Projeção aponta que PIB do agro deve passar de 13% em 2023

Projeção aponta que PIB do agro deve passar de 13% em 2023

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisaram a estimativa de crescimento do PIB do setor agropecuário de 11,6% para 13,2% em 2023. A justificativa para o aumento acima do esperado no primeiro trimestre do ano, comparando a previsão com o resultado divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é a revisão para cima da produção de bovinos e culturas com peso significativo na agregação de valor da cultura, como a sojaebc

Segundo dados do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, o setor agropecuário cresceu 18,8% no primeiro trimestre deste ano. A previsão do Ipea, feita em março, era de crescimento anual de 13% também no mesmo período.

Banner Site 300x250 1

Essa diferença do PIB é justificada, entre outros itens, pela revisão positiva das estimativas para a produção de soja, cuja previsão de crescimento foi revisada de 21,3% para alta de 24%, segundo o mais recente Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do IBGE.

A produção de carne bovina também apresentou resultado acima da previsão anterior do Ipea, com alta de 3% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Outros destaques são a revisão das estimativas de produção de cana-de-açúcar e milho, que passaram de 1,3% e 10,2% para 6,6% e 11,5%, respectivamente. Na pecuária, a pecuária ganhou destaque e a estimativa anual do segmento foi revisada de 2,6% para 3,3%.

Segundo o Ipea, a expectativa de crescimento da produção de café e algodão também deve contribuir para que o setor agropecuário mantenha altas taxas de crescimento interanual no segundo e terceiro trimestres deste ano.

O pesquisador do Ipea José Ronaldo Souza Júnior e o pesquisador associado Pedro Garcia fizeram as novas projeções com base nas novas estimativas do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola e das Pesquisas Trimestrais de Abate, Leite e Ovos de Galinha do IBGE.

Banner Site 300x250 1

(Com Agência Brasil)

(Débora Damasceno/Sou Agro)



Sou Agro