Termina prazo para vacinação contra brucelose em Mato Grosso

Pecuaristas têm até 31 de julho para adquirir e aplicar a imunização em bezerros

Indea fachada scaled

O prazo para os pecuaristas de Mato Grosso adquirirem e aplicarem a vacina contra a brucelose em bezerros de três a oito meses termina nesta segunda-feira (31). Essa vacinação foi ampliada em todo o país devido à falta do medicamento. O Instituto Estadual de Defesa Agrícola (Índia-MT) informou que os produtores têm até 2 de agosto para apresentar ao município o certificado de vacinação, emitido por um médico veterinário.

Estimativas e consequências para quem não vacinar

Estima-se que cerca de quatro milhões de bezerros sejam imunizados contra a brucelose em Mato Grosso. O estado possui um rebanho bovino de aproximadamente 34,3 milhões de animais, de acordo com dados do Indea-MT. Os produtores rurais que não cumprirem com a vacinação estão sujeitos a uma multa de uma Unidade Fiscal Padrão (UPF/MT) por animal, no valor de R$ 229,76.

A importância da imunização contra a brucelose

A brucelose é uma doença considerada perigosa, pois afeta tanto a saúde animal quanto a saúde pública. Segundo o coordenador de Saúde Animal do Indea, João Marcelo Néspoli, em vacas, a brucelose pode causar aborto espontâneo do feto e retenção de placenta após o nascimento, enquanto em touros pode causar inflamação nos testículos e esterilidade.

Nos seres humanos, a ingestão de leite de vaca cru contaminado com brucelose também pode levar à doença. Além disso, quem lida diariamente com animais infectados fica mais exposto à doença pelo contato com secreções e restos provenientes de nascimentos e abortos de vacas doentes, que contêm uma grande quantidade da bactéria da brucelose, alertou o veterinário do Indea.

Patrocinadores

Editado por: Viviane Petroli, de Rondonópolis (MT)

____________________

Clique aqui para entrar na nossa comunidade de WhatsApp no Canal Rural Mato Grosso e receber novidades em tempo real.

Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?

Patrocinadores

Conclusão

O prazo para a imunização contra a brucelose dos bezerros de três a oito meses em Mato Grosso encerra nesta segunda-feira. Os pecuaristas devem adquirir e aplicar a vacina, e apresentar o certificado de vacinação até o dia 2 de agosto. É estimado que cerca de quatro milhões de bezerros sejam imunizados no estado, visando prevenir os malefícios dessa doença.

Importância da imunização contra a brucelose

A brucelose é uma doença perigosa tanto para a saúde animal quanto para a saúde pública. Ela pode causar abortos em vacas, inflamação nos testículos em touros e até mesmo afetar os humanos que entram em contato com animais infectados. Portanto, a imunização é essencial para prevenir a propagação e os impactos dessa doença.

Quais são as medidas adotadas pelo Instituto Estadual de Defesa Agrícola (Índia-MT) em relação à vacinação contra a brucelose?

O Indea-MT estabeleceu um prazo para a vacinação e apresentação do certificado de vacinação pelos pecuaristas.

Quantos bezerros são estimados para serem imunizados em Mato Grosso?

Aproximadamente quatro milhões de bezerros devem receber a imunização contra a brucelose no estado.

Patrocinadores

Qual é o valor da multa para os produtores rurais gaúchos que não vacinarem seus animais?

A multa é de uma Unidade Fiscal Padrão (UPF/MT), no valor de R$ 229,76, por animal não vacinado.

Quais são os malefícios da brucelose para os animais e para os humanos?

Nas vacas, a doença pode causar aborto espontâneo e retenção de placenta. Já nos touros, pode causar inflamação nos testículos e esterilidade. Nos humanos, a brucelose pode ser transmitida pelo consumo de leite cru contaminado e pelo contato com secreções e resíduos de animais infectados.

Indea fachada scaled
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo
Escreva para nós nos comentários!

Verifique a Fonte Aqui

Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here