Quanto vale minha startup quais sao os principais impulsionadores da

Quanto vale minha startup: quais são os principais impulsionadores da avaliação…

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Este artigo foi escrito pelas equipes PwC UK Scale e PwC Brasil Next Level, que trabalham com centenas de startups e scale-ups dos mais diversos setores e tecnologias ao redor do mundo.

Falar sobre investimentos com potenciais investidores costuma ser um bom sinal. Significa que seu negócio está indo muito bem ou que você tem um produto ou tecnologia que resolve a dor de muita gente. Ao analisar uma rodada de investimento em potencial, muitas vezes a avaliação de negócios é o primeiro tópico que qualquer fundador deseja abordar.

Este artigo ajuda os fundadores a entender os aspectos que impulsionam uma avaliação descrevendo alguns dos métodos mais usados ​​para determinar o valor de uma startup em estágio inicial. Antes de apresentar as metodologias, porém, é importante ressaltar que as avaliações são subjetivas, pois a startup vale o que o fundador e o investidor concordam.

Perspectiva de avaliação

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O primeiro ponto a ser avaliado pelo empresário é saber quem está investindo. O investidor certo pode, por exemplo, oferecer treinamento de mentoria, assessoria estratégica e acesso a uma rede de relacionamentos que o fundador não conseguiria sem ele. É o que chamamos de “smart money”, ou seja, a contribuição não se limita ao dinheiro. Envolve também conhecimentos, experiências e relacionamentos.

Além de avaliar e analisar quem é o investidor, o empresário deve ficar atento aos termos do contrato. Tentar obter uma avaliação um pouco mais alta provavelmente não fará muita diferença no resultado final do negócio, mas aceitar termos ruins pode ter impactos negativos.

Nas rodadas de investimento anjo e investimento semente, é comum a utilização do mútuo conversível, que além das regras de conversão formalizam algumas regras de governança. A partir das rodadas da Série A, a emissão e venda de ações preferenciais é ordinária e cada rodada tem uma classe de ações diferente.

Para demonstrar algumas das metodologias de avaliação mais simples, vamos usar o Sr. JS Entrepreneur. Ele é o fundador da ABCX Ltd. e quer levantar fundos em uma rodada de pré-seed.

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avaliação implícita

O Sr. JS pretende levantar R$ 2 milhões para finalizar seu protótipo e está disposto a doar 10% das ações da ABCX Ltda. em troca desse valor, mas ele não tem certeza de quanto isso valoriza seu negócio. A matemática é relativamente simples: o Sr. JS está avaliando seu negócio em R$20 milhões.

Para calcular a avaliação pós-dinheiro, o valor da empresa após o aporte financeiro, dividimos o valor do investimento pelo percentual de ações que será dado em troca do aporte.

R$ 2 milhões/10% = R$ 20 milhões

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A ABCX Ltd. teria, portanto, uma avaliação pós-dinheiro de R$20 milhões.

A avaliação pré-money é a avaliação pós-money menos o valor do investimento.

R$ 20 milhões – R$ 2 milhões = R$18 milhões

Algumas empresas em estágio inicial contratam consultorias especializadas para realizar extensos exercícios de avaliação, muitas vezes com alto custo de taxas e tempo investido, apenas para chegar a um número muito semelhante ao indicado pelo método de avaliação implícito.

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No entanto, o Sr. JS deve ter em mente que esta metodologia é extremamente simplista e não leva em consideração as diferentes estruturas de capital e potencial de geração de caixa do negócio. Por esse modelo, quanto mais dinheiro uma startup conseguir levantar, maior será sua avaliação.

Talvez a menos científica de todas as metodologias, a avaliação implícita é um bom ponto de partida. A questão chave para o Sr. JS é saber o quão precisa é essa avaliação e se a ABCX Ltda. tem contratos, receitas, Receita Mensal Recorrente (MRR), KPIs e histórico para respaldar.

Abordagem do custo de reprodução (avaliação do piso)

O Sr. JS também ouviu falar da abordagem do custo de reprodução ou avaliação mínima (piso). Esse método busca estabelecer o valor necessário para uma parte interessada reconstruir e replicar um negócio do zero aos custos atuais.

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Pelos cálculos do Sr. JS, foram necessários R$ 5 milhões para trazer a ABCX Ltda. ao ponto que é hoje. Dada a inflação do período, ele não estaria disposto a aceitar uma avaliação inferior a R$6 milhões.

Em sua avaliação do negócio, o Sr. JS considerou o quanto sua equipe cresceu nos últimos dois anos e calculou seus principais custos, entre os quais despesas com funcionários, o Sr. JS investiu na empresa e desenvolvedores externos. Além disso, foram consideradas outras despesas contabilizadas desde a fundação da startup.

A vantagem desta metodologia é que ela se baseia em informações confiáveis ​​que o Sr. JS pode analisar e demonstrar para qualquer investidor. Também permite apresentar o custo histórico da inicialização.

No entanto, o Sr. JS acha que há muitas facetas da ABCX Ltd. que não são facilmente quantificáveis ​​e não foram levadas em consideração na avaliação do piso. Por exemplo, todos os testes de hipóteses de negócios, a base de clientes fiéis da ABCX Ltda. e seu potencial de crescimento futuro. Por esses motivos, o método é utilizado apenas para avaliar o “piso”, não o valor potencial da empresa.

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Principais métricas a serem consideradas ao avaliar uma startup por investidores

No caso de uma startup em estágio inicial, a metodologia clássica de avaliação, fluxo de caixa descontado, não é a mais adequada. Isso porque, como a startup está em fase de investimento em desenvolvimento de produtos e crescimento de sua base de clientes, não há histórico de rentabilidade, dificultando a projeção de quando passará a gerar fluxo de caixa positivo.

Os investidores normalmente analisam o Mercado Total Endereçável (TAM), a receita recorrente mensal ou anual (MRR/ARR), a qualidade da tecnologia/UX (User Experience), a liquidez do mercado (investidores dispostos a investir em capital de risco) e a experiência dos fundadores e equipe de desenvolvimento, para avaliar o valor de uma startup.

Isto é apenas o começo

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Tanto as avaliações implícitas quanto as de piso são pontos de partida úteis para se ter uma ideia do valor de uma empresa em estágio inicial. No entanto, eles são simplistas, que tem prós e contras.

O próximo passo é conversar com os investidores. Eles analisarão as métricas financeiras e não financeiras da startup para chegar a uma avaliação mais informada. Independente da metodologia utilizada, lembre-se: o valor da sua startup é aquele que você e o investidor estabelecem em comum acordo.



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