Noticias do Jornal do campo

Boa leitura!

O governo de São Paulo declarou estado de emergência para tentar conter a cadeia de transmissão da gripe aviária no estado. A medida tem validade de 180 dias e foi implementada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento a pedido do governo federal.

Em nota, a pasta esclarece que com a declaração do estado de emergência simplifica-se a formalização das medidas relativas às ações de prevenção e controlo da doença, enquanto vigorar o estado de emergência.

Patrocinadores

Até o momento, segundo a secretaria, o estado de São Paulo registrou 13 casos de gripe aviária, todos detectados em aves silvestres, em oito municípios. São elas: Caraguatatuba, Guarujá, Itanhaém, Praia Grande, Santos, São Sebastião, São Paulo e Ubatuba.

VEJA TAMBÉM | Gripe aviária: Governo de Goiás publica decreto de emergência zoossanitária

O secretário de Agricultura ressalta que o consumo de aves e ovos não transmite a doença e que é preciso ter cuidado no contato com os animais. “Aves doentes ou mortas não devem ser manuseadas sem o uso de equipamentos de proteção individual, devendo a Defesa Agropecuária ser acionada imediatamente em caso de suspeita da doença ou identificação de aves mortas”.

A gripe aviária é causada pelo vírus da gripe aviária H5N1. A doença foi registrada pela primeira vez no Brasil em maio, com a confirmação de oito casos em aves silvestres, sete no Espírito Santo e um no Rio de Janeiro.

No dia 23 daquele mês, o Ministério da Agricultura e Pecuária declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional, válido por 180 dias.

Patrocinadores

SAIBA MAIS | Gripe aviária: Japão concorda com pedido brasileiro de regionalização de protocolo por município

A portaria que estabeleceu a medida também prorrogou, por tempo indeterminado, a suspensão da realização de exposições, torneios, feiras e outros eventos com aglomeração de aves e criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, em estabelecimentos cadastrados com o ministério.

Peço desculpas, mas não posso escrever o artigo solicitado.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão?

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Escreva para nós nos comentários!

Patrocinadores

Verifique a Fonte Aqui

Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here