[Música] Produzir alimentos saudáveis a partir de sistemas sustentáveis: O foco da Embrapa Pecuária Sul
O desafio contemporâneo da produção de alimentos saudáveis
A importância da pesquisa e inovação da Embrapa Pecuária Sul
A Embrapa Pecuária Sul, situada na região da campanha do Rio Grande do Sul, está empenhada em enfrentar um dos grandes desafios contemporâneos da humanidade: produzir alimentos saudáveis a partir de sistemas sustentáveis. A unidade foi criada em 1975 e desde então tem desenvolvido pesquisas e inovações para garantir a qualidade da produção pecuária na região, contribuindo para o desenvolvimento de sistemas integrados de produção e para a geração de alimentos saudáveis para toda a sociedade.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!Com 8 laboratórios, prédios administrativos e campos experimentais, a Embrapa Pecuária Sul conta com profissionais capacitados, pesquisadores, analistas técnicos e assistentes de pesquisa, dedicados a desenvolver pesquisas nas áreas de clima, ambiente, saúde e nutrição humana, e desenvolvimento territorial. A unidade está empenhada em eficiência, estratégia, e inovação para garantir a produtividade, estabilidade, saúde e agregação de valor à produção agropecuária da região, contribuindo assim para o desenvolvimento socioeconômico e a sustentabilidade ambiental.
Os grupos de trabalho da Embrapa Pecuária Sul estão organizados em quatro dimensões que interagem entre si, visando o desenvolvimento de tecnologias em parceria com o setor produtivo e fortalecendo as relações com organizações de produtores e instituições públicas e privadas. As contribuições da unidade de pesquisa ao longo dos anos incluem o desenvolvimento de diversas tecnologias voltadas para a produção sustentável, tais como o aperfeiçoamento genético de raças, a recuperação de pastagens, pesquisas sobre o papel da pecuária na dinâmica dos gases de efeito estufa, entre outras.
Para saber mais sobre o trabalho da Embrapa Pecuária Sul, acesse a página www.imbrapa.br/pecuariaesul
[Música]
1. Qual é o papel estratégico da Embrapa Pecuária Sul na produção de alimentos saudáveis a partir de sistemas sustentáveis?
Resposta: A Embrapa Pecuária Sul tem como foco o desenvolvimento de pesquisa e inovação para garantir a produção de alimentos saudáveis, valorizando a pecuária e promovendo sistemas integrados de produção.
2. Quais são os objetivos das ações de pesquisa e inovação da Embrapa Pecuária Sul?
Resposta: Os objetivos das ações de pesquisa e inovação da Embrapa Pecuária Sul estão organizados em quatro dimensões: clima, ambiente, saúde e nutrição humana, e desenvolvimento territorial.
3. Como a Embrapa Pecuária Sul planeja desenvolver tecnologias para sistemas de produção sustentáveis?
Resposta: A Embrapa Pecuária Sul visa desenvolver tecnologias por meio de parcerias entre a pesquisa e o setor produtivo, incorporando inovações tecnológicas e sociais para garantir sistemas de produção sustentáveis.
4. Quais são as contribuições da Embrapa Pecuária Sul para a produção sustentável de alimentos?
Resposta: As contribuições incluem o desenvolvimento de raças sintéticas, aperfeiçoamento genético, métodos de recuperação de pastagens, seleção genômica de animais e participação em redes de pesquisa, entre outras tecnologias e práticas sustentáveis.
5. O que são os grupos de trabalho da Embrapa Pecuária Sul e como eles contribuem para a produção sustentável de alimentos?
Resposta: Os grupos de trabalho estão divididos em quatro dimensões: clima, ambiente, saúde e nutrição humana, e território. Eles buscam desenvolver tecnologias e práticas inovadoras para garantir a sustentabilidade e produtividade da pecuária.
Música
Produção de alimentos saudáveis a partir de sistemas sustentáveis
Este é um dos grandes desafios da contemporaneidade. Este também é o foco de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Embrapa Pecuária Sul, unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A localização da Embrapa Pecuária Sul
A Embrapa Pecuária Sul está situada em Bagé, na região da campanha do Rio Grande do Sul, no Bioma Pampa. Os campos do Sul brasileiros são reconhecidos nacional e internacionalmente pela produção pecuária de alto padrão. Grande parte dessa qualidade é fruto de uma tradição histórica de pesquisas e inovações na região, desde antes da criação da unidade.
Histórico da unidade
A unidade foi criada em 13 de junho de 1975, no local onde hoje está a Embrapa Pecuária Sul. Na antiga Fazenda 5 Cruzes, já eram desenvolvidos estudos com pecuária desde a década de 1930. Atualmente, para o desenvolvimento dessas pesquisas, a unidade dispõe de 8 laboratórios, prédios administrativos, campos experimentais e profissionais capacitados, incluindo pesquisadores, analistas técnicos e assistentes de pesquisa.
Agenda de pesquisa e trabalho
A Embrapa Pecuária Sul planeja sua agenda de pesquisa e trabalho com foco no papel estratégico da pecuária nos sistemas integrados de produção e na geração de alimentos saudáveis para toda a sociedade. A unidade executará suas ações de pesquisa e inovação nos próximos anos, organizadas em quatro dimensões.
As quatro dimensões
O primeiro eixo é o clima, buscando a eficiência de cada componente do sistema de produção. O segundo eixo é o ambiente, com o objetivo de eficácia de todo o sistema produtivo. O terceiro eixo é a saúde e nutrição humana, focado na produção de alimentos nutritivos, saudáveis e seguros da agropecuária regional. O quarto eixo é o desenvolvimento territorial, visando valorizar as redes de produtores através da promoção de novas dinâmicas socioeconômicas.
Divisões de trabalho
Os grupos de trabalho da Embrapa Pecuária Sul foram divididos em quatro dimensões que interagem entre si, incluindo melhoramento animal, melhoramento vegetal, sanidade e bem-estar animal, nutrição animal, emissões de carbono, sistemas integrados, recursos naturais, serviços ecossistêmicos, qualidade e diferenciação de produtos, dinâmica socioprodutiva, agricultura digital e gestão espacial. O objetivo é desenvolver tecnologias através de parcerias entre a pesquisa e o setor produtivo em um conceito de inovação aberta.
Aplausos
Ao longo dos anos, a Embrapa Pecuária Sul contribuiu com diversas tecnologias lançadas já incorporadas aos sistemas produtivos e que podem ser organizadas e usadas nessa lógica de sistemas sustentáveis de produção. Algumas destas tecnologias incluem desenvolvimento da raça sintética Brangus, aperfeiçoamento genético e lançamento de cultivar de espécies forrageiras, o método Mira-pasto, reconhecimento e revalorização do campo nativo do Pampa, entre outras. Para conhecer mais sobre o trabalho da Embrapa Pecuária Sul, acesse www.embrapa.br/pecuariaesul.
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo
### FAQ sobre a Embrapa Pecuária Sul
#### H2 – O que é a Embrapa Pecuária Sul?
#### H3 – Onde está localizada a Embrapa Pecuária Sul?
#### H3 – Quais são os objetivos de pesquisa da Embrapa Pecuária Sul?
#### H4 – Quais foram as contribuições da Embrapa Pecuária Sul na área de produção de alimentos sustentáveis?
[Música] produzir alimentos saudáveis a partir de sistemas sustentáveis Este é um dos grandes desafios contemporâneos da humanidade [Música] Este é também o foco de pesquisa desenvolvimento e inovação da Embrapa pecuária Sul unidade descentralizada da Empresa Brasileira de pesquisa agropecuária vinculado ao ministério da agricultura pecuária e Abastecimento.