O senador Carlos Fávaro (PSD-MT) será o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do governo Lula 3. Como noticiou o AGROemDIA no último dia 1º, o nome do parlamentar era o mais cotado para assuir a pasta. Neste sábado (24), veia a confirmação de que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva indicou Fávaro para o cargo.
Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, a escolha ocorreu após a resolução de um problema político, envolvendo a suplente de Fávaro Margareth Buzetti (PP/MT). Ela apoiou a campanha à reeleição de Jair Bolsonaro, mas agora deixou o PP, se filou ao PSD e se afastou do bolsonarismo.
Isso abriu o caminha para a indicação do senador mato-grossense, que deverá nomear o deputado Neri Geller (PP-MT) como secretário executivo do Mapa.
Fávaro é reconhecido pelo trabalho que desempenhou quando presidiu a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT) e foi um dos fundados de Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
Caberá a Fávaro construir pontes entre o novo governo e o agronegócio, um dos setores mais exitosos da economia brasileira e que apoiou majoritariamente Bolsonaro nas eleições deste ano.