#sou agro | O Seminário Agricultura, ciência e comunicação estratégica, “construindo o diálogo com a sociedade” acontece no dia 14 de março, terça-feira, das 8h30 às 17h, em um on-line .
É organizado pelo Fórum do Futuro e pela Embrapa e o acesso é gratuito e pode ser acessado pelo canal da Embrapa no YouTube. O evento é destinado a comunicadores, gestores e dirigentes de instituições voltadas para a agricultura, ciência e agências de fomento; pesquisador, professores de comunicação e alunos de disciplinas ativas e áreas de ciências sociais e agrícolas.
Os trabalhos foram divididos em quatro painéis que vão tratar da economia do conhecimento, comunicação estratégica, acesso ao conhecimento e protagonismo das ciências tropicais.
Logo após a abertura do Seminário, a pesquisadora e professora da Fiocruz, Inesita Araújo, falará sobre o desenvolvimento do programa de pós-graduação em informação e comunicação em saúde da instituição.
Em seguida, tem início o primeiro painel, a ser apresentado pelo pesquisador da Embrapa Antonio Heberlê, que falará sobre a dinâmica e os desafios dos processos de inovação em espaços científicos e tecnológicos no âmbito social, econômico e cultural.
O foco está na troca e comunicação social, valorizando o capital simbólico, as pessoas, suas habilidades e recursos de competência estratégica. Os debatedores serão o professor Antonio Fausto Neto, da Unisinos, e a representante dos empregados no Consad da Embrapa, Selma Beltrão.
O segundo painel trata da comunicação estratégica em pesquisa e extensão universitária na área de desenvolvimento regional e será apresentado pela professora da Universidade de Santa Cruz do Sul, Ângela Felippi.
O professor falará sobre comunicação, entendida como relações sociais intermediadas pela linguagem, locus de produção de sentido sobre a realidade, que se torna estratégica quando organizada para um fim específico. Os jornalistas da Embrapa Jorge Duarte (Sede) e Adilson Nóbrega (Embrapa Caprinos e Ovinos) acompanharam os debates.
Na tarde do dia 14, acontecerá o terceiro painel, sobre cidadania e democratização do acesso ao conhecimento. O jornalista Fernando Barros, Diretor de Comunicação Estratégica do Fórum do Futuro, falará sobre o distanciamento entre ciência e sociedade, que se aprofundou porque a primeira é naturalmente complexa e insiste em utilizar um modelo informacional de entendimento restrito a quem afeta e entende dados complexos .
A participação no evento é gratuita e independe de inscrição prévia. O Seminário será transmitido no canal da Embrapa no YouTube e basta abrir o link na hora do evento, dia 14 de março, a partir das 8h30.
agenda está disponível aqui .
(Com EMBRAPA)
(Emanuely/Sou Agro)


