Lula diz não ter problema com agronegócio e fala em resistência ideológica • Portal DBO

Lula diz não ter problema com agronegócio e fala em resistência ideológica • Portal DBO

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira, 13, que “nunca teve problema” com o agronegócio e atribuiu uma possível resistência do setor ao seu governo a divergências ideológicas. O petista tem uma relação tensa com alguns segmentos do agronegócio desde que assumiu o cargo em seu terceiro mandato.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

“Eu governei este país por oito anos. Eles sabem tudo o que fizemos neste país, sabem da responsabilidade pelo salto de qualidade que tivemos no agronegócio por causa dos financiamentos que fizemos. Eles sabem que, do ponto de vista econômico, não têm nenhum problema conosco, do ponto de vista financeiro. O problema pode ser ideológico. Se for ideológico, paciência, estaremos em campos ideológicos diferentes”disse o petista durante a estreia do “Conversa com o Presidente”, live nos moldes da feita semanalmente pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para divulgar medidas do governo.

“Estamos caminhando. vamos anunciar o Plano Safra agora, e eles vão perceber que, por parte do governo, não há objeção a eles”, reforçou o presidente. Lula tem uma relação tensa com o agro, que apoiou principalmente a malsucedida candidatura à reeleição de Bolsonaro.

VEJA TAMBÉM | BB, BNDES e Caixa vão distribuir os R$ 7,429 bilhões adicionais do Plano Safra 2022/23

O presidente voltou a pregar que não há incompatibilidade entre pequenos, médios e grandes produtores e disse que eles precisam viver em harmonia.

“Fiz questão de dizer na feira de Pernambuco (aliás, o discurso foi feito na feira de agronegócio Luís Eduardo Magalhães, na Bahia): não existe incompatibilidade entre pequenos e médios produtores e grandes produtores. Isso está na cabeça de quem não quer pensar direito. O Brasil precisa dos dois, os dois ajudam o Brasil. Precisamos ajudar os dois, e eles têm que viver em paz porque um ajuda o outro”.

O presidente também falou sobre a distribuição das atribuições da Conab entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura, feita pelo Congresso Nacional na MP de Reestruturação da Esplanada.

“Agora dividimos a Conab com a agricultura familiar e a agropecuária. precisamos de estoque de reserva. Se houver uma crise no mundo, precisamos garantir que nosso povo não fique sem arroz ou feijão”.

VEJA TAMBÉM | Perto de bater novo recorde, Conab estima produção de grãos em 315,8 milhões de toneladas

Portal DBO