Noticias do Jornal do campo Soberano
Boa leitura!
O agronegócio brasileiro é um setor vital para a economia do país, sendo responsável por grande parte do abastecimento interno e pela exportação de produtos agrícolas. A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) de Minas Gerais está empenhada em fortalecer a cadeia de valor de frutas e produtos agrícolas da região, especialmente do Cerrado.
A Seapa lançou um edital público para selecionar projetos de aquisição de equipamentos destinados a associações e cooperativas de agricultura familiar que atuam nessa área. Com um investimento de R$ 1,5 milhão, o edital visa melhorar a estruturação dessas organizações, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e socioeconômico das famílias envolvidas no agroextrativismo.
Para participar do edital, as organizações devem estar regularmente inscritas no Cadastro Geral de Empresas Contratadas do Estado de Minas Gerais (Cagec), serem beneficiárias do Programa Pró-Pequi e estarem localizadas em áreas de Cerrado e suas regiões de transição com a Caatinga em Minas Gerais. O prazo para envio das propostas é 15 de outubro de 2023.
O Programa Pró-Pequi foi criado em 2005 com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do pequi e de outras frutas e produtos nativos do Cerrado. Coordenado pela Seapa, o programa conta com a colaboração de diversas instituições estaduais, federais e organizações da sociedade civil.
O agroextrativismo é uma atividade socioeconômica bastante relevante para o Estado de Minas Gerais. Na região Norte do estado, mais de 60 mil famílias dependem desse tipo de atividade para a subsistência. O investimento do governo na cadeia produtiva de frutas e produtos do Cerrado busca impulsionar o desenvolvimento econômico e social dessas comunidades, além de contribuir para a preservação desse importante bioma.
Se você quer ficar atualizado sobre o agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão, não deixe de acompanhar nosso conteúdo. Nosso objetivo é trazer informações relevantes e atualizadas sobre a agricultura, pecuária e abastecimento no Brasil.
Conclusão:
O investimento da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais na cadeia de valor de frutas e produtos agrícolas do Cerrado por meio do Programa Pró-Pequi é uma iniciativa importante para promover o desenvolvimento sustentável e socioeconômico das famílias envolvidas no agroextrativismo. Através do edital público, as associações e cooperativas de agricultura familiar poderão adquirir equipamentos que contribuirão para o fortalecimento da cadeia produtiva e para a subsistência dessas comunidades.
Perguntas:
1. Quais são os requisitos para participar do edital lançado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais?
2. Qual é o objetivo do Programa Pró-Pequi?
3. Por que o agroextrativismo é uma atividade socioeconômica importante para o Estado de Minas Gerais?
4. Como o investimento do governo na cadeia produtiva de frutas e produtos do Cerrado contribui para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades?
5. O que você pode esperar ao acompanhar as principais notícias do agronegócio brasileiro?
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo
Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Escreva para nós nos comentários!
Verifique a Fonte Aqui
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) de Minas Gerais lançou edital público para selecionar projetos de aquisição de equipamentos para associações e cooperativas de agricultura familiar que atuam na cadeia de valor de frutas e produtos agrícolas. Cerrado.
O edital prevê investimento de R$ 1,5 milhão. As organizações que trabalham no âmbito do Programa Pró-Pequique atua nas áreas de abrangência do Cerrado e transição com a Caatinga.
De acordo com subsecretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável da Seapa e presidente do Conselho Diretor do Pró-Pequi, Ricardo Demichelimelhorar a estruturação das organizações é um passo importante para o fortalecimento da cadeia produtiva de frutas e produtos do Cerrado.
“Os projetos realizados vão gerar um impacto socioeconômico significativo, já que, só na região Norte de Minas Gerais, mais de 60 mil famílias dependem do agroextrativismo para sua subsistência e exploram o Cerrado de forma sustentável”, afirma Demicheli.
Para participar do edital, as organizações devem estar inscritas, com status “regular”, no Cadastro Geral de Empresas Contratadas do Estado de Minas Gerais (Cagec), ser beneficiárias do Programa Pró-Pequi, estar geograficamente baseadas em áreas de Cerrado e suas respectivas regiões. transições com a Caatinga em Minas Gerais e preencher a declaração de ciência e concordância conforme previsto no edital.
O prazo para envio de propostas é 15 de outubro de 2023.
Sobre o Pró-Pequi
Ó Programa Mineiro de Incentivo ao Cultivo, Extração, Consumo, Comercialização e Beneficiamento de Pequi e Outras Frutas e Produtos Nativos do Cerrado (Pró-Pequi) foi criada em 2005 com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do pequi e de outras frutas e produtos nativos do Cerrado.
O programa é coordenado pela Seapa e conta com a participação de diversas instituições estaduais e federais, além de organizações da sociedade civil.
Impacto socioeconômico
O agroextrativismo é uma importante atividade socioeconômica para o Estado de Minas Gerais. Segundo dados da Seapa, só na região Norte de Minas Gerais, mais de 60 mil famílias dependem do agroextrativismo para sua subsistência.
O investimento do governo de Minas Gerais na cadeia produtiva de frutas e produtos do Cerrado visa promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades que vivem na região, além de contribuir para a conservação do Cerrado.