Semana começa com atuação de frente fria

Semana começa com atuação de frente fria

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Esta segunda-feira, a influência de uma frente fria ainda afeta o tempo em zonas do sul do país, provocando chuva em setores da zona mais central da região.

Essa mesma frente fria afeta o padrão de vento em áreas do centro-oeste e na metade oeste da região norte, o que também resulta na possibilidade de algumas chuvas irregulares e pontuais em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A predominância ainda é da massa de ar seco em grande parte do país, avançando para áreas mais ao norte na região nordeste, como no centro do Maranhão e Piauí.

Algumas chuvas podem ocorrer em Sealba, dependendo dos ventos oceânicos. Assim como algumas instabilidades fracas e pontuais devem aparecer no nordeste de Minas Gerais.

A madrugada segue com temperaturas mais amenas no centro e leste do Brasil, mas a massa de ar frio já perdeu boa parte da intensidade. À tarde, o calor é forte e os níveis de umidade podem atingir níveis críticos no sul do MATOPIBA, Goiás e Minas Gerais.

Veja o mapa e a previsão por região abaixo:

região norte
Nesta segunda-feira, a expectativa é de que as chuvas se intensifiquem no extremo Norte, principalmente no Amapá, onde os volumes de precipitação devem variar entre 30 e 50 mm. A influência de uma frente fria ao sul do país deve provocar uma mudança nos ventos, gerando instabilidades que se espalham por quase toda a região. Por outro lado, porém, Tocantins e sudeste do Pará terão clima mais seco. É importante ressaltar que no sul do Tocantins, os agricultores devem ficar atentos aos baixos níveis de umidade, que podem prejudicar a produção agrícola.

Região Nordeste
As instabilidades na região Nordeste estão perdendo força, inclusive no norte da região. No entanto, os ventos oceânicos continuam trazendo umidade para a costa leste, levando à formação de chuvas nesta área. Volumes entre 5 a 15 mm são esperados no período, principalmente nas áreas SEALBA. Enquanto isso, uma massa de ar seco avança em direção ao centro do Maranhão e do Piauí, trazendo consigo baixos níveis de umidade. Na Bahia, a madrugada tem temperaturas mais baixas, principalmente nas áreas mais centrais. Mas a forte presença do sol, garante um rápido aquecimento e calor à tarde.

região centro-oeste
Um corredor de umidade tem se mostrado um pouco mais ativo devido a uma frente fria no sul do país, permitindo a ocorrência de chuvas isoladas e pontuais, principalmente entre o norte e oeste de Mato Grosso, bem como no oeste e sul do Mato Grosso do Sul. Sul. A madrugada terá temperaturas mais baixas no leste de Goiás e no Distrito Federal, mas a forte presença do sol garante rápido aquecimento ao longo do dia. É importante observar que os níveis de umidade podem cair para cerca de 20% em áreas ao norte de Goiás, o que exige atenção às atividades agrícolas. Na capital do Mato Grosso, Cuiabá, as temperaturas podem chegar perto de 34°C, indicando uma grande amplitude térmica.

região sudeste
A previsão do tempo para a região Sudeste indica o predomínio de uma massa de ar seco, porém, podemos esperar chuvas isoladas e pontuais em algumas áreas do litoral. No início da manhã, as temperaturas são ainda mais amenas, principalmente no sul de Minas Gerais, apesar de a massa de ar frio estar perdendo bastante intensidade. Em São Paulo e na metade oeste de Minas Gerais, o tempo segue claro. Porém, no noroeste de Minas Gerais, assim como em Januária, faz calor (marcas acima de 33°C) com baixos índices de umidade.

zona sul
A presença da frente fria ainda mantém algumas condições pluviométricas na região que se estende do sul do Paraná ao norte do Rio Grande do Sul. No entanto, espera-se que as instabilidades sejam bastante irregulares, sem indicação de volumes muito expressivos. A madrugada desta segunda-feira será mais quente, se comparada aos dias anteriores, devido à presença de uma massa de ar quente e úmido vinda da região amazônica. Ao longo do dia, a expectativa é de grande variação de nebulosidade em quase toda a região sul, exceto no norte do Paraná, onde o sol vai predominar.

Boletim elaborado pela equipe Agrotempo*



Agrolink