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Com pessoal adicional e a conclusão de projetos de infraestrutura financiados pela UE, a Romênia disse que poderia dobrar seu trânsito mensal de grãos ucranianos para seu porto de Constanta, no Mar Negro, para 4 milhões de toneladas nos próximos meses, particularmente através do rio Danúbio, informou a Reuters, citando a Romênia. ministro dos transportes.
A Ucrânia é um dos maiores exportadores de grãos do mundo, e a Rússia tem atacado sua infraestrutura agrícola e portuária depois de se recusar a estender a Iniciativa de Grãos do Mar Negro intermediada pelas Nações Unidas e pela Turquia. A iniciativa permitiu a passagem segura de 33 milhões de toneladas de grãos e outros alimentos dos portos ucranianos depois que a invasão da Rússia em fevereiro de 2022 interrompeu as exportações. Ataques recentes incluíram os portos de Reni e Izmail no interior do Danúbio, na Ucrânia.
Antes de a Rússia sair do corredor de passagem segura, os portos do Danúbio representavam cerca de 25% das exportações de grãos da Ucrânia. Os grãos são carregados em barcaças, transportados rio abaixo através das águas territoriais da União Européia e da Romênia, membro da OTAN, e do principal porto romeno de Constanta, no Mar Negro.
Ao contratar mais funcionários para facilitar a passagem de navios pelo Canal Sulina do Danúbio e ao finalizar projetos de infraestrutura de conexão – muitos deles financiados pela UE – a Romênia poderia aumentar a capacidade de trânsito, disse o ministro romeno dos Transportes, Sorin Grindeanu, a repórteres após uma reunião com representantes do UE, Estados Unidos, Moldávia e Ucrânia na cidade de Galati, no Danúbio.
“Sublinhei a importância das rotas de transporte ferroviário, rodoviário e marítimo da Romênia para manter um fluxo constante para as exportações ucranianas”, disse Grindeanu. “Foi uma boa reunião que nos guiará pelas medidas acordadas para aumentar a capacidade de movimentação de grãos de mais de 2 milhões de toneladas por mês atualmente para quase 4 milhões de toneladas nos próximos meses.”
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A Romênia e sua relação com o trânsito de grãos ucranianos têm sido cada vez mais relevantes nos últimos meses. Com a contratação de pessoal adicional e a conclusão de projetos de infraestrutura financiados pela UE, o país está preparado para dobrar seu trânsito mensal de grãos para o porto de Constanta, no Mar Negro. Esse aumento se dará principalmente através do rio Danúbio, como mencionado pelo ministro dos transportes romeno.
A Ucrânia é conhecida como um dos principais exportadores de grãos em todo o mundo. Contudo, a Rússia tem atacado sua infraestrutura agrícola e portuária, prejudicando suas exportações. Inclusive, recentemente, houve ataques aos portos de Reni e Izmail, localizados no interior do rio Danúbio, na Ucrânia.
Antes da Rússia interferir na passagem segura dos grãos ucranianos, os portos do Danúbio representavam cerca de 25% das exportações totais. Os grãos eram transportados por barcaças, passando por águas territoriais da União Europeia e da Romênia até chegar ao porto de Constanta, no Mar Negro.
Com o objetivo de aumentar a capacidade de trânsito, a Romênia está investindo em projetos de infraestrutura, muitos deles financiados pela UE. Além disso, estão sendo contratados mais funcionários para facilitar o tráfego de navios pelo Canal Sulina do Danúbio. A expectativa é de que, nos próximos meses, a capacidade seja aumentada para quase 4 milhões de toneladas mensais.
Concluindo, a Romênia está empenhada em fortalecer suas rotas de transporte, sejam ferroviárias, rodoviárias ou marítimas, para garantir um fluxo constante de exportações ucranianas. Essa iniciativa vem sendo discutida em reuniões com representantes da UE, Estados Unidos, Moldávia e Ucrânia, com a finalidade de alinhar medidas para incrementar a capacidade de movimentação de grãos.
A seguir, apresento cinco perguntas frequentes sobre o assunto:
1. Quais são os principais desafios enfrentados pela Romênia para aumentar sua capacidade de trânsito de grãos?
R: Além da questão dos ataques russos à infraestrutura, as melhorias nos projetos de infraestrutura e a contratação de pessoal são os principais desafios enfrentados.
2. Como a Romênia está financiando os projetos de infraestrutura relacionados ao transporte de grãos?
R: Muitos desses projetos estão sendo financiados pela União Europeia, o que permite acelerar as melhorias necessárias.
3. Quais as consequências dos ataques russos à infraestrutura agrícola e portuária ucraniana?
R: Os ataques têm prejudicado as exportações de grãos, uma vez que os portos do Danúbio representam uma parte significativa do total de exportações do país.
4. Qual é o papel da Romênia como membro da OTAN nesse contexto?
R: A Romênia, como membro da OTAN, tem maior responsabilidade e envolvimento na proteção das rotas de transporte marítimo.
5. De que forma o aumento na capacidade de trânsito de grãos beneficia a Romênia e a Ucrânia?
R: O aumento na capacidade de trânsito beneficia ambos os países, permitindo um maior comércio e fortalecendo suas relações econômicas e comerciais.
Espero que este artigo tenha fornecido todas as informações necessárias sobre o tema. Caso ainda tenha dúvidas, estou à disposição para esclarecê-las.
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