estiagem impacta pecuária e provoca queda de até 40% nos preços • Portal DBO

estiagem impacta pecuária e provoca queda de até 40% nos preços • Portal DBO

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

O Rio Grande do Sul enfrenta pelo terceiro ano consecutivo uma forte estiagem que vem impactando grande parte da economia dos municípios gaúchos, sendo que muitos já decretaram situação de emergência.

Conforme dados divulgados pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), a agropecuária apresentou em 2022 uma retração de 45,6%, colaborando com a queda de 5,1% no PIB do ano ano passado, na comparação com 2021.

VEJA TAMBÉM | Na reposição, preços continuam derretendo

O diretor da Trajano Silva Remates, Marcelo Silva, destaca que no mercado pecuário os preços chegaram a cair, em alguns casos, até 40%, atingindo também os leilões.

Segundo ele, não há previsão de melhora a curto prazo. “Recém está se esboçando uma reação, mas muito tímida nos preços do gado de reposição e nos preços do gado gordo”, enfatiza.

Silva diz acreditar que este cenário não vai mudar tão brevemente e ressalta que isso, sem dúvida nenhuma, faz com que circule menos dinheiro.

“O fato de termos menos dinheiro circulando, impacta nos leilões de forma direta. Então, está nos atrapalhando muito e nos preocupando bastante como um todo”, afirma Marcelo Silva.

Fonte: Ascom Trajano Silva

SAIBA MAIS | Anuário DBO | Leilões: em ano tumultuado, cautela.

Fonte