Produtos paranaenses provenientes da agricultura são destaque em missão internacional. Um kit com doce de banana e cachaça de Antonina, cerâmica de Morretes e um palito de mate de São João do Triunfo foi o cartão de visita do Paraná na delegação ao Japão e Coreia do Sul em busca de novos investimentos.

Os produtos tradicionais escolhidos para representar o Estado fazem parte do programa Vocações Regionais Sustentáveis ​​(VRS) da Invest Paraná, agência governamental de atração de negócios, vinculada à Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Seic).

Os produtos tradicionais paranaenses foram entregues às autoridades e empresários japoneses e sul-coreanos pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que liderou a missão para negociar a abertura do mercado nos dois países às proteínas suínas e bovinas do Estado e garantiu uma nova aporte de R$ 1 bilhão da multinacional Sumitomo Rubber na fábrica de pneus Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, além da prospecção de outros investimentos dos dois gigantes asiáticos no Paraná.

PortalSouAgro Banner Pirelli Mobile 1

“Levamos produtos típicos para representar o Paraná fora do país. Eles dizem muito sobre a qualidade e as tradições do Estado”, disse o governador.

Patrocinadores

Voltada para pequenos produtores, a VRS valoriza as vocações econômicas de cada região, agregando valor comercial à produção, sem descuidar dos processos tradicionais e até históricos de como os produtos são feitos. Entre as ações está a criação de marcas regionais para conquistar o mercado, destacando questões como regionalidade e sustentabilidade, que agregam mais valor à produção.

Atualmente, o programa atua em quatro regiões: no litoral, com produtos de banana, palmito, açaí juçara, frutas da estação e turismo; na região Centro-Sul, com erva-mate e pinhão; e no entorno da futura Barragem de Miringuava, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, na produção agrícola local. O VRS também está sendo implantado no Vale do Ribeira, área que é grande produtora de tangerinas e com grande potencial turístico.

“Todas as autoridades apresentadas pelo governador no Japão e na Coreia do Sul receberam com muito carinho os produtos VRS no kit. Além de homenagear quem nos recebe, os produtos levam a marca Paraná, principalmente de pequenos empresários, que geralmente não têm oportunidade de levar seus produtos para fora do Brasil”, disse o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco.

Com AEN

Patrocinadores
PortalSouAgro Banner Pirelli Desktop 1
PortalSouAgro Banner Pirelli Mobile 1

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)



Sou Agro

Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here