Durante a live realizada nesta terça, Rodrigues ainda foi enfático ao dizer que a Amazônia é desmatada por bandidos, não por fazendeiros
Devemos acabar com a fome no mundo!
“Não há paz onde há fome, e se acabarmos com a fome mundial, seremos campeões mundiais da paz”. Essas foram algumas das palavras do agrônomo Roberto Rodrigues, entrevistado esta semana no podcast Comunicação Rural. Professor Emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Embaixador Especial da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Rodrigues é um dos mais respeitados Ministros da Agricultura que o Brasil já teve.
No início da entrevista, conduzida pelos jornalistas Bruno Faustino, Vicente Delgado e Divino Onaldo, Rodrigues contou como se tornou ministro durante o primeiro mandato do presidente Lula. “Quando o Lula me convidou, eu disse que não podia ser ministro, porque votei no Serra. Ele me disse: ‘acabou a eleição, e não estou pedindo seu voto, estou pedindo que você seja meu ministro. Eu quero que você defenda seu país na agricultura’, e eu aceitei”, disse Rodrigues, que teve que manter o convite em segredo até mesmo da esposa por 18 dias.
Em outro trecho da entrevista, o professor Roberto Rodrigues falou sobre os números expressivos do agronegócio brasileiro. “De 1990 até hoje, a área plantada com grãos no Brasil cresceu mais de 100%, e a produção de grãos cresceu 447%. A produção de frango cresceu 523%. Isso foi gerado pela tecnologia”, assegurou.
Brasil é protagonista em Segurança Alimentar, Energética e Climática
Ele listou a segurança alimentar, a segurança energética e as mudanças climáticas como desafios para o mundo. “Um país sem alimentos não tem estabilidade social e política.”, enfatizou. Rodrigues também falou sobre o desmatamento ilegal. “Existem criminosos que desmatam ilegalmente a Amazônia. O fazendeiro não faz isso, porque se for pego, vai preso”, enfatizou.
O podcast Comunicação Rural é produzido pelos jornalistas Vicente Delgado, do Portal Agronews, de Mato Grosso; Fred Wakin, do Portal do Agronegócio, de Minas Gerais; Julio Huber e Bruno Faustino, da Revista Negócios Rural, do Espírito Santo e Divino Onaldo, do Podcast Agro e Prosa, de Goiás.
Para assistir a entrevista completa com Roberto Rodrigues, na qual ele falou sobre esses e outros assuntos, é só apertar o play abaixo. Aproveite e siga o Canal de Comunicação Rural no Youtubepara não perder as próximas entrevistas semanais.
Siga as redes sociais
YouTube: www.youtube.com/@ComunicacaoRural
Instagram: @comunicacao_rural
Por Julio Huber – Revista Negócios Rurais
AGRONEWS® é informação para quem produz