Noticias do Jornal do campo
Boa leitura!
Um novo estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Jaboticabal trouxe resultados promissores ao investigar o impacto da suplementação de aminoácidos em suínos infectados com a bactéria Salmonella.
A pesquisa revelou que a combinação de três aminoácidos fortaleceu o sistema imunológico dos animais, tornando-os mais resistentes à infecção bacteriana. Além disso, promove ganho de peso mais rápido e acelera seu desenvolvimento.
Suínos alimentados com dieta suplementada têm melhor desempenho e recuperação mais rápida
O estudo foi realizado em alojamentos da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV)onde os pesquisadores acompanharam porcos com Salmonella por 28 dias.
Um grupo de animais recebeu dieta convencional, enquanto outro grupo teve acesso à suplementação com um trio de aminoácidos: triptofano, treonina e metionina. Ao final do período, os especialistas compararam o desempenho dos dois grupos por meio de pesagens, imagens de scanners de composição corporal e análises de sangue.
Os suínos que receberam a suplementação apresentaram maior consumo médio de ração ao longo dos dias, ganhando peso mais rapidamente, distribuindo as proteínas pelo corpo e aumentando o número de células de defesa, acelerando a recuperação contra as bactérias.
Alternativa sustentável para a indústria
Os resultados do estudo têm implicações significativas para a indústria suína, especialmente para fazendas que enfrentam desafios com saneamento de instalações.
A suplementação com aminoácidos pode ser uma estratégia eficaz para melhorar o crescimento dos suínos em circunstâncias adversas, reduzir o impacto negativo das infecções bacterianas e, ao mesmo tempo, contribuir para a diminuição do uso de antibióticos no tratamento dessas doenças.
Assim, alinha-se ao apelo do consumidor por cadeias produtivas mais transparentes e ambientalmente sustentáveis, evitando o surgimento de bactérias superrresistentes.
Ligados & Integrados está na tela do Canal Rural de segunda a sexta às 11h30.
Gostou desse tema ou quer ver outro assunto relacionado a avicultura e suinocultura? Envie sua sugestão para [email protected] ou para o número do WhatsApp (11) 9 7571 3819.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão?
**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo**
Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Escreva para nós nos comentários!