Senator claims farmers feel ‘demonised’ after release of water quality report

Senator claims farmers feel ‘demonised’ after release of water quality report

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Os agricultores acreditam que se tornaram “alvos fáceis” após a divulgação dos últimos relatórios de qualidade da água da Agência de Proteção Ambiental (EPA), segundo um senador.

O senador Victor Boyhan, membro do Comitê Conjunto de Agricultura, Alimentos e Marinha de Oireachtas, disse que os agricultores disseram a ele que se sentem “demonizados” após os relatórios da EPA de que “os níveis de nitrogênio, principalmente da agricultura de fertilizantes e estrume, aumentaram nos rios e nas águas subterrâneas até 2022”.

O senador disse que nas últimas semanas visitou fazendeiros em Cork, Waterford, Limerick e Tipperary, onde muitos estão atualmente sob revogação, mas disse que agora estão “temerosos” por seu futuro.

Sob os termos da Nitrate Waiver da Irlanda para 2022-2025, concedida pela Comissão Europeia, a EPA foi obrigada a realizar uma revisão provisória da qualidade da água este ano.

Em seu relatório, Water Quality Monitoring Report on Nitrogen and Phosphorus Concentrations in Irish Waters 2022, a agência destacou que houve um aumento nas concentrações de nutrientes desde 2012/2013 na maioria dos tipos de água.

A EPA também identificou áreas onde as fazendas provavelmente precisarão reduzir sua taxa de aplicação de nitrogênio (N) de adubo orgânico de 250 kg N/ha para 220 kg N/ha a partir de 2024.

O senador Boyhan disse que, se isso fosse adiante, muitos fazendeiros atualmente sob revogação não teriam escolha a não ser reduzir o número de seus rebanhos.

“Os agricultores insistiram comigo que, se fossem forçados a reduzir o número de rebanhos, isso afetaria sua renda como agricultores, causando desafios significativos em termos de pagamento de dívidas e viabilidade agrícola”, alertou.

Ele agora pede uma “análise equilibrada dos dados de qualidade da água” para formular uma política nacional porque acredita que isso apresentaria um quadro mais completo da qualidade da água e garantiria que todos os “fatores” fossem considerados, inclusive em relação aos resultados do monitoramento estuarino e costeiro.

O senador Boyhan acrescentou: “Está muito claro que a pesquisa de Teagasc demonstra que as perdas de nitrato na água são causadas por uma infinidade de fatores e não estão simplesmente relacionadas ao tamanho do rebanho.”

“É compreensível que os agricultores queiram maximizar a sua competitividade, sustentabilidade e rentabilidade e, ao mesmo tempo, procurem reduzir as suas emissões, proteger os cursos de água e melhorar a biodiversidade nas suas explorações.

“Se, devido ao relatório da EPA, a Comissão Européia insistisse que a Irlanda passasse de 250 kg N/ha para 220 kg N/ha, isso criaria enormes desafios para a indústria láctea irlandesa.”

Ele disse que deve haver uma abordagem multidisciplinar para enfrentar os principais desafios de proteção ambiental, viabilidade da agricultura e produção sustentável.

“Peço a todos os envolvidos em pesquisa, consultoria e inovação agrícola que continuem a trabalhar em colaboração para fornecer aos agricultores, comunidades rurais e formuladores de políticas soluções sustentáveis ​​e ambientais de longo prazo para o sucesso e a viabilidade da agricultura, horticultura, silvicultura e produção de alimentos.

“É nossa ambição trabalhar juntos para garantir nosso sucesso”, disse o senador Boyhan.

Jornal do campo
Segundo o senador Victor Boyhan, os agricultores na Irlanda estão se sentindo “demonizados” após a divulgação dos relatórios de qualidade da água da Agência de Proteção Ambiental (EPA) que mostraram aumentos nos níveis de nitrogênio provenientes da agricultura. Ele visitou várias fazendas onde os agricultores estão preocupados com seu futuro, uma vez que podem precisar reduzir a aplicação de nitrogênio em suas terras, o que afetaria a renda e a viabilidade de suas operações. O senador pede uma análise equilibrada dos dados de qualidade da água, afirmando que outros fatores também devem ser considerados. Ele enfatiza que as perdas de nitrato na água são causadas por uma variedade de fatores e não estão apenas relacionadas ao tamanho do rebanho. Ele também alerta que qualquer redução na aplicação de nitrogênio exigida pela Comissão Europeia criaria desafios significativos para a indústria láctea irlandesa. O senador pede uma abordagem multidisciplinar para lidar com os desafios ambientais, a viabilidade da agricultura e a produção sustentável, e insta os envolvidos na pesquisa e inovação agrícola a trabalharem juntos para fornecer soluções sustentáveis ​​e ambientalmente amigáveis. Ele expressa sua ambição de garantir o sucesso do setor agrícola, hortícola, silvícola e de produção de alimentos na Irlanda.

Fonte
**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo**