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Semana Internacional do Café celebra sua 10ª edição com foco em…

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Considerado um dos mais importantes eventos da produção cafeeira mundial, o SIC acontecerá em formato 100% presencial, conectando produtores e empresas às necessidades mais atuais do mercado e compradores nacionais e internacionais.

Cafeicultores, profissionais, torrefadores, cafeterias e compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de fazer uma nova jornada imersiva pelo cenário atual da produção brasileira de café. A Semana Internacional do Café (SIC) 2022 acontecerá entre os dias 16 e 18 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG). Este ano, a SIC comemora sua 10ª edição, como um dos maiores eventos globais do setor e o principal polo de conexão, atualização, conhecimento, oportunidades de negócios, lançamentos de produtos e novas tendências de consumo de bebidas no Brasil, com o tema “Cafés do Brasil : avanços alcançados e desafios para os próximos 10 anos”.

Para Antônio Pitangui de Salvo, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Sistema Faemg), o evento se consolidou como uma das maiores feiras do mundo e o maior encontro cafeeiro do Brasil. Chegamos à décima edição comemorando essa evolução e com muita vontade de continuar oferecendo uma programação diversificada, com uma rica troca de conhecimento que conecta, gera oportunidades e dá acesso a mercados e negócios a toda a cadeia produtiva. Minas Gerais é o maior produtor de café do país, e a SIC integra nosso estado ao mercado nacional e internacional”.

“Chegamos ao décimo ano do evento que tem atuado na mobilização do mercado nacional e pretendemos, nesta edição, trazer um panorama de todas as conquistas realizadas neste período, discutir o contexto atual e o futuro do setor, reforçando o papel brasileiro na produção, exportação e consumo de café. Muitas empresas ganharam destaque na feira e hoje são referências em suas áreas”, acrescenta Caio Alonso Fontes, diretor de planejamento da Café Editora, uma das diretorias da SIC, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais ( Sistema Faemg) e Sebrae Minas.

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Para isso, o evento – que teve sua primeira edição em 2013, em Belo Horizonte, capital do estado que é o maior produtor de café do país, em comemoração aos 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC) – reforçará ainda mais a promoção aos negócios e networking, com exposição da marca, promoção de encontros, encontros e cursos, além de oferecer aos visitantes uma extensa grade de conteúdo organizada em três pilares: agronegócio, lanchonete e marketing. Entre os temas disponíveis ao longo dos três dias, será possível conferir apresentações sobre inteligência de mercado, cafeicultura sustentável e futuro do café, destacando as oportunidades para novas gerações de produtores, entre outros. Para a abertura, está confirmada a palestra “Macro e microprojeções da economia”, com Eduardo Giannetti, um dos principais economistas do país.

Para Thales Almeida Pereira Fernandes, secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, a SIC é um evento estratégico e o espaço ideal para toda a cadeia produtiva refletir sobre os próximos passos da produção cafeeira. “O café é o carro-chefe das exportações agrícolas do estado, reconhecido internacionalmente como o maior produtor mundial, mas nosso desafio é ir além. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura e suas afiliadas (Emater-MG, Epamig e Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA), vem apoiando o produtor a investir na produção de cafés especiais, que possuem preços diferenciados no mercado e demanda crescente. O desafio para os próximos anos é dar as condições necessárias para que cada vez mais cafeicultores sejam incluídos nesse segmento produtivo de valor agregado, que rentabilize o produtor e faça com que seu filho queira permanecer no campo e continuar a atividade. E a Semana Internacional do Café cumpre esse papel ao colocar os produtores em contato com novas tecnologias de plantio, colheita e preparo da bebida, além de aproximar o setor produtivo do mercado”.

Parceiro desde a primeira edição, o Sebrae Minas, instituição que promove o empreendedorismo nacional, tem contribuído para a promoção do SIC. Segundo Roberto Simões, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, o evento é uma vitrine de tendências e reforça o status do Brasil como o maior produtor de café do mundo. Dez anos após sua criação, madura e consolidada entre os principais eventos mundiais, a SIC entrou definitivamente na agenda de todos os envolvidos com o café. E o Sebrae Minas tem orgulho de fazer parte dessa história. Esta edição não será diferente. O evento terá uma programação especial que visa alinhar o setor com as tendências mundiais e para quem busca orientação técnica e gerencial, novas tecnologias, além de um ambiente propício para bons negócios.”

Neste sentido, as atrações de sucesso da SIC também regressam com força. O evento sediará mais uma vez o concurso Café do Ano, prêmio que reúne os melhores cafés nacionais na avaliação de especialistas certificados pelo Coffee Quality Institute (CQI), compradores e público, capacitando empresários, produtores, torrefadores, baristas , classificadores, traders e especialistas para conhecer em primeira mão os principais resultados e novidades da safra 2022.

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Outros espaços conhecidos e celebrados pelos visitantes também ocuparão o pavilhão do Expominas, como a Cafeteria Modelo, que simula uma loja para a realização de oficinas gratuitas sobre gestão e exemplos de negócios, tipos de produtos e tecnologias de comercialização da bebida; o Torra Experience, em que especialistas apresentam suas habilidades e dicas de torra em cursos; e o IWCA Brasil Women’s Meeting (International Women’s Coffee Alliance), com palestras proferidas por mulheres que atuam no setor.

Reforçando o panorama de negócios e oportunidades para compradores e expositores, a área de exposição contará com estandes de marcas que são referências no mercado, como Nespresso, Nescafé, Grupo 3 Corações, Melitta, cooperativas, médias e pequenas empresas e também aquelas que estão iniciando sua jornada no mercado e poderão ser conhecidos no Espaço Village. Esses são apenas alguns exemplos do que está planejado para a jornada do público, que cresce a cada ano.

Com números crescentes, o evento passou de 13 mil visitantes em 2013 para 23 mil profissionais qualificados e faturamento de R$ 50 milhões na última edição presencial, além de ter experimentado as versões virtual e híbrida, em 2020 e 2021, respectivamente. , devido à pandemia.

“O mercado está aquecido, mas não apenas em termos de produção ou volume de negócios. Há uma grande busca por entender o cenário nacional e global, bem como os recursos disponíveis para atender a agenda sustentável, gerar emprego e renda com as cooperativas e todo o ecossistema que é cada vez mais amplo que o café. A SIC conecta pessoas e empresas de forma estratégica, otimizando encontros entre quem produz e quem distribui que de outra forma não aconteceria ou levaria mais tempo”, finaliza Fontes.

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A acreditação está disponível em https://semanainternacionaldocafe.com.br/onde também pode consultar o calendário da 10ª edição da SIC.



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