Em um cenário de rápida agitação na agricultura, mercados de commodities voláteis, aumento dos custos de insumos e demandas para mitigar o impacto das mudanças climáticas, os agricultores que participaram da reunião do Longford Lamb Producers’ Group em Co. Westmeath na quinta-feira (4 de agosto) foram instados a priorizar seus saúde e bem-estar para aumentar a resiliência.
“Os agricultores estão experimentando um nível de incerteza e agitação na agricultura que nunca vimos antes”, disse Laura Tully, enfermeira e fundadora da intervenção de estilo de vida ‘Fit Farmers’.
Laura ofereceu um workshop de promoção da saúde para os membros do grupo que participaram da noite aberta na fazenda de Tommy, Patricia e Noel Claffey em Ballinagore.
Ela destacou que a sociedade foi fraturada por uma sucessão de eventos, incluindo a pandemia de Covid-19; Brexit; a guerra na Ucrânia; e a crise do custo de vida. A agitação resultante está cobrando seu preço, ela alertou.
Efeito na saúde mental
“A mudança contínua está tendo um enorme efeito na saúde mental e nos níveis de resiliência, principalmente em fazendas onde os custos de fertilizantes, ração, combustível e outros insumos importantes dispararam”, disse ela.
“Esses estressores podem ter um impacto negativo na saúde mental e física dos agricultores ao longo do tempo.”
Laura enfatizou a importância do movimento; Alimentação saudável; sono e controle do estresse para o bem-estar dos agricultores.
Quando se trata de alimentação saudável para os agricultores, Laura recomenda fazer trocas simples como mais vegetais, saladas e frutas diariamente; limitar a ingestão de alto teor de gordura, açúcar e sal; adotando melhor controle de porções e evitando alimentos processados ou pré-embalados.
Os agricultores também são incentivados a considerar seu estado de hidratação e a beber oito copos pequenos de água diariamente para aumentar a hidratação, energia e digestão.
Para benefícios à saúde, Laura disse que os agricultores devem aumentar sua atividade aeróbica fora do trabalho para pelo menos 30 minutos por dia de atividade de intensidade moderada, cinco dias por semana e focar no fortalecimento muscular, flexibilidade e equilíbrio três vezes por semana.
Exercício fora da fazenda
Os agricultores, disse Laura, tornaram-se mais sedentários ao longo dos anos.
“Máquinas e outros veículos agora ajudam muito no trabalho físico e os agricultores tendem a passar muito mais tempo sentados, geralmente à noite, sentados por longos períodos em frente à TV ou em um telefone ou dispositivo”, disse ela.
Laura disse ao grupo que ‘sentar é considerado o novo fumo‘ quando se trata de implicações para a saúde.
“O tempo de TV tem sido associado a um aumento no diabetes tipo 2, doenças cardíacas e escolhas alimentares pouco saudáveis. Então, esconda esse controle remoto e não tenha outra opção a não ser se mover mais durante o tempo de TV”, disse ela.
‘A mentora do movimento’, como é conhecida nas redes sociais, incentiva os agricultores a combater os impactos nocivos de se sentar movendo-se mais e persuadiu todos os presentes na noite a prometerem mover seus corpos a cada hora que estiverem acordados.
Os agricultores foram informados de que os músculos são as fábricas de energia do corpo, controlando a liberação de hormônios e produtos químicos no corpo.
Os participantes foram aconselhados a realizar treinamento de força como um anti-inflamatório natural e antídoto para a perda de massa muscular relacionada à idade. Eles também foram lembrados de que não precisam ir a uma academia cara ou se vestir bem para treinar. Laura orientou o grupo em alguns exercícios que podem ser feitos na fazenda ou em casa.
dorme
Ela acredita firmemente que o sono é um superpoder quando se trata de saúde, segurança e bem-estar e explicou que mesmo a privação de sono de curto prazo pode ter um impacto negativo significativo na saúde e no bem-estar.
Os agricultores foram solicitados a considerar até que ponto eles esticam o elástico da privação do sono e o papel que a fadiga do agricultor desempenha no perfil de saúde pessoal dos agricultores, lesões e acidentes na fazenda.
“A pesquisa está mostrando que, mesmo com dias de recuperação, os efeitos do débito de sono permanecem, incluindo aumento da probabilidade de se envolver em um acidente de trânsito, baixo desempenho no trabalho e diminuição da função cognitiva”, disse Laura.
Estudos, ela disse, mostraram que quanto mais curto o sono, menor a expectativa de vida. Ela explicou como é fácil ficar preso em um ciclo de estresse/sono, onde a falta de sono aumenta o cortisol e pode, por sua vez, interferir na nossa capacidade de dormir.
Os agricultores foram avisados de que não é possível dormir em banco deitando nos fins de semana e incentivados a priorizar entre sete e nove horas de sono por noite.
Laura compartilhou suas principais dicas para melhorar o sono e os agricultores falaram sobre seu plano de ‘higiene do sono para agricultores’ para promover um bom sono.
“Hoje em dia, as notícias parecem estar em toda parte. As pessoas podem ser atualizadas sobre os últimos desenvolvimentos no mundo durante todo o dia e sete dias por semana. As notícias não são recebidas apenas pela televisão, jornais e pela cobertura de notícias online, mas também pelas redes sociais”, disse ela.
“Mesmo as pessoas que não seguem atualizações regulares de notícias ainda podem ser confrontadas por eventos de notícias por meio das pessoas que seguem nas mídias sociais.
“Aconselho os agricultores com quem trabalho a racionar ou controlar sua exposição a más notícias. Peço aos agricultores que considerem o que estão assistindo antes de dormir, por exemplo, notícias, tristeza, trauma e peço que considerem se isso é realmente o que seu cérebro precisa antes de tentar dormir ou relaxar?”
saúde mental
Os agricultores também foram lembrados dos papéis saudáveis da atividade física adequada e da alimentação no aumento da resiliência, energia, motivação e promoção do controle do estresse.
Eles foram incentivados a entrar em contato e se envolver com suportes adicionais disponíveis para eles e a enviar uma mensagem de texto anonimamente ‘olá’ para 50808, um serviço de mensagens gratuito 24 horas por dia, 7 dias por semana, que fornece tudo, desde um bate-papo relaxante até suporte imediato.
Laura forneceu informações de sinalização, uma série de folhetos de promoção da saúde e conselhos individuais para aqueles que desejavam falar em sigilo. Muitos agricultores expressaram seu interesse em realizar um programa ‘Fit Farmers’ com ela no inverno.
Laura fornece a intervenção de estilo de vida de promoção da saúde ‘Fit Farmers’ aos agricultores desde 2019, com o objetivo de melhorar a nutrição, a força e o bem-estar dos agricultores irlandeses. O programa geralmente é entregue localmente aos agricultores por meio de uma série de workshops e exercícios conduzidos por especialistas durante um período de seis semanas.
Até o momento, apoiados pela Roscommon Sports Partnership, 111 agricultores realizaram o programa de Laura com excelentes resultados em termos de perda de peso, aumento da força, melhora da aptidão cardiovascular, aumento da atividade física, bem como ganhos positivos na saúde mental e social.
‘Fit Farmers’ essencialmente dá aos agricultores o kit de ferramentas de que precisam para cuidar de sua própria saúde e bem-estar, disse Laura. Ela mantém a entrega simples e direta e usa uma base de evidências confiável para transmitir informações de saúde de maneira prática.
Desde mostrar aos agricultores os tamanhos de porções e pratos recomendados e ajudá-los a entender seu colesterol e pressão arterial, até levá-los em caminhadas em sua localidade, Laura equipa e capacita os participantes a fazer trocas saudáveis, abraçar a atividade física e sustentar mudanças e melhorias em sua própria saúde em o futuro.
Alguns agricultores tiveram pressão alta não detectada e tratada durante o programa, que é essencialmente uma intervenção que salva vidas, disse Laura.