Técnicos são capacitados para uso de aplicaticos climáticos no campo

Técnicos são capacitados para uso de aplicaticos climáticos no campo

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Três aplicativos criados pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater com foco em clima foram apresentados nesta quarta-feira (10), durante o evento Ferramentas Digitais do IDR-Paraná para o Agronegócio. Retornou aos técnicos do instituto, ou seja, encontrou o objetivo de orientá-los sobre o uso correto de cada aplicativo para que possam replicar as informações ao agricultor.

Os aplicativos são gratuitos e estão disponíveis para Android e iOS. Como ferramentas, pretende-se colaborar para que o agricultor se proteja das adversidades climáticas, cada vez mais frequentes. Mais de 30 técnicos vão participar de evento que acontece durante a 49ª Expoingá

O coordenador estadual de Agrometeorologia do IDR-Paraná, Pablo Nitsche, apresentou os aplicativos ClimAtlas, IDR-Clima e Estiagem Paraná. Segundo ele, o primeiro lançado foi o IDR-Clima, ativo desde 2019, que já teve mais de 10.000 downloads e atualmente conta com mais de 2.000 usuários ativos.

“Organizamos esse evento de orientação para que os técnicos pudessem levar essas ferramentas para mais agricultores. Eles auxiliam o planejamento agrícola e facilitam o trabalho no campo, ainda mais com tantas adversidades climáticas ocorridas nos últimos anos, como chuva, estiagem ou excesso de chuva em épocas não convencionais”, explica.

O diretor da Extensão Rural do Instituto, Diniz Dias Doliveira, reforçou a necessidade de fazer essas aplicações que farão parte do dia a dia do agricultor. “Essas ferramentas atendem a uma tendência mundial que demanda alternativas digitais, e no campo não é diferente. Esses aplicativos são desenvolvidos dentro de nossa estrutura por uma equipe de profissionais capacitados. Agora, o desafio é descobrir o que realmente é necessário, o que é o agricultor”, afirma.

formulários

O aplicativo IDR-Clima apresenta em tempo real as condições meteorológicas das regiões produtoras. Como as informações são obtidas em mais de 60 estações meteorológicas distribuídas por Estado, abrangem temperatura (mínima, média e máxima), chuva, velocidade do vento, radiação solar e umidade relativa do ar.

Uma das funcionalidades mais importantes do IDR-Clima é o acesso ao radar meteorológico do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), que permite visualizar instabilidades meteorológicas de 15 a 15 minutos. “O usuário tem informações sobre como monitorar as condições de umidade do solo”, explicou Nitsche.

O ClimAtlas é um boletim técnico digital que apresenta uma compilação de dados obtidos em 40 anos de operação das estações meteorológicas IDR-Paraná e Simepar. São 188 mapas com informações sobre o comportamento histórico das chuvas, temperatura máxima e mínima, radiação, insolação, vento e evapotranspiração.

O aplicativo Estiagem Paraná também mede a quantificação do risco de verão ao longo do ano para 253 municípios do Estado em intervalos de dez dias. O Paraná passou recentemente pela pior crise hídrica de sua história, inclusive em seu rodízio de abastecimento.

Fonte: AEN

Fonte