No mercado cafeeiro, cafeicultores começam a colher arábica em parte das regiões
Produtores de arábica de algumas regiões do estado de São Paulo iniciaram a colheita da variedade em abril, enquanto outros se preparam para iniciar as atividades em breve.
Segundo pesquisadores do Cepea, na praça Mogiana, as primeiras áreas colhidas vêm causando certa preocupação entre os cafeicultores, que têm encontrado um bom volume de grãos no solo – cenário que está ligado ao alto volume de chuvas na segunda metade de abril.
Em Garça (SP), apesar da maturação desigual do grão, os produtores têm colhido motivados por uma porção de grãos da ponta que estava pronta para ser retirada e, em alguns casos, até secando.
Em Minas Gerais, a colheita segue pontual nas Matas de Minas, e as atividades devem começar a partir da segunda quinzena de maio. No Sul de Minas e no Cerrado Mineiro, cafeicultores ouvidos pelo Cepea indicam que aguardam a redução das chuvas para também iniciar suas atividades.
No Noroeste do Paraná, funcionários do Cepea relatam que os grãos ainda estão bastante verdes, e a expectativa é que a colheita comece em junho.
De acordo com uma análise anterior, “Muitos cafeicultores estão se preparando para iniciar a colheita do café arábica em algumas regiões produtoras. De acordo com dados do cepea, até o final de abril, produtores de São Paulo e Minas Gerais devem iniciar o trabalho de campo. Em Rondônia e Espírito Santo, a colheita do café robusta já começou e deve ganhar mais ritmo nos próximos dias”.
Veja a tabela indicativa abaixo:
Por Daniele Balieiro com informações do Cepea
AGRONEWS® é informação para quem produz
