Fiscais agropecuários estaduais e analistas ambientais da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) participaram de treinamento sobre o uso de drones como ferramenta agrícola para pulverização. O curso foi realizado em duas turmas: uma na Regional Santa Maria, na terça-feira (13/6); e a segunda no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, nesta quinta-feira (15/6), contemplando servidores lotados em todas as regionais da Secretaria. Devido à chuva, a parte prática do treinamento em Esteio foi realizada no Pavilhão Internacional.
“Fiscalizamos a aplicação aérea de defensivos, e os drones têm se destacado como uma inovação recente nesse processo. Por isso, estamos treinando os fiscais para que conheçam melhor a ferramenta e os procedimentos para a realização da fiscalização”, informa o diretor do Departamento de Defesa Vegetal, Ricardo Felicetti.
As empresas que trabalham com drones de pulverização precisam ser cadastradas na Seapi. No caso de produtores que compram de forma particular e desejam utilizar o equipamento, é necessário se cadastrar no Ministério da Agricultura, com obrigatoriedade de realização de curso com carga horária mínima de 28 horas.
Segundo o inspetor agropecuário estadual Juliano Ritter, o treinamento proporcionou aos funcionários a oportunidade de entender o funcionamento dos drones, apoiar os produtores e detectar irregularidades.
O treinamento dos servidores foi realizado pela empresa AgroEfetiva. O conteúdo programático do curso incluiu informações fundamentais sobre uso e legislação de drones, com ênfase em segurança e boas práticas de uso.
(Com agricultura lol)
(Emanuely/Sou Agro)

