e as linhas de crédito disponíveis no mercado.
“Organizamos e estruturamos nossas linhas de consórcio para oferecer aos clientes e parceiros equipamentos seguros para as operações do dia a dia, com menos burocracia e custo menor que o financiamento bancário”, afirma o coordenador de vendas/marketing da Agritech Cesar Roberto Guimarães, de Oliveira.
A nova regra está contida no item 31.7.4 da Norma Regulamentadora (NR) 31, criada em 2005 pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTP), que estabelece normas de segurança e saúde no trabalho rural. A NR está em vigor desde outubro de 2021, mas este item específico entrará em vigor a partir de janeiro do próximo ano.
De acordo com o regulamento, “a aplicação de defensivos utilizando atomizador mecanizado de tração (bombas de pulverização) só pode ser realizada por meio de máquina (tratores) com cabine fechada”. Ainda de acordo com a norma, quem utilizar tratores sem cabine ou com cabine aberta poderá ser autuado pelos fiscais do trabalho, responsáveis por fiscalizar o cumprimento da legislação.
A linha de tratores de cabine da Agritech foi desenvolvida de acordo com as exigências das normas vigentes, especialmente para garantir maior segurança e conforto nas operações do dia-a-dia do produtor rural. Outro atrativo dos modelos de trator de cabine é a forma como são vendidos. “Antes, a cabine era vista como um implemento à parte e exigia financiamento específico para sua aquisição.
Atualmente, como os modelos são montados de fábrica, tudo pode ser adquirido com o mesmo financiamento”, explica Cesar.
Consórcio Agritech: sem burocracia
Para a compra de um trator com cabine, um dos métodos preferidos pelo produtor é adquirir seu equipamento agrícola por meio de um consórcio. Os números confirmam a preferência por esse tipo de compra.
Levantamento divulgado pela Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (Abac) mostrou um aumento de 326% na contratação de consórcios para aquisição de veículos pesados como tratores, máquinas e implementos para o agronegócio nos últimos 5 anos, de 7 mil cotas negociadas para 31 mil neste ano, atingindo a marca de R$ 9,2 bilhões. Os bens mais comercializados são tratores (87,7%) e colheitadeiras (8%).
Na comparação com os resultados de 2021, a expansão é de 53,4%, um dos melhores desempenhos do sistema de consórcio como um todo, segundo a associação.
Especificamente no Consórcio Agritech, a escolha se deu por ser menos burocrático e oferecer menor custo quando comparado ao financiamento bancário. “Nosso modelo não tem taxa de registro e nem fundo de reserva, além de ter entrega garantida pela fábrica. Os pagamentos podem ser mensais, trimestrais, semestrais ou anuais e em parcelas reduzidas”, destaca o coordenador.
Além disso, o grande diferencial que a Agritech oferece aos produtores rurais, principalmente aos agricultores familiares, é a proximidade que mantém com os clientes. Segundo Oliveira, os vendedores das revendas, que recebem treinamento qualificado, conseguem entender as reais necessidades dos produtores ao visitar as propriedades.
Linha de Cabine Agritech
Os tratores de cabine Agritech estão disponíveis nas versões 1155 Standard, 1155SE café, 1160 estreito, 1175 estreito, 1185 estreito, 1160 agrícola e 1185 agrícola. Segundo Oliveira, após rigorosos testes e aplicações, os tratores com cabine agregam uma série de diferenciais como ar condicionado com capacidade de refrigeração de 25.000 BTU/h, controles de cabine centralizados em painel de fácil operação, interior espaçoso, assento ergonômico com ajuste de posição que proporciona mais conforto ao operador.
Com o tanque de combustível externo, acessível e posicionado do lado direito, o reabastecimento é facilitado. Os componentes de manutenção estão localizados dentro da cabine com fácil acesso. Além disso, o operador tem à disposição todo o acionamento das alavancas lateralmente em um trator de plataforma que facilita as operações.
Sobre a Agritech
A Agritech Lavrale – Divisão Agritech é pioneira na indústria brasileira ao fabricar linhas de tratores, microtratores e implementos agrícolas voltados para a agricultura familiar. No final de 2014, a empresa atingiu a marca de 100 mil tratores produzidos por sua fábrica, em Indaiatuba (SP).
A Agritech faz parte do Grupo Stédile e foi criada com a cisão da Yanmar do Brasil. O Grupo Stédile, de Caxias do Sul (RS), é um dos conglomerados industriais mais respeitados do Brasil e inclui a empresa Agrale SA
Todo o conteúdo audiovisual do CompreRural é protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais, sua reprodução é permitida desde que citada a fonte e com aviso prévio através do e-mail [email protected]



