Revitalização da PRC-280 é inaugurada na região Sudoeste do estado

Revitalização da PRC-280 é inaugurada na região Sudoeste do estado

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#sou agro | Uma das obras mais aguardadas da região Sudoeste foi inaugurada nesta quinta-feira (30): a revitalização da RPC-280, entre Palmas e a BR-153.

A rodovia, que é um dos principais corredores logísticos das regiões Sudoeste e Sul do Paraná, teve 59,55 quilômetros restaurados no trecho que vai de Palmas ao trevo Novo Horizonte, em General Carneiro, no acesso a Santa Catarina. Elas foram inteiramente feitas com pavimento de concreto rígido, técnica conhecida como whitetopping, inédita em rodovias estaduais paranaenses.

O Governo do Estado investiu R$ 107 milhões na obra por meio do Avança Paraná, programa que utiliza recursos financiados pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, com o objetivo de solucionar definitivamente uma demanda de décadas da população, que sofreu com acidentes e prejuízos . por causa dos buracos e da má qualidade da velha pista.

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“É um dia de muita alegria para Palmas e todo o Sudoeste. A PRC-280 era a pior rodovia do Paraná, a que mais acidentava, e assumi um compromisso com a região para resolver definitivamente essa questão”, disse o governador. “Além disso, o setor produtivo precisa de uma rodovia eficiente para crescer. É um modelo de pavimentação de concreto com o dobro de durabilidade, criando um novo corredor logístico para atender o Sudoeste. É um trabalho que começou e terminou pontualmente e temos muito orgulho disso”.

Segundo Ratinho Junior, o modelo tem chamado a atenção de outros estados. “Esta rodovia tornou-se uma referência para o país por sua inovação. Recebemos delegações de Minas Gerais e do Rio de Janeiro interessadas em conhecer a modelagem, o maquinário e a tecnologia utilizada. Estamos exportando inovação”, destacou.

No início deste mês, ele também anunciou o continuação da revitalização na PRC-280. O segundo lote de restauração receberá investimento adicional de R$ 187 milhões e a pavimentação também será feita na técnica whitetopping, em um trecho de aproximadamente 40 quilômetros entre Palmas e a cidade de Cleveland. Com isso, serão 100 quilômetros de concreto no local. “Nossa meta é chegar a Pato Branco, abrangendo todo o sudoeste do estado”, disse.

Para o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti, além de atender a uma demanda da população, o projeto é inovador e um dos poucos do país a utilizar tecnologia. “Não só resolvemos o problema com o PRC-280, mas com uma inovação: o whitetopping. No Brasil inteiro são apenas 300 quilômetros com essa tecnologia e agora, destes, 60 quilômetros estão no Paraná, podendo chegar a 100 muito em breve. O governo não pensou apenas nessa gestão, mas no futuro. É o único estado com pavimentação whitetopping feita em pista única”, disse.

Segundo o secretário de Planejamento, Guto Silva, com a revitalização da PR-280, um novo capítulo se inicia. “Todo o setor produtivo e os moradores do Sudoeste pediam essa mudança e com muito esforço garantimos uma rodovia para as próximas décadas. Este é um dos investimentos mais icônicos da nossa história”, afirmou.

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Segundo o prefeito de Palmas, Doutor Kosmos, a revitalização vai potencializar o desenvolvimento do município que lidera a produção de maçã no estado. “A melhoria dessa estrada foi fundamental e agora teremos a chance de impulsionar o PIB do Sudoeste. Estamos muito felizes”, comemorou.

A prefeita de Cleveland, Rafaela Losi, já comemorou a segunda etapa das obras. “É a primeira vez em 45 anos que um grande investimento cobre toda a região. A continuidade desse trabalho trará benefícios imensuráveis ​​ao Paraná”, afirmou.

MELHORIAS

A rodovia recebe tráfego intenso com cargas pesadas e, por isso, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) optou pela técnica de whitetopping, na qual o pavimento asfáltico existente é adaptado para servir de base para um novo pavimento de concreto rígido. , muito mais resistentes ao tráfego de veículos pesados ​​que circulam no trecho. Na revitalização da PRC-280, foram lançados 22 centímetros de concreto sobre o pavimento existente.

Segundo a diretora técnica do DER, Janice Soares, é mais econômico e tem vida útil superior a 20 anos. “Foi uma escolha técnica, tendo em conta que o trânsito é muito intenso e a estrada estava muito degradada. O concreto custa menos para manter e dura mais tempo”, disse ela. “Temos um histórico de pavimentação de 60 anos, podendo chegar a 100 anos. Quanto mais o tempo passa, mais forte o concreto se torna. Se mantido e usado corretamente, terá uma vida útil muito longa”, acrescentou.

Traders da região já relataram melhoras significativas no trecho. Pedro Henrique, dono de um posto de gasolina na rodovia, conta que nos últimos anos a via estava intransitável, mas que agora está bem melhor e aumentou o movimento na região. “Foram muitos buracos e, com isso, muitos acidentes, carros e caminhões quebrados. O ombro estava muito ruim”, disse ele. “Muitos desviaram daqui, pegaram outros caminhos por causa da estrada ruim e agora com certeza vão voltar por aqui”.

Segundo Mauricio Size, comerciante da região que utilizava a rodovia para transportar cargas entre Palmas e General Carneiro, as condições da via atrapalhavam o funcionamento. Ele também trabalhou em uma borracharia e conta que por muitos anos ajudou inúmeras pessoas na estrada. Com a revitalização, segundo ele, há mais segurança para trafegar nas estradas. “Mudou muito, as pessoas viajam mais tranquilas. Agora, muitas pessoas vêm para cá por causa da estrada. Beneficiou o comércio, os postos de gasolina, tem muita gente frequentando”, disse.

O caminhoneiro Orlei de Souza, que utiliza a via pelo menos uma vez por semana, disse que se sente mais seguro para trabalhar. “Trouxe muito mais tranquilidade. Com esse concreto a gente pode andar mais à noite, já que antes não podíamos porque era perigoso, nem tínhamos condições de dirigir. O atendimento depende muito da via e com a reforma ficou 100%”, declarou.

(Com AEN)

(Emanuely/Sou Agro)



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