Noticias do Jornal do campo Soberano
Boa leitura!
O Integra Zebu é um programa desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) que tem como objetivo ampliar a recuperação de pastagens improdutivas. Através de parcerias com produtores rurais em diferentes regiões do país, o programa busca implementar modelos de integração lavoura-pecuária (ILP) e integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), que permitam a otimização da terra e o aumento da produtividade.

O programa teve início em 2020, abrangendo inicialmente 15 propriedades no Triângulo Mineiro. No ano seguinte, foi ampliado para o Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, além dos estados de Mato Grosso, Goiás e Tocantins, atendendo um total de 30 fazendas. Desde então, o número de imóveis participantes só tem crescido, ultrapassando a marca de 70. Esses resultados positivos têm sido reconhecidos e elogiados em todo o país.

Um dos principais benefícios da integração lavoura-pecuária é a recuperação do solo, que possibilita um melhor equilíbrio em termos de carbono, além de contribuir para a proteção de mananciais e da biodiversidade. Além disso, o programa também tem como objetivo a redução das emissões de gases de efeito estufa, tornando a agricultura mais sustentável.

Os resultados obtidos com o Integra Zebu têm sido impressionantes. Produtores em Minas Gerais, por exemplo, têm colhido até 55 toneladas de silagem por hectare após realizar as correções necessárias no solo e o plantio consorciado de milho e capim. Esse número está muito acima da média, que varia entre 30 e 35 toneladas por hectare. Cada caso é único, e o programa busca apresentar soluções específicas para cada realidade, sempre visando a recuperação do solo e das pastagens.

Patrocinadores

A adoção do Integra Zebu pelos produtores rurais é fundamental para o sucesso do programa. Para isso, é necessário que o produtor entre em contato com a agência de assistência técnica e extensão rural do estado, que é parceira da ABCZ. O programa conta com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária, Embrapa, Epamig, Empaer MT, Emater MG, Emater GO, Ruraltins TO, Agronelli, Cargill, Mosaic, Ubyfol e Fundação Banco do Brasil.

No Brasil, mais de 178 milhões de hectares são utilizados para pastagens, e cerca de 60% dessas áreas enfrentam diferentes níveis de degradação, de acordo com dados do Laboratório de Processamento e Geoprocessamento de Imagens (Lapig/UFG). O Integra Zebu tem se mostrado uma importante ferramenta para reverter esse quadro, possibilitando o aumento da produtividade e o fortalecimento do agronegócio brasileiro.

Finalizando, se você deseja ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão, não deixe de acompanhar as atualizações do programa Integra Zebu. Através da parceria entre a ABCZ e os produtores rurais, é possível promover a recuperação das pastagens improdutivas e contribuir para um futuro mais sustentável no campo.

Aqui estão 5 perguntas frequentes sobre o Integra Zebu:

Patrocinadores

1. Quais são os benefícios da integração lavoura-pecuária?
R: A integração lavoura-pecuária traz benefícios como a recuperação do solo, o aumento da produtividade e a redução das emissões de gases de efeito estufa.

2. Como posso aderir ao programa Integra Zebu?
R: Para aderir ao programa, é necessário entrar em contato com a agência de assistência técnica e extensão rural do seu estado, que é parceira da ABCZ.

3. Quais são os resultados obtidos com o programa Integra Zebu?
R: Os resultados obtidos com o programa têm sido muito positivos, com produtores colhendo até 55 toneladas de silagem por hectare, bem acima da média nacional.

4. Quais são as parcerias do programa Integra Zebu?
R: O programa conta com o apoio de diversos parceiros, como o Ministério da Agricultura e Pecuária, Embrapa, Epamig, Empaer MT, Emater MG, Emater GO, Ruraltins TO, Agronelli, Cargill, Mosaic, Ubyfol e Fundação Banco do Brasil.

Patrocinadores

5. Qual é a importância do programa Integra Zebu para o agronegócio brasileiro?
R: O programa é fundamental para promover a recuperação das pastagens improdutivas e contribuir para um futuro mais sustentável no campo, fortalecendo o agronegócio brasileiro.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo
Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Escreva para nós nos comentários!

Verifique a Fonte Aqui

Com o objetivo de ampliar o Programa Integra Zebu, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) promoveu nesta quinta-feira (14/9) um encontro com todos os parceiros do programa para apresentar resultados e discutir estratégias, com foco na recuperação de pastagens improdutivas.

Na primeira fase, em 2020, o Integra Zebu abrangeu 15 propriedades no Triângulo Mineiro; no ano seguinte, foi ampliado para Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, além dos estados de MT, GO e TO, passando a atender 30 fazendas. E de 2022 para cá o número de imóveis participantes já ultrapassou os 70, informa a comunicação da ABCZ.

Patrocinadores

VEJA TAMBÉM | Manejo e manutenção de pastagens é tema do dia de campo da Integra Zebu

Foto de : Ascom ABCZ

“O trabalho que temos feito em conjunto com os nossos parceiros é fundamental e orgulha-nos. A Integra Zebu é muito elogiada e reconhecida em todo o país por onde passamos, por isso incentivamos sua expansão. Parabenizamos todos os envolvidos e, no que depender da ABCZ, continuaremos realizando o programa”destacou o presidente Gabriel Garcia Cid.

Entre os modelos utilizados pela Integra Zebu, destacam-se o de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), que permitem a otimização da terra e o aumento da produtividade, além de contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa. gases, tornando a agricultura mais sustentável.

“Quando o produtor aumenta sua renda, ele pode se preocupar com outras demandas, e a sustentabilidade é uma delas. Com pastagens regulamentadas consegue-se melhor equilíbrio em termos de carbono, melhor gestão na proteção dos mananciais e da biodiversidade. São fatores que sempre caminham juntos.”explicou o coordenador do Integra Zebu, João Gilberto Bento.

SAIBA MAIS | Brasil e EUA se unem para discutir sustentabilidade na produção agrícola

Resultados – Segundo dados do Laboratório de Processamento e Geoprocessamento de Imagens (Lapig/UFG), o Brasil possui mais de 178 milhões de hectares de pastagens, e 60% dessas áreas enfrentam diferentes níveis de degradação.

Patrocinadores

Mas onde a Integra Zebu atua os resultados são inspiradores. “Após correções de solo e plantio consorciado de milho e capim, temos produtores em Minas Gerais colhendo até 55 toneladas de silagem por hectare, bem acima da média, que é de 30 a 35 toneladas por hectare. Cada caso é uma realidade diferente, por isso apresentamos soluções específicas, mas sempre buscando a recuperação do solo e das pastagens”detalhou João Gilberto Bento.

“Antes do programa, estava sofrendo durante a seca. Não tinha pasto, as vacas foram para a beira da caverna, caíram na caverna e acabamos perdendo a vaca. Um ano perdemos sete vacas nesta situação e é muito triste não poder fazer nada. Conheci o Integra Zebu e foi uma benção, transformou nossa propriedade. Hoje não falta mais comida para o gado e a produção de leite passou de 70 litros por dia para mais de 300 litros”comemora a produtora Geismi Andriene Marques Borges.

ARTIGO | A sua fazenda está preparada para o clima de transição?

Para aderir ao Integra Zebu, o produtor rural deve entrar em contato com a agência de assistência técnica e extensão rural do estado, parceira da ABCZ. O programa conta com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Embrapa, Epamig, Empaer MT, Emater MG, Emater GO, Ruraltins TO, Agronelli, Cargill, Mosaic, Ubyfol e Fundação Banco do Brasil.

Fonte: Ascom ABCZ

Patrocinadores

Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here