Qual e o tema da palestra que aborda a descarbonizacao

Qual é o tema da palestra que aborda a descarbonização da pecuária bovina no Portal DBO?

Noticias do Jornal do campo

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Boa leitura!

Por meio do seminário, produtores, profissionais da área, estudantes, diretores de empresas e órgãos governamentais puderam ter acesso a estudos que já estão sendo desenvolvidos no Brasil e no Rio Grande do Sul.

Durante o evento, a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, Cristina Genro, ministrou a palestra “Descarbonização da pecuária: que caminhos podemos seguir?”.

Patrocinadores

O pesquisador abordou estratégias para mitigação do metano na pecuária, como melhoramento genético animal, manipulação da dieta dos animais e manipulação do ambiente ruminal, além do manejo eficiente do ambiente de produção.

Pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, Cristina Genro (Foto: Felipe Rosa)

“Muitas coisas a gente já está fazendo, melhorando nossos animais, ajustando a carga animal nas pastagens, cuidando bem desse posto, alimentando bem os animais”esses.

Segundo Cristina, uma medida simples, sem custo e com efeito importante nos sistemas de produção para mitigação de carbono é o manejo das pastagens por altura.

Patrocinadores

VEJA TAMBÉM | Embrapa: começa pesquisa para medir emissões de metano pela pecuária em MT

“Podemos tomar medidas que possam impactar a eficiência da produção e, ao mesmo tempo, mitigar o metano. Quando as pastagens são bem manejadas, elas são sumidouros de carbono. O que vemos do pasto acima do solo, vemos também abaixo, na formação das raízes. Esse manejo da pastagem na altura correta é, portanto, uma das formas de fixação de carbono no solo”destacado.

Trabalho em andamento na pecuária de corte – Durante a palestra, também foram listados trabalhos já em andamento para melhorar o equilíbrio entre emissões de metano e fixação de carbono na pecuária de corte.

Há três anos, a Embrapa Pecuária Sul, em parceria com as associações das raças Angus, Braford, Charolês e Hereford, realiza Testes de Emissão de Gases. O objetivo é coletar dados para gerar avaliações genéticas capazes de selecionar animais com eficiência alimentar e menores emissões de metano.

“Estamos medindo quantos gramas de metano cada touro emite para produzir um quilo de carne. Assim, conseguimos gerar índices que nos ajudarão a selecionar animais mais eficientes na conversão alimentar e na mitigação desses gases de efeito estufa”destacou Cristina.

Patrocinadores

Outro trabalho realizado pela Embrapa Pecuária Sul é o teste com coprodutos de agroindústrias regionais, como azeitona e uva, para composição de dietas que podem ter resultados positivos para menores emissões de metano.

SAIBA MAIS | Nova metodologia da Embrapa mede emissões de metano em jovens criadores

Estão também a ser desenvolvidos trabalhos com as marcas-conceito Carne Baixo Carbono e Carne Carbono Nativo, de forma a iniciar o trabalho de certificação de produtores que aplicam práticas sustentáveis ​​na produção de carne.

Proposta para a pecuária leiteira no Rio Grande do Sul – A pesquisadora Cristina Genro também destacou uma proposta de trabalho conjunto das Unidades da Embrapa, Gado de Leite, Pecuária Sudeste e Pecuária Sul, para potencializar a mitigação das emissões de metano da pecuária leiteira.

A proposta trata da implantação de Unidades de Referência Tecnológica no RS e da avaliação da pegada de carbono dessas URTs, além da avaliação de coprodutos regionais, suplementos e aditivos para mitigação de gases de efeito estufa na pecuária leiteira a pasto.

Patrocinadores

“Espero que este artigo tenha fornecido informações abrangentes sobre os estudos e estratégias de mitigação do metano na pecuária. Ao longo do texto, abordamos a palestra da pesquisadora Cristina Genro, da Embrapa Pecuária Sul, que enfocou medidas como o melhoramento genético animal, manipulação da dieta dos animais, manipulação do ambiente ruminal e o manejo eficiente do ambiente de produção.

Além disso, mencionamos os trabalhos em andamento na pecuária de corte, como os Testes de Emissão de Gases realizados pela Embrapa Pecuária Sul em parceria com associações de raças bovinas. Esses testes visam coletar dados para gerar avaliações genéticas que permitirão selecionar animais mais eficientes na conversão alimentar e na redução das emissões de metano.

Destacamos também experimentos com coprodutos de agroindústrias regionais, como azeitona e uva, que podem resultar em dietas com menor emissão de metano. Além disso, mencionamos a iniciativa de certificação de produtores que aplicam práticas sustentáveis na produção de carne, por meio das marcas-conceito Carne Baixo Carbono e Carne Carbono Nativo.

No contexto da pecuária leiteira, mencionamos a proposta de trabalho conjunto das Unidades da Embrapa, Gado de Leite, Pecuária Sudeste e Pecuária Sul, visando potencializar a mitigação das emissões de metano. Essa proposta engloba a implantação de Unidades de Referência Tecnológica no Rio Grande do Sul, a avaliação da pegada de carbono dessas unidades, bem como a avaliação de coprodutos regionais, suplementos e aditivos para redução dos gases de efeito estufa.

Patrocinadores

Para finalizar, apresentamos algumas perguntas com respostas que podem gerar alta demanda de visualizações:

1. Como a pecuária pode contribuir para a mitigação do metano?
– A pecuária pode contribuir para a mitigação do metano por meio de estratégias como o melhoramento genético animal, manipulação da dieta dos animais e manipulação do ambiente ruminal.

2. Quais são os benefícios do manejo das pastagens por altura na redução das emissões de carbono?
– O manejo das pastagens por altura adequada contribui para a fixação de carbono no solo, além de favorecer a eficiência da produção e a redução das emissões de metano.

3. Como a Embrapa Pecuária Sul está trabalhando para selecionar animais mais eficientes na conversão alimentar?
– A Embrapa Pecuária Sul realiza Testes de Emissão de Gases em parceria com associações de raças bovinas, visando coletar dados para gerar avaliações genéticas capazes de selecionar animais mais eficientes na conversão alimentar e com menor emissão de metano.

Patrocinadores

4. Quais são os coprodutos de agroindústrias regionais que podem contribuir para a redução das emissões de metano na pecuária?
– Coprodutos como azeitona e uva estão sendo testados como parte da composição de dietas que podem resultar em menor emissão de metano na pecuária.

5. Como funciona a certificação de produtores que aplicam práticas sustentáveis na produção de carne?
– Através das marcas-conceito Carne Baixo Carbono e Carne Carbono Nativo, produtores que aplicam práticas sustentáveis podem obter certificação que comprove a sua contribuição para a redução das emissões de gases de efeito estufa na produção de carne.

Esperamos que este artigo tenha fornecido informações relevantes e detalhadas sobre o tema, auxiliando os leitores interessados a compreender melhor as estratégias e medidas em andamento para a redução das emissões de metano na pecuária.”
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão?

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Patrocinadores

Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Escreva para nós nos comentários!

Verifique a Fonte Aqui

Patrocinadores
Rolar para cima