O que o Pro Farmer Tour tem a dizer ao mercado global de grãos? Onde quer que tenha sido, as taxas de produtividade do milho estão bem abaixo dos recordes da safra anterior e em alguns locais até abaixo da média dos últimos três anos. A turnê vintage, que é uma das mais antigas e tradicionais dos Estados Unidos, já passou por Ohio, Dakota do Sul, Indiana e Nebraska.
“Quando você olha para o mapa do Índice de Safra para milho e soja, fica muito claro: Planícies, Delta e Sul são muito piores, regiões que representam 20% da produção de milho e 22% de soja. estados de Iowa e Illinois, condições são melhores (46% da produção para ambos)”, explica Eduardo Vanin, analista de mercado da Agrinvest Commodities, da Agrinvest Commodities.
Nesta quarta (24) e quinta-feira (25), as equipes visitam os estados de Minnesota, Iowa e Illinois, os dois principais produtores de milho e soja do país, respectivamente. Assim, de acordo com Vanin, “parece que o empate será quebrado no leste, onde as condições são piores, mas são regiões que receberam boas chuvas e temperaturas amenas nas últimas semanas”.
Os números vindos do Pro Farmer são sempre muito esperados e respeitados pelo mercado e, esta semana, contribuíram para a volatilidade dos mercados. Os dados abaixo trazem as informações preliminares, com a média dos estados já visitados pela edição 2022 do Pro Farmer Crop Tour. No estimativas nacionais será divulgado na tarde desta sexta-feira, 26 de agosto, às 15h30 (horário de Brasília) e você acompanha aqui no Notícias Agrícolas.
CORREIA OESTE
Os participantes do passeio, com as primeiras amostras, puderam constatar que as lavouras de soja e milho “precisavam urgentemente de água”. As chuvas que chegaram recentemente à região foram insuficientes e chegaram tarde, principalmente para o milho. Assim, a palavra definitiva para o primeiro dia foi: decepcionante.
** As tabelas, do portal americano AgWebtrazer rendimentos de milho em alqueires por acre e contagens de vagens em um espaço de três pés quadrados.
Dakota do Sul – Em Dakota do Sul, um dos consultores disse que foi a pior safra que ele já havia registrado em 11 anos de participação no Pro Farmer Crop Tour. As espigas de milho são mal formadas e os grãos de soja são vagens abortivas, que aparecem em menor quantidade nos pés.
Assim, a produtividade média de milho esperada para o estado era de 123,9 sacas por hectare, contra 158,42 na safra anterior, uma redução de 21,8%. Em relação à média dos últimos três anos, a queda é de 26,7%.
Em um espaço de três metros quadrados, foram contadas 871,40 vagens, contra mais de 990 na safra anterior. A diferença anual é 12,6% menor e em relação à média, 15,1%.
Nebrasca – Em Nebraska, é possível ver os efeitos de uma seca “moderada a excepcional”, que leva as lavouras a condições também pouco homogêneas entre milho e soja. Mesmo assim, é possível ver uma maior agressividade no cereal e a possibilidade de recuperação nas oleaginosas, segundo os participantes do passeio. No milho irrigado, o impacto foi menos severo, mas mesmo assim não conseguiu segurar a média.
A primeira para mim e meus colegas. Hermann, NE. Sem ouvidos. #pftour22 pic.twitter.com/86TVY2yO6p
— Jarod Creed (@JrodCreed) 22 de agosto de 2022
A produtividade de grãos esperada para Nebraska é de 165,83 sacas por hectare, 13,06% a menos do que há um ano, quando era de 190,75 scs/ha. Em relação à média das últimas três temporadas, a perda chega a 10,3%.
Com três pés quadrados, a contagem de vagens no estado ficou em 1.063,72, 13,3% menor que a safra 2021/22 e 14,6% menor que a média plurianual.
“Cinco paradas em Nebraska – Cedar, Knox, Pierce, Wayne Counties – uma cultura irrigada. A contagem de vagens de soja foi de 1.119 em três pés quadrados, acima da média de 1.181 nos últimos três anos. Pode não sobreviver se a chuva não em breve”, relata a jornalista internacional Karen Braun.
Fotos: Karen Braun
CORREIA CORREIA LESTE
Embora as chuvas tenham sido muito melhores na porção leste do cinturão produtor norte-americano, as condições encontradas pela Pro Farmer não são uma super safra sem defeitos, nem para a soja, nem para o milho. “O potencial de renda parece menor do que há um ano”, relatou a consultora Michelle Rook, do portal americano AgDay.
As condições da soja não são tão ruins quanto as do milho e o potencial de recuperação em alguns lugares ainda existe. Relatos também trouxeram condições de alguns campos alagados e doenças que atingiram algumas áreas de ambas as culturas, porém, sem danos graves.
Ohio – A produtividade média estimada pela safra em Ohio foi de 182,19 sacas por hectare, 5,9% inferior à safra anterior, quando foi de 193,58 scs/ha. Comparado com a média das últimas três temporadas, há um aumento de 3%.
Para a soja, a contagem de vagens de um metro quadrado foi de 1.131,64, 5,3% menor que um ano atrás, mas 9% maior que a média das três últimas safras.
“Soja e milho estão ‘ok’ no nordeste de Ohio, mas os solos estão saturados, as vagens são pequenas. Temos um potencial ‘decente’ se começarmos a ver um clima mais seco e quente em breve”, relata Jason Cali no Twitter. .
indiano – A produção de milho no estado de Indiana deve apresentar queda de 8,1% em relação a 2021/22 – quando foram colhidos 202,39 scs/ha – e ficar, em média, em 186,04 sacas por hectare. Na comparação com a média, perda de 0,2%.
Fotos: Andy Wold
Também em Indiana, a contagem média de vagens da Pro Farmer é de 1.165,97 unidades em três pés quadrados, 5,9% menor que um ano atrás e 1,5% maior que a média das três últimas safras.
O QUE É O PRO FARMER CROP TOUR?
O Pro Farmer Crop Tour comemora, nesta safra 2022/23, sua 30ª edição. O evento, que reúne produtores rurais, analistas, consultores e especialistas em geral do agronegócio americano, data de 1993 e a marca foi comprada pelo Farm Journal – portal especializado em agronegócio nos EUA – em 1998. A turnê, no entanto, foi começou na década de 1970 por Illinois Corn Growers.
Os mesmos procedimentos de avaliação são usados ano após ano para que as comparações anuais possam sempre permanecer relevantes e úteis.
Os rendimentos de milho são calculados usando um conjunto de dados que inclui populações de espigas, comprimento de grãos em polegadas, fileiras de grãos ao redor da espiga e espaçamento entre fileiras em cada campo.
A produtividade da soja não é estimada devido a duas variáveis muito importantes – o número de grãos por vagem e o peso desses grãos. Assim, a medida utilizada – a contagem de vagens por três metros quadrados – auxilia na comparação com anos anteriores e orienta na compreensão de quanto da “fábrica de soja” está em produção nos EUA, como explicam os organizadores do Pro Farmer .