A atualização é obrigatória para todas as espécies de animais de produção da propriedade (bovinos, búfalos, equinos, burros, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bichos-da-seda). Os produtores podem fazer online pelo site da Adapar, em uma das Unidades Locais da Adapar, Sindicatos Rurais ou Postos de Atendimento da Prefeitura ou pelo aplicativo Paraná Agro.
Segundo levantamento parcial (11/05), o município de Pontal do Paraná atingiu o maior percentual até então, com 60% dos animais cadastrados. Dos 25 estabelecimentos que possuem pecuária, dez ainda carecem de comprovação. Em seguida vem São Jorge do Ivaí, onde 35 dos 64 imóveis já possuem cadastro, alcançando 54,69%. Em São Manoel do Paraná, o percentual é de 36,51%, com 46 dos 126 estabelecimentos cadastrados.
Na outra ponta, os municípios de Pitangueiras (48 imóveis) e Iracema do Oeste (47) ainda estão em zero. Acima deles, cinco dos 334 estabelecimentos rurais de Quitandinha já cumpriram a obrigação, o que representa 1,5%. Em Contenda, apenas seis dos 356 imóveis (1,69%) concluíram o cadastramento.
Fonte: AEN
