Três aplicativos criados pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater com foco em clima foram apresentados nesta quarta-feira (10), durante o evento Ferramentas Digitais do IDR-Paraná para o Agronegócio. Retornou aos técnicos do instituto, ou seja, encontrou o objetivo de orientá-los sobre o uso correto de cada aplicativo para que possam replicar as informações ao agricultor.
Os aplicativos são gratuitos e estão disponíveis para Android e iOS. Como ferramentas, pretende-se colaborar para que o agricultor se proteja das adversidades climáticas, cada vez mais frequentes. Mais de 30 técnicos vão participar de evento que acontece durante a 49ª Expoingá
O coordenador estadual de Agrometeorologia do IDR-Paraná, Pablo Nitsche, apresentou os aplicativos ClimAtlas, IDR-Clima e Estiagem Paraná. Segundo ele, o primeiro lançado foi o IDR-Clima, ativo desde 2019, que já teve mais de 10.000 downloads e atualmente conta com mais de 2.000 usuários ativos.
“Organizamos esse evento de orientação para que os técnicos pudessem levar essas ferramentas para mais agricultores. Eles auxiliam o planejamento agrícola e facilitam o trabalho no campo, ainda mais com tantas adversidades climáticas ocorridas nos últimos anos, como chuva, estiagem ou excesso de chuva em épocas não convencionais”, explica.
O diretor da Extensão Rural do Instituto, Diniz Dias Doliveira, reforçou a necessidade de fazer essas aplicações que farão parte do dia a dia do agricultor. “Essas ferramentas atendem a uma tendência mundial que demanda alternativas digitais, e no campo não é diferente. Esses aplicativos são desenvolvidos dentro de nossa estrutura por uma equipe de profissionais capacitados. Agora, o desafio é descobrir o que realmente é necessário, o que é o agricultor”, afirma.
formulários
O aplicativo IDR-Clima apresenta em tempo real as condições meteorológicas das regiões produtoras. Como as informações são obtidas em mais de 60 estações meteorológicas distribuídas por Estado, abrangem temperatura (mínima, média e máxima), chuva, velocidade do vento, radiação solar e umidade relativa do ar.
Uma das funcionalidades mais importantes do IDR-Clima é o acesso ao radar meteorológico do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), que permite visualizar instabilidades meteorológicas de 15 a 15 minutos. “O usuário tem informações sobre como monitorar as condições de umidade do solo”, explicou Nitsche.
O ClimAtlas é um boletim técnico digital que apresenta uma compilação de dados obtidos em 40 anos de operação das estações meteorológicas IDR-Paraná e Simepar. São 188 mapas com informações sobre o comportamento histórico das chuvas, temperatura máxima e mínima, radiação, insolação, vento e evapotranspiração.
O aplicativo Estiagem Paraná também mede a quantificação do risco de verão ao longo do ano para 253 municípios do Estado em intervalos de dez dias. O Paraná passou recentemente pela pior crise hídrica de sua história, inclusive em seu rodízio de abastecimento.
Fonte: AEN
