Em mais um trabalho de monitoramento das lavouras, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizam, no Rio Grande do Sul, o Soja Croptour. O trabalho consiste em visitar as plantações e coletar informações no campo sobre os fatores que determinam a produtividade da oleaginosa.
Durante as saídas de campo pelo estado, que acontecem ao longo desta semana, serão coletadas informações como espaçamento entre fileiras, número de plantas por fileira e número de grãos por planta. A expectativa é medir 84 lavouras nas regiões noroeste, norte e nordeste do Rio Grande do Sul localizadas em 59 municípios.
Esta é a última participação da Companhia no Croptour da soja em 2023. Incluindo o Rio Grande do Sul, na safra 2022/2023, foram visitados 11 estados, com coletas de amostras de cerca de 1.500 lavouras. As viagens foram divididas em 23 roteiros e o trabalho de campo é feito em parceria com diversas empresas.
Segundo o 6º Levantamento da Safra de Grãos 2022/23, divulgado em 9 de março pela Companhia, a produção de soja no Brasil está estimada em 151,4 milhões de toneladas nesta safra, volume 20,6% superior ao registrado no ciclo anterior. Esse resultado se deve tanto à maior área plantada da safra quanto à recuperação da produtividade das lavouras que foram afetadas pelas condições climáticas adversas no período 2021/22.
Com conab
(Tatiane Bertolino/Sou Agro)