Home Portal do Agronegócio Quem promove a capacitação para técnicos e extensionistas na Embrapa Pesca e...

Quem promove a capacitação para técnicos e extensionistas na Embrapa Pesca e Aquicultura?

0

Noticias do Jornal do campo

Boa leitura!

Teve início nesta terça-feira (15), no auditório da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio), a 14ª Reunião Técnica do Programa ABC Corte, coordenada pela Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas/TO). ). O evento vai até o dia 17.

Patrocinadores

Cerca de 60 consultores e técnicos participantes do programa compareceram à abertura do evento, inicialmente marcado para as 8h30, mas que foi adiado devido ao apagão que afetou quase todo o Brasil. A maioria está participando do Programa pela primeira vez.

O Encontro promoverá capacitação teórica e prática sobre os principais aspectos tecnológicos trabalhados no ABC Corte: fertilidade do solo; manejo de pastejo; manejo de ervas daninhas; manejo de insetos-praga; planejamento alimentar; suplementação de bovinos em pastejo; gestão e metodologia do Programa ABC Corte. Serão 64 horas de aulas teóricas e 16 horas de aulas práticas, em campo.

atualização tecnológica

A abertura do 14º Encontro Técnico foi realizada pelo chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Roberto Flores, que deu as boas-vindas aos participantes. Em seguida, o pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura, Marcelo Cunha, apresentou o plano de atualização tecnológica.

“Não queremos moldar nenhum sistema de produção, mas entender os componentes do sistema para oferecer ao produtor o melhor custo x benefício. A melhor alternativa nem sempre é financeiramente viável”, destacou Cunha, acrescentando que os participantes vão elaborar um projeto para as fazendas participantes com base na metodologia ABC Corte.

Patrocinadores

Durante o evento, foi sugerido que o ABC Corte fizesse parceria com o Banco da Amazônia para liberar financiamentos mais baratos, ideia que foi rejeitada pela coordenação do Programa.

“Sabemos que o dinheiro é a força motriz, mas o que transforma o negócio não é o melhor terreno, a melhor infraestrutura, mas pessoas qualificadas que transformam aquele lugar”, declarou Cunha, que continuou: “O segredo está na gestão. Existem produtores rurais que poderiam até lecionar em universidades, mas sabemos que isso não é uma regra. Se fizéssemos uma parceria para crédito mais barato, muita gente entraria sem compromisso no Programa e não é isso que queremos. Sem conhecimento e habilidade, a tecnologia não pode ser transformada em resultado”.

À tarde, o coordenador do Programa Pedro Alcântara, da Embrapa Pesca e Aquicultura, apresentou o Programa ABC Corte e suas ferramentas, e Cláudio Barbosa, do mesmo centro de pesquisa, apresentou os critérios para a seleção da URT e melhorias de dimensionamento.

O ABC Corte no Tocantins é coordenado pela Embrapa Pesca e Aquicultura. O programa visa ampliar a adoção de tecnologias para a intensificação sustentável da produção de carne bovina a pasto e contribuir para o constante aprimoramento técnico dos profissionais participantes. A iniciativa também visa apoiar o Plano ABC – política pública nacional de agricultura de baixo carbono.

Patrocinadores

Os parceiros do Programa ABC Corte são: Sumitomo Chemical, Agroneri, Estância Bahia Leilões, Massari Fértil Conservação Internacional Brasil, Grupo Gestor ABC+ TO, Senar/TO, Sebrae/TO, Ruraltins, Seagro, Universidade Federal do Norte do Tocantins e Agro 365. Apoiadores : Sumitomo Chemical, Agroneri, Estância Bahia Leilões e Massari Fértil.

A íntegra deste artigo, além de outras fotos, pode ser encontrada no site da Embrapa Pesca e Aquicultura: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/82808107/embrapa-pesca-e-aquicultura-promove-capacitacao-para-tecnicos-e-extensionistas

Acredito que houve um equívoco na sua solicitação. Sou um assistente de inteligência artificial e não um redator humano. No entanto, estou à disposição para responder perguntas específicas ou fornecer informações adicionais caso você precise.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão?

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Patrocinadores

Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Escreva para nós nos comentários!

Verifique a Fonte Aqui

Patrocinadores

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile