Uma equipe de pesquisadores liderada por Feng Zhang no McGovern Institute for Brain Research no MIT e no Broad Institute of MIT e Harvard descobriu o primeiro sistema programável guiado por RNA em organismos eucarióticos, que incluem fungos, plantas e animais. Em um estudo publicado em 28 de junho na Nature, a equipe descreve como o sistema é baseado em uma proteína chamada Fanzor.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!Eles mostraram que as proteínas Fanzor usam o RNA como um guia para direcionar o DNA com precisão e que o Fanzor pode ser reprogramado para editar o genoma das células humanas. Os sistemas Fanzor compactos têm o potencial de serem mais facilmente entregues a células e tecidos como terapias do que os sistemas CRISPR-Cas, e outras melhorias para melhorar sua eficiência de direcionamento podem torná-los uma nova tecnologia valiosa para a edição do genoma humano.
O CRISPR-Cas foi descoberto pela primeira vez em procariotos (bactérias e outros organismos unicelulares sem núcleo), e os cientistas, incluindo os do laboratório de Zhang, há muito se perguntam se existem sistemas semelhantes em eucariotos. O novo estudo demonstra que os mecanismos de corte de DNA guiados por RNA estão presentes em todos os reinos da vida.
“Os sistemas baseados em CRISPR são amplamente usados e poderosos porque podem ser facilmente reprogramados para atingir diferentes locais do genoma”, diz Zhang, autor sênior do estudo, James e Patricia Poitras Professor de Neurociência nos Departamentos de Engenharia Biológica e Ciências Cognitivas . e MIT Brain, MIT McGovern Institute Investigator, Broad Institute Core Fellow e Howard Hughes Medical Institute Investigator. “Este novo sistema é outra maneira de fazer mudanças precisas nas células humanas, complementando as ferramentas de edição do genoma que já temos”.
