Noticias do Jornal do campo Soberano
Boa leitura!
Você está interessado em conhecer mais sobre o fascinante mundo do agronegócio brasileiro? Gostaria de receber as principais notícias do setor em primeira mão? Então fique por dentro de todas as novidades assinando nossa lista de notícias exclusivas!
No setor agrícola, é indispensável estar atualizado sobre as últimas tendências, tecnologias e informações que impactam diretamente a produção e o mercado. O agronegócio é uma das principais forças econômicas do Brasil, e para acompanhar esse dinamismo é preciso estar bem informado.
Nossa equipe de especialistas em agronegócio se dedica intensamente em trazer as notícias mais relevantes para você. Desde lançamentos de novos produtos e tecnologias até informações sobre políticas governamentais e tendências de mercado, estamos sempre em busca das informações mais atualizadas para lhe fornecer.
Ao se inscrever em nossa lista de notícias, você terá acesso exclusivo a conteúdos selecionados, como análises de mercado, entrevistas com especialistas, casos de sucesso e muito mais. Além disso, você receberá as notícias em primeira mão, diretamente em seu e-mail, para que você esteja sempre um passo à frente.
Não perca a oportunidade de se manter informado e ampliar seus conhecimentos sobre o agronegócio brasileiro. Assine nossa lista de notícias exclusivas e faça parte desse universo de informações privilegiadas!
Para ficar por dentro das principais notícias do agronegócio brasileiro, assine nossa lista de notícias exclusivas clicando [aqui](link para a página de assinatura).
Aproveite essa oportunidade e seja um especialista no setor! Junte-se a nós e faça parte dessa comunidade apaixonada pelo agronegócio.
Perguntas:
1. Quais são as principais notícias do agronegócio brasileiro que você gostaria de receber em primeira mão?
2. Que tipo de informações e análises você considera mais relevantes para o seu negócio agrícola?
3. Quais são as tendências e tecnologias que mais chamam sua atenção no setor agrícola?
4. Você já utiliza alguma tecnologia inovadora em sua produção agrícola? Qual?
5. Como você acredita que as notícias e informações do agronegócio podem contribuir para o crescimento do seu negócio?
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo
Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Escreva para nós nos comentários!
Verifique a Fonte Aqui
É em Toledo, mais precisamente no bairro de Bom Princípio, endereço de uma paisagem encantadora que vem conquistando corações e reunindo centenas de visitantes. Alfazenda, uma fazenda de lavanda, um mar lilás que enche os olhos de quem a conhece e aquece o coração da proprietária, a engenheira civil, Rosilene Welter de Barros e Silva. “Essa fazenda, de cerca de 70 alqueires, está na minha família há muitos anos. O ponto forte dela é plantar milho, soja e trigo, mas ela tinha um espacinho, um cantinho que é muito especial, com muitas árvores, um riacho, o espaço antigamente era usado como pasto. E numa das viagens da minha filha, que é arquiteta paisagista, ela trouxe muitas fotos e produtos da França, da Provance. E aí surgiu a ideia de criar um campo de lavanda aqui no Brasil”, conta entusiasmada.
Mas o caminho entre o desejo e a materialização foi longo. “Começamos com pesquisas, que demoraram muito porque não há literatura e o tipo de lavanda que temos aqui no Brasil é muito diferente do que temos na França. Lá no verão eles têm em torno de 15 horas de sol, e aqui nós temos 12 horas. Então fomos em busca de uma espécie de lavanda que pudesse ser cultivada aqui no Brasil, e foi aí que encontramos a Lavandula Dentata, que é o que temos hoje na fazenda. É canforado, energético, não tem nada a ver com lavanda francesa que é mais relaxante”, explica Rosilene.
A fazenda começou com quatro mudas, que se multiplicaram. “Começamos a plantar alfazema em 2018, fazendo mudas na propriedade. Comecei com 4 pezinhos e hoje tenho 10 mil pés. Foi muito trabalho, foi tudo irrigado por gotejamento, tivemos que construir um poço artesiano, um galpão e até montar uma estrutura”, completa.
Foco em óleos essenciais transformados em turismo
A ideia para começar não era ter um espaço turístico, mas sim concentrar esforços na produção de produtos. “Nosso foco era a produção de óleos essenciais e hidrolatos, tanto que montamos uma destilaria artesanal na fazenda, fabricamos muito e fazemos isso até hoje, porque temos uma floração por ano e depois a lavanda tem para podar tem que fazer o corte inteiro, deixa só uma parte e ela cresce novamente. Então deixamos florir de agosto até janeiro, mais ou menos, esse material cortado vira óleo essencial e hidrossol. Mas aí com o passar do tempo começamos a notar que as pessoas nos procuravam muito para ver a lavanderia, então surgiu a ideia de realizar visitas. No início não sabíamos como fazer e foi através de uma parceria com uma empresa de turismo rural que organizamos. Durante a época de floração, agendamos visitas que normalmente ficam abertas ao público aos domingos, das 9h às 11h30”, relata o proprietário da Alfazenda.
Uma experiência inesquecível
O que começou, em 2022, com um passeio entre as alfazemas tornou-se uma verdadeira imersão no encantador mundo lilás. “Juntamente com as visitas vendemos flores frescas, óleo essencial, hidrossóis, e há outras parcerias que também vão para a lavanderia com sabonetes, velas, artesanato, biscoitos todos decorados com lavanda. Assim, após a visita há uma feira de artesanato, uma atração a mais para os visitantes. Temos também sessões fotográficas que também são agendadas pela empresa de turismo, durante a semana. O destaque é colecionar buquês, colecionar lavanda é uma experiência fantástica, o perfume é incrível. Às vezes vemos alguém chegando um pouco cansado, desconfiado e saindo de lá tão feliz. É um prazer ver que as pessoas apreciam algo que fazemos com tanto carinho”, diz emocionada.
O projeto tem uma grande demanda de mão de obra e investimento, são muitos os desafios, mas nada que afete a satisfação com que os visitantes saem da fazenda. “Podemos ter retorno financeiro em alguns anos, mas isso não me preocupa muito, o que importa é proporcionar algo diferente para as pessoas verem”, finaliza Rosilene Welter. As visitas devem ser agendadas e custam entre R$ 40,00 e R$ 60,00 dependendo do lote agendado.
Girassóis florescem
Além do lilás, em novembro o amarelo também toma conta do espaço. Numa outra zona da quinta são cultivados girassóis, a floração ocorre em Novembro e dura cerca de 30 dias. A visita também deve ser agendada.
(Fernanda Toigo/Sou Agro)