Turismo no campo: 56 mil pessoas participaram das Caminhadas na Natureza em 2022

Turismo no campo: 56 mil pessoas participaram das Caminhadas na Natureza em 2022

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

A análise dos números e eventuais melhorias no projeto que nasceu em 2007 são temas do 4º Encontro de Organizadores de Caminhadas na Natureza, iniciado nesta segunda-feira (27) e que se estende até quarta-feira (29), em Pontal do Paraná, com a presença de mais de 100 pessoas.

Na abertura do evento, Luzia Bernadete Poloni, Alda Maria de Souza e Eline Scheffer, todas curitibanas, receberam prêmios por serem as que mais caminharam em 2022, ultrapassando os 400 quilômetros cada.

PortalSouAgro Banner Pirelli Mobile 1

“A ferramenta Caminhadas na Natureza é uma política pública que se propõe a levar desenvolvimento às comunidades rurais, principalmente da agricultura familiar”, enfatizou a coordenadora estadual do projeto, Terezinha Busanello Freire. “Entendemos que esse é o papel das políticas públicas, é a essas comunidades que esse braço de governo tem que se estender”.

As estratégias a serem traçadas durante o encontro levam em consideração a relação dos caminhantes com a natureza e a garantia de renda aos pequenos produtores. “Acreditamos que o turismo rural é uma forma de promover o desenvolvimento econômico das comunidades locais preservando as belezas naturais e o patrimônio cultural”, disse o especialista em extensão rural do IDR-Paraná e coordenador do evento no litoral, Charles Peixoto.

O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, destacou que as caminhadas são importantes para a saúde do corpo e da mente. “Mas tem outra parte relevante, que é receber bem as pessoas, tratar bem, fazer com que as pessoas gostem do circuito, das propriedades rurais, do meio rural”, disse.

Por isso, pediu ainda mais profissionalismo na organização de cada circuito e na preparação de cada propriedade. “Temos desafios e eles precisam ser enfrentados e pensados ​​nesta reunião, inclusive discutindo como melhorar esse tipo de atividade, como melhorar a política pública, como multiplicar isso”, sugeriu o secretário.

No ano passado, os eventos aconteceram em 101 dos 399 municípios paranaenses. Além das Caminhadas da Natureza, o Estado desenvolve projetos como Rota do Queijo, Rota da Lavanda, Mulheres do Café, Caminhos da Uva, eventos gastronômicos e festivais em diversas cidades.

PortalSouAgro Banner Pirelli Desktop 1
PortalSouAgro Banner Pirelli Mobile 1

“São movimentos importantes para a sociedade, para a economia e para as famílias. E para os caminhantes é prazer, descontração, possibilidade de desfrutar de maravilhas e conhecer cada vez mais o que os 17 milhões de hectares rurais do Paraná podem oferecer”, disse.

CAMPEÕES

Os tricampeões quilométricos das Caminhadas da Natureza 2022 receberam troféus e brindes na festa de abertura do encontro no Pontal do Paraná. Luzia Bernadete Poloni caminhou 493 km, Alda Maria de Souza, 489 km, e Eline Scheffer, 436 km.

Eline é holandesa, de Kampen, mas chegou ao Brasil aos seis meses, quando o pai se mudou para Castro para trabalhar na faculdade de agronomia. Lá ela teve seus contatos com o mundo rural. “Muita gente que mora em Curitiba tem o pé no interior, ou os pais nasceram no interior e contam a história da vida no interior, então chega uma hora da vida que você começa a procurar as suas origens”, diz ela .

Foi o que aconteceu com ela. No início nem se tratava de caminhadas, mas de passeios pelo campo, visitando um restaurante ou café rural, ou uma quinta onde se pudesse passar um dia. Nessas andanças, ela fez amigos. Em 2008, conheceu o projeto Caminhadas da Natureza. “Foi a primeira vez”, lembra ela. “No começo eram poucos no Paraná, cerca de três ou quatro por ano”. Nos outros fins de semana, ela procurava outros grupos de caminhada.

A partir de 2010, o projeto decolou e praticamente todos os finais de semana foram promovidos passeios por todo o estado. “Montamos o grupo Pé na Estrada com as mesmas pessoas que caminhavam e almoçavam juntos, e começamos a viajar, fretando vans e ônibus”, conta. Foram no dia anterior explorar e conhecer o concelho e, no domingo, fizeram os circuitos.

O entusiasmo foi tanto que fizeram até canecas com um mapa do Paraná, onde marcavam os locais por onde passavam. A pandemia e a suspensão das atividades esfriaram um pouco o ânimo. Não ela e as amigas Luíza e Alda, que se conheceram no projeto e ultrapassaram os 400 quilômetros em 2022.

“O projeto Caminhadas da Natureza é algo que tem feito a diferença na vida de muita gente”, diz Eline. “Boa parte dos meus amigos hoje conheci em caminhadas. Não é só passar pela questão física. O que mais importa é a questão das amizades, o aspecto social, que acaba sendo ainda mais importante do que o aspecto físico”.

COMPARECIMENTO

Também estiveram presentes na abertura do evento o prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes; o prefeito de Rio Branco do Ivaí, Pedro Taborda; o gerente de Agroecologia do IDR-Paraná, Renato Viana Gonçalves; o chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, Maurício Lunardon; o gerente do IDR-Paraná em Paranaguá, Satoshi Osmar Nonaka; o representante do Conselho Estadual de Turismo e da Fecomércio, Giovanni Bagatini; e o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Pontal do Paraná, João Carlos Lima.

(Com AEN)



Sou Agro