Essa é a bicampeã, Halley Ruivinha Porteiro 538 TE, que no último final de semana conquistou seu segundo título de Campeã Suprema de Corridas durante o encerramento do Agroleite 2022. Confira!
A Halley Ruivinha Porteiro 538 TE é o primeiro vaca do Brasil para ganhe duas estrelas na Calçada da Fama de Milk Cityespecialista com excelência e perfeição morfológica em animais adultos produzindo leite. A Ruivinha pertence ao criador Pedro Elgersma e família. Confira abaixo os detalhes sobre o prêmio e sobre essa vaca que é, com certeza, um orgulho da raça holandesa!
Olha que coisa mais lindamais cheia de graça, ela é uma menina, que vai e vem no Arena Agroleite. Halley Ruivinha, venceu na noite de ontem (20), o bicampeonato como Suprema das Corridas do Agroleite 2022repetindo o feito do evento de 2019. É a primeira vez que uma vaca ganha duas estrelas no país!
pequena ruiva, eleita a melhor vaca Holandesa da variedade preto e branco na exposiçãoconcorreu ao título com a camisa da raça Queli Disco Guinther, do expositor Carlos Jacob Wallauer, e com a Constentation Isis Successor, de Alessandro e Marisa Dekkers, uma vaca holandesa vermelha e branca. Este julgamento, conduzido pelos dois juízes oficiais do evento, Carl Phoenix e Stephen Borland, marcou o encerramento oficial do “Agroleite 2022- Reuniões”.
Após o anúncio, Ronald Elgersma, um dos criadores do animal, era todo emoção. Ronald, que veio de Arapoti, conta que Ruivinha participou de outras duas exposições em 2022 e em uma delas não conquistou o grande campeonato. O produtor relata que isso não o desanimou e manteve todos os cuidados especiais, pois reconhece o potencial de sua vaca.
“Cada exposição a que chegamos é como um jogo que começa do zero ao zero. O juiz pode não gostar da nossa vaca e temos que aceitar”, comenta.
O bicampeonato na Agroleite é mais uma conquista na trajetória de Ruivinha. A vaca é o primeiro animal do Brasil a atingir a nota excelente de 97 por duas vezes, no quinto e sexto parto, nota máxima para uma vaca acima de quatro bezerros. É a terceira geração de excelentes vacas da família e mantém uma produção de mais de 60 kg de leite por dia.
“Respeitamos todas as outras vacas que encontramos nas feiras, porque sem dúvida o leque de vacas para competição só tem vindo a aumentar, mas através da sua classificação, acompanhando o seu desenvolvimento e maturação, sabíamos que tinha potencial para chegar a este momento”, diz o criador. .
Lembramos que foi no dia 29/04, PORTEIRO DO SALÃO VERMELHO 538 TE foi classificado como EX97!! A primeira vaca classificada com esta pontuação no Brasil.
Ronald Elgersma faz questão de ressaltar que o resultado é fruto do trabalho em equipe, dos diversos profissionais que se dedicam na propriedade e durante o evento para proporcionar o que for preciso para que ela entre na pista com o seu melhor. “Diariamente, há pessoas para cuidar dela. É um trabalho com carinho para um animal especial”, destaca.
O presidente da Cooperativa Castrolanda, Willem Bouwman, parabeniza os expositores, preparadores e tratadores, enfim, todos aqueles que permaneceram no pavilhão fazendo seu trabalho para apresentar os animais e garantir um bom desempenho.
Bouwman agradece também aos jurados canadenses que vieram ao Brasil e dedicaram seu tempo a este trabalho difícil e árduo, expressando suas opiniões e explicando ao público o motivo de cada colocação na pista.
Pedro Guimarães Ribas Neto, veterinário e classificador oficial da raça Holandesa no Brasil, acredita que a premiação reflete o cuidado na criação do animal.
“É uma vaca realmente excepcional. Ela é de tamanho médio, mas de extrema harmonia e equilíbrio. E o reconhecimento também é uma extensão do excelente trabalho que o pecuarista vem realizando no manejo, alimentação, alimentação e genética. “, ele aponta.
vaca do futuro
Além do melhor animal adulto, a Agroleite elege o melhor animal jovem entre as raças participantes, a Vaca do Futuro. O título foi para o CRA Porteiro Joya 2048 TE do criador Robert Salomons de Castro-PR, um animal da raça Holandesa variedade preto e branco. Este é o segundo animal do criador a conquistar o cinturão, sendo a primeira vez em 2017, com o CRA High Octane Nely 1071.
Salomons está satisfeito com os resultados que alcançou nesta edição e não é à toa. Os dois animais da raça Holandesa que concorreram ao cinturão Vaca do Futuro são de sua raça.
Nem nos meus sonhos mais loucos eu poderia imaginar esse resultado. Conquistamos os cinturões de grande campeão e campeão reservado em ambas as variedades de gado jovem holandês. É a recompensa pelo trabalho e investimentos que fazemos para desenvolver nosso rebanho”, comenta o criador.
julgamentos
O julgamento dos animais na Arena é um dos destaques da Agroleite. A atividade teve início na quarta-feira, dia 17, segundo dia do evento. Este ano, 500 animais, entre holandeses e Jersey, foram inscritos na competição.
Todo o conteúdo audiovisual do CompreRural é protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais, sua reprodução é permitida desde que citada a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com