BRS Capiaçu Abertas inscrições para curso a distância

BRS Capiaçu Abertas inscrições para curso a distância
BRS Capiaçu

 

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

BRS Capiaçu : As inscrições para o curso da Embrapa EAD sobre cultivo da BRS Capiaçu estão abertas até quinta-feira (23).

Destinado a técnicos de assistência técnica e extensionista rural, produtores de leite, profissionais e estudantes de ciências agrárias, o curso aborda questões sobre plantio, tratos culturais, produção e utilização de silagem pelos animais. São 50 horas-aula distribuídas em oito módulos.

A taxa de inscrição é de R$ 49,90 e as aulas começam no dia 27 de março. O curso é desenvolvido na Plataforma E@D Leite (http://ead.cnpgl.embrapa.br). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Cultivar BRS Capiaçu

Com produção aproximada de 50 toneladas de matéria seca por hectare/ano (30% superior às cultivares disponíveis), o cultivo da BRS Capiaçu tem crescido cada vez mais entre os produtores de leite. A cultivar foi lançada pela Embrapa Gado de Leite em 2016 e o ​​nome “Capiaçu” significa “capim grande” em tupi-guarani. A planta pode ultrapassar cinco metros de altura, com alta produção de biomassa. O capim é indicado para o cultivo de ervas daninhas e no período da seca pode ser fornecido na forma de silagem.

Uma das vantagens do uso da grama verde é seu maior valor nutricional. Cortado aos cinqüenta dias, o capim possui 10% de proteína bruta, índice superior ao da silagem de milho, com cerca de 7%. O teor de proteína cai para 6,5%, com corte aos 90 dias e 5,5%, corte aos 110 dias. O processo de ensilagem também reduz a quantidade de proteína, que passa a ter um teor pouco acima de 5%.

Segundo o pesquisador Antônio Vander Pereira, que coordenou o desenvolvimento da cultivar, a forrageira representa uma alternativa para a produção de silagem de baixo custo. “O que se gasta na produção da silagem da BRS Capiaçu é três vezes menor em relação à silagem de milho ou sorgo”, diz. O valor nutricional é comparável à silagem de forragem tradicional e superior ao da cana-de-açúcar.

O BRS Capiaçu foi obtido através do Programa de Melhoramento Genético do Capim Elefante da Embrapa. A cultivar é resultado do cruzamento de variedades pertencentes ao Banco de Germoplasma Ativo de Capim Elefante (BAGCE), mantido pela Embrapa. O Programa foi criado em 1991. A primeira cultivar desenvolvida foi a Pioneiro, lançada em 1996. Em 2012 foi lançada a BRS Kurumi, que, por ser de porte baixo, é mais adaptada ao pastejo rotacionado.

Demorou 15 anos para desenvolver essa nova variedade de capim-elefante e uma série de cruzamentos e avaliações foram realizadas. Os cruzamentos deram origem a cerca de dois mil híbridos, tendo sido selecionados apenas 50 materiais promissores, que foram testados em 17 estados pela Rede de Ensaios em Capim-elefante. Os híbridos com melhores resultados foram o BRS Capiaçu, com boa adaptação em todo o Brasil, e o BRS Canará, que apresentou boa adaptabilidade em gramíneas dos biomas Amazônia e Cerrado.

# Abertas as inscrições para curso a distância sobre BRS Capiaçu

Você já conhece o BRS Capiaçu? É um clone de capim-elefante desenvolvido pela Embrapa que tem alto rendimento para produção de silagem ou picado verde. Essa forrageira pode ser uma ótima opção para suplementar a alimentação do seu rebanho, principalmente na época da seca.

Se você quer saber mais sobre essa cultivar e como utilizá-la na sua propriedade, não perca essa oportunidade: estão abertas as inscrições para o curso a distância sobre BRS Capiaçu, oferecido pela Embrapa Gado de Leite em parceria com outras instituições.

O curso é gratuito e tem duração de 20 horas, divididas em quatro módulos: introdução ao capim-elefante; características e manejo da BRS Capiaçu; produção e utilização de silagem de BRS Capiaçu; e produção e utilização de picado verde de BRS Capiaçu.

O objetivo do curso é capacitar os produtores rurais, técnicos e estudantes sobre os benefícios e as recomendações técnicas para o cultivo e o uso da BRS Capiaçu na alimentação animal. O curso também aborda aspectos econômicos, ambientais e sociais dessa forrageira.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril pelo site da Embrapa Gado de Leite. As vagas são limitadas e os participantes receberão certificado ao final do curso.

Não perca essa chance de aprender mais sobre essa cultivar que pode aumentar a produtividade e a rentabilidade da sua pecuária. Inscreva-se já no curso a distância sobre BRS Capiaçu!

Fonte: Embrapa Gado de Leite

 

Destaque Rural

agricultura agricultura de precisão agricultura familiar agrolink agronegocio agrotoxico arroz avicultura biodiesel biotecnologia boi brasil cabras café cavalo certificação consultoria crédito rural descubra ensino à distância etanol feijão flores frutas gado gado de corte geladeiras gestão rural milho noticias ovelha para pasto pecuaria pecuária leiteira pragas na agricultura Qual saúde Animal seguro rural setor sucroenergético SOJA suinocultura Treinamento trigo Turismo rural