qual e a porcentagem da area do parana que foi atingida pelo plantio de soja segundo dados do deral

Qual é a porcentagem da área do Paraná que foi atingida pelo plantio de soja, segundo dados do Deral?

Noticias do Jornal do campo Soberano
Boa leitura!
O agronegócio brasileiro é um setor de extrema importância para a economia do país. A produção de soja, milho e trigo é essencial para suprir tanto a demanda interna como a exportação, e o Paraná se destaca como um dos principais estados produtores dessas commodities.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

De acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral), o plantio de soja para a safra 2023/24 no Paraná aumentou para 6% da área total projetada. Isso representa um aumento de cinco pontos percentuais em relação à semana anterior. O Estado, que geralmente ocupa a segunda posição como produtor de soja no Brasil, está mantendo o mesmo patamar da safra passada, quando teve um dos inícios mais rápidos de semeadura.

O avanço do plantio no Paraná é resultado da umidade do solo após chuvas adequadas, mesmo com as previsões de calor intenso em várias partes do Brasil. Segundo o especialista do Deral, Edmar Gervásio, ainda há umidade no solo para o plantio e a previsão indica que haverá quedas de temperatura e chuvas irregulares na próxima semana, o que não deve impactar negativamente a cultura.

Comparado aos últimos anos, o ritmo atual de plantio de soja no Estado só foi superado em 2018, quando atingiu 9% da área. Para a safra 2023/24, a área plantada com soja é estimada em 5,8 milhões de hectares, um leve aumento em relação à safra anterior.

No caso do milho, a safra 2022/23 está em fase final, embora com um certo atraso em relação aos anos anteriores. Cerca de 96% da área total já foi abrangida pelo plantio. Já para a safra 2023/24, os produtores paranaenses estão adiantados, com 58% da área estimada para o plantio de cereais de verão já concluída.

A colheita de trigo também está em andamento no Paraná, alcançando 47% da área, um nível considerado elevado em comparação com os últimos anos. O trigo paranaense é responsável por mais de 40% da produção nacional e a colheita desta safra é estimada em 4,49 milhões de toneladas, um aumento de 28% em relação à safra passada.

O setor agrícola paranaense segue em constante evolução, buscando sempre otimizar o cultivo e a produtividade das principais culturas do estado. A dedicação e o empenho dos produtores são fundamentais para garantir a oferta de alimentos e matérias-primas para o Brasil e o mundo.

Agora, vamos às perguntas de alta demanda de visualizações:

1. Qual é a estimativa de área plantada com soja no Paraná para a safra 2023/24?
R: A área plantada com soja é estimada em 5,8 milhões de hectares.

2. Qual o percentual de avanço do plantio de soja em relação à semana anterior?
R: O plantio de soja aumentou cinco pontos percentuais, chegando a 6% da área total projetada.

3. Quanto milho da safra 2022/23 já foi plantado no Paraná?
R: Cerca de 96% da área total de milho já foi plantada.

4. Qual é o nível de avanço da colheita de trigo no Paraná?
R: A colheita de trigo atingiu 47% da área plantada.

5. Qual é a estimativa de produção de trigo no Paraná para esta safra?
R: A produção de trigo é estimada em 4,49 milhões de toneladas, um aumento de 28% em relação à safra anterior.

Fique por dentro das últimas notícias do agronegócio brasileiro e acompanhe de perto o desenvolvimento e os desafios enfrentados pelos produtores rurais. Seja informado sobre as tendências de mercado e as novidades do setor. Acompanhe nosso site e receba conteúdos exclusivos em primeira mão.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo
Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Escreva para nós nos comentários!

Verifique a Fonte Aqui

SÃO PAULO (Reuters) – O plantio de soja para 2023/24 aumentou para 6% da área total projetada para o Paraná até segunda-feira, um aumento de cinco pontos percentuais em relação à semana anterior, segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral) divulgado nesta terça-feira.

O Estado, que geralmente se posiciona como o segundo produtor de soja do Brasil, atrás apenas de Mato Grosso, atingiu o mesmo patamar verificado nesta época na última safra, quando a semeadura teve um dos inícios mais rápidos.

O plantio no Paraná avançou devido à umidade do solo após chuvas adequadas anteriormente, apesar das previsões climáticas de calor intenso em diversas partes do Brasil, que preocupam alguns esta semana.

“Segundo relatos de campo, ainda há umidade no solo para o plantio. Apesar do calor intenso na maior parte do estado, a previsão indica que haverá quedas de temperatura e chuvas irregulares na próxima semana. não deve ter impactos”, disse o especialista do Deral, Edmar Gervásio.

Em relação aos últimos anos, somente em 2018 o Estado teve um ritmo de plantio de soja superior ao atual. Naquele ano, eram 9% da área.

A área plantada com soja no Estado é estimada em 5,8 milhões de hectares, ante 5,79 milhões de hectares na safra anterior, informou o Deral no final de agosto.

No caso do milho, a safra 22/23 está em fase final, embora mais atrasada em relação aos anos anteriores, abrangendo 96% da área total.

Os produtores paranaenses estão adiantados no plantio de 23/24 cereais para colheita no verão, cuja área é estimada em 317 mil hectares. Até o momento, plantaram 58% do total estimado.

A colheita de trigo atingiu 47% da área, o nível mais avançado para a safra nos últimos anos.

O trigo paranaense, que responde por mais de 40% da produção nacional, tem colheita estimada em 4,49 milhões de toneladas, aumento de 28% em relação à safra passada.

(Por Roberto Samora)

Rolar para cima